Confira a agenda cultural e de eventos de artigos para casa e decoração de janeiro de 2019

A ABCasa destaca mensalmente os principais eventos relacionados aos segmentos de artigos para casa e decoração em todo o Brasil. Confira:

FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO E DECORAÇÃO

Até 5 de janeiro
Salvador Shopping
Av. Tancredo Neves, 3133 – Caminho das Árvores
Salvador (BA)

O evento conta com 14 estandes, destacando artesanato, decoração, utilitários, joias e acessórios de países como Índia, Turquia, Egito, Senegal, Peru, Tailândia e Indonésia, além do Brasil.

Saiba mais: https://www.ibahia.com/detalhe/noticia/feira-internacional-de-artesanato-e-decoracao-retorna-a-salvador-em-dezembro/

MOSTRA INTERNACIONAL DE CULTURA E ARTESANATO

Até 6 de janeiro
Parque Shopping
Rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400 – Nova Aldeinha
Barueri (SP)

Esta é a primeira vez que o evento itinerante, que percorre todo o Brasil, chega à cidade. Como atração, produtos de nove países.

Saiba mais: http://baruerinarede.com.br/parque-shopping-recebe-feira-de-artesanato/

BAUHAUS IMAGINISTA: APRENDIZADOS RECÍPROCOS

Até 6 de janeiro
Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 – Água Branca
São Paulo (SP)

Comemorando os 100 anos da escola alemã Bauhaus, os curadores Marion von Osten (Berlim) e Grant Watson (Londres) apresentam a mostra “Bauhaus Imaginista: Aprendizados Recíprocos”, reunindo peças de cerâmica e têxteis; desenhos, utensílios domésticos, cartazes, fotografias, materiais gráficos, publicações de época, correspondências e obras audiovisuais, entre outros.

Saiba mais: https://www.sescsp.org.br/unidades/11_POMPEIA

DIMENSÃO

Até 6 de janeiro
Japan House
Av. Paulista, 52 – Bela Vista
São Paulo (SP)

A exposição gratuita foi trazida ao Brasil pela produtora The Force, conhecida por unir arte e tecnologia. As instalações imersivas, cinéticas e luminosas exibidas são de autoria do coletivo formado pelo músico japonês Takami Nakamoto e a ilustradora Noemi Schipfe, que tem como base de suas produções subverter as noções de arquitetura e tecnologia.

Saiba mais: https://catracalivre.com.br/agenda/nova-exposicao-na-japan-house-celebra-a-pulsante-toquio-sp

EXPOSIÇÃO LUZ E ARTE – REFLEXÃO E EMISSÃO

Até 6 de janeiro
Farol Santander
Rua João Brícola, 24, Centro
São Paulo (SP)

A dupla brasileira de artistas Gisela Motta e Leandro Lima e o coletivo italiano None Collective, apresentam com exclusividade, no Farol Santander, instalações de arte imersiva que utilizam a luz como elemento principal.

Saiba mais: http://www.farolsantander.com.br

EXPOSIÇÃO BLACK AND GOLD

Até 10 de janeiro
Rua Avenida Brigadeiro Faria Lima, 240 – Centro
São Bernardo do Campo (SP)

A loja de móveis e decoração A Especialista recebe a mostra com telas do artista plástico Juan Moreno Bianchi. Esta série marca uma transição do trabalho do artista, ainda dentro da esfera do abstrato, trabalhando apenas duas cores, o preto e o dourado.

Saiba mais: http://www.abcdoabc.com.br/sao-bernardo/noticia/-a-especialista-recebe-exposicao-black-and-gold-74287

FENAHALL 2019

De 11 a 20 de janeiro
Avenida Governador Agamenon Magalhães, s/n – Salgadinho
Olinda (PE)

Em mais de 6 mil metros quadrados, a feira traz o melhor do artesanato brasileiro e mundial. O evento tem 16 anos de tradição, se firmando como um dos mais tradicionais de Pernambuco.

Saiba mais: https://www.instagram.com/fenahall.pe/

6º PRÊMIO OBJETO BRASILEIRO

Até 18 de janeiro
A Casa Museu
Avenida Pedroso de Morais, 1234, Pinheiros
São Paulo (SP)

O museu apresenta a exposição com os vencedores e participantes do 6º Prêmio Objeto Brasileiro que, desde 2008, premia o melhor da produção artesanal contemporânea e do design brasileiros. O prêmio é um acontecimento bienal e permanente que mobiliza e estimula recursos criativos, a troca de ideias e novos contatos.

Saiba mais: http://www.acasa.org.br/evento.php?id=196

SÃO PAULO: TRÊS ENSAIOS VISUAIS

Até 27 de janeiro
Instituto Moreira Salles
Av. Paulista, 2424 – Consolação
São Paulo (SP)

A mostra gratuita, conta com curadoria de Guilherme Wisnik e nomes como Militão Augusto Azevedo, Alice Brill e Mauro Restiffe, que emprestam o olhar para retratar diversos momento da cidade de São Paulo. O visitante tem acesso ao acervo fotográfico físico e digital, onde é resgatado em registros, feitos a partir de 1862, personagens e transformações da cidade.

Saiba mais: https://ims.com.br/exposicao/sao-paulo-tres-ensaios-visuais

100 ANOS DE ATHOS BULCÃO

Até 28 de janeiro
CCBB RJ
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Rio de Janeiro (RJ)

A exposição celebra o centenário do carioca Athos Bulcão, conhecido pela importância histórica e cultural de sua produção, apresentando mais de 300 obras, desde sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, seu aprendizado sobre utilização das cores como assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima.

Saiba mais: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/100-anos-de-athos-bulcao-3/

MOSTRA IRMÃOS CAMPANA

Até 31 de janeiro
Instituto Leo Romano
Rua 131, 7

A mostra é composta por 15 peças desenhadas ao longo da trajetória dos artistas Fernando e Humberto Campana, expoentes do design de mobiliário brasileiro no exterior. Entre as peças expostas, exemplares que fazem parte de acervos como o do MOMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, Centro Georges Pompidou, em Paris, entre outros.

Saiba mais: https://www.instagram.com/institutoleoromano

32º PRÊMIO DESIGN MUSEU DA CASA BRASILEIRA

Até 10 de fevereiro
Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
São Paulo (SP)

Esta é a 32ª edição do prêmio, que ocorre desde 1986 e tem o objetivo de valorizar a atuação dos profissionais de design junto à indústria do país e incentivar o debate acerca da produção nacional no segmento. A exposição conta com 50 peças premiadas e 70 selecionadas pela comissão julgadora em 2018, junto à mostra do Concurso do Cartaz que trará a peça vencedora, além de 10 destaques e 90 trabalhos selecionados.

Saiba mais: http://www.mcb.org.br/pt-BR/premio-mcb/noticias/museu-da-casa-brasileira-inaugura-a-exposicao-32o-premio-design

EXPOSIÇÃO PIONEIROS DO DESIGN BRASILEIRO: PERCIVAL LAFER

Até 10 de fevereiro
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
São Paulo (SP)

A mostra destaca a prolífica carreira do arquiteto Percival Lafer, em um recorte cronológico que permite visualizar a criação de peças que acabaram por integrar a memória da casa de muitos brasileiros, destacando também a diversidade de sua abrangência como designer.

Saiba mais: http://www.mcb.org.br/pt-BR/programacao/exposicoes/painel-pioneiros-do-design-percival-lafer

BANCOS INDÍGENAS DO BRASIL

Até 11 de fevereiro
Av. Água Verde, 1413 – Água Verde
Curitiba (PR)

A mostra revela a potência criativa e o apuro estético dos povos tradicionais do Brasil, trazendo 38 bancos produzidos por povos de várias regiões do alto e baixo Xingu, sul da Amazônia, Centro-Oeste, norte do Pará, Guianas e noroeste amazônico.

Saiba mais: http://www.maimuseu.com.br

INVENÇÃO DE ORIGEM

Até 11 de fevereiro
Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 2 – Luz
São Paulo (SP)

A mostra toma como ponto de partida o filme The Origin of the Night: Amazon Cosmos (1973-77), do artista alemão Lothar Baumgarten, apresentando ao lado de uma seleção de obras de quatro artistas brasileiros – Antonio Dias, Carmela Gross, Solange Pessoa e Tunga. Os trabalhos selecionados aludem a tempos e ações primordiais que teriam contribuído para as narrativas sobre a origem da vida.

Saiba mais: http://pinacoteca.org.br/programacao/invencao-de-origem

ECOS DE 1968 – 50 ANOS DEPOIS

Até 28 de fevereiro
Centro Universitário Maria Antônia
R. Maria Antônia, 258/294 – Vila Buarque
São Paulo (SP)

O centro receberá uma série de eventos gratuitos, com o intuito de relembrar acontecimentos memoráveis da ditadura por meio de fotografias, documentários, objetos e materiais gráficos por exemplo.

Saiba mais: https://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/exposicao/evento/ecos-de-1968-50-anos-depois-centro-universitario-maria-antonia-02-10-2018

LASAR SEGALL: ENSAIO SOBRE A COR

Até 5 de março
Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109 – República
São Paulo (SP)

A exposição gratuita conta com curadoria da Maria Alice Milliet e reúne 87 obras, entre fotografias, pinturas e documentos, dividas em quatro grupos que têm em comum os esquemas cromáticos. Considerado um dos mais importantes artistas do século XX, Lasar Segall retrata em sua arte, os dramas das populações desterradas, sobretudo da comunidade judaica.

Saiba mais: https://catracalivre.com.br/agenda/lasar-segall-ganha-retrospectiva-inedita-no-sesc-24-de-maio/

EXPOSIÇÃO ARQUITETURAS DA MEMÓRIA

Até 31 de março
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Bela Vista
São Paulo (SP)

A história do imóvel da Casa das Rosas, de sua preservação e utilização, bem como sua inserção no contexto da cidade de São Paulo compõem o eixo temático desta mostra, que conta com imagens e outros elementos ligados à memória do atual museu-casa literário a partir da incorporação, nele, do acervo bibliográfico de Haroldo de Campos.

Saiba mais: http://casadasrosas.org.br/agenda/casa-das-rosas-arquiteturas-da-memria

Participe da quarta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 21 a 25 de fevereiro de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está em busca de tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: http://www.abcasafair.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
X