Mercado de licenciamento de produtos cresce e deverá faturar R$ 18 bilhões em 2018

O segmento de licenciamento de produtos, um dos diversos nos quais os associados da ABCasa se destacam, vem crescendo bastante. Em 2019, a expectativa é de 3% a 4% de crescimento do mercado em geral e, segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), as empresas que lançam produtos tematizados deverão ter faturamento de R$ 18 bilhões em 2018, o que representaria um crescimento de 7% em relação a 2017.

Em termos mundiais, a previsão é de que estas transações atingirão US$ 240 bilhões, sendo US$ 150 bilhões apenas nos Estados Unidos.

Segundo Marici Ferreira, presidente da Abral, este é um campo que traz muitas oportunidades. Em declaração concedida ao site Mercado e Consumo, ela afirmou: “O licenciamento de marcas tem se mostrado uma boa oportunidade tanto para as empresas detentoras das marcas, que ganham royalties com sua licença, como para aquelas que desenvolvem produtos ou serviços e podem agregar valor a eles por meio da aplicação de uma marca, imagem ou personagem”.

No Brasil, já são cerca de 600 empresas licenciadas, sendo a maioria delas voltadas ao público infantil. No país, a líder de licenciamentos é a Disney, seguida por marcas estrangeiras como Marvel (pertencente ao grupo Disney), DC Comics (propriedade da Warner Bros), Barbie e Hot Wheels (ambas da Mattel), e Hello Kitty (principal bandeira da Sanrio).

Já entre as marcas brasileiras, as líderes são a Turma da Mônica, da Mauricio de Sousa Produções, a Galinha Pintadinha e os times de futebol.

Marici destacou o retorno positivo desta opção de mercado: “quando a licença é bem escolhida e o produto é bem trabalhado, o resultado de um programa de licenciamento reflete em até 50% de alta de vendas, além de permitir uma faixa de lucratividade superior”.

Trazendo uma abordagem profunda do assunto, na primeira quinzena de novembro o núcleo ABCasa Desenvolvimento apresentou palestra com o consultor Marcus Macedo, autor do “Guia completo para o licenciamento de marcas e personagens”.

No encontro, Macedo abordou os principais pontos sobre a estratégia do licenciamento, como a definição do contrato entre licenciador e licenciado; seleção de parceiros e produtos; aspectos jurídicos e legais; e questões mercadológicas.

O especialista ressaltou a importância do olhar mais atento para as novas plataformas. “É necessário se adequar aos novos tempos, ter um olhar 360° para fortalecer e consolidar a comunicação da marca e/ou do personagem e estar presente em variadas plataformas”, enfatizou.

Produtos licenciados foram destaque na terceira edição da ABCasa Fair, realizada entre 17 e 21 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Nossos associados encantaram quem buscava itens com temáticas inspiradas em sucessos da televisão, do cinema, dos quadrinhos, dos games e muito mais. Isso se repetirá na próxima edição da feira, que será realizada de 21 a 25 de fevereiro de 2019, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Participe da quarta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 21 a 25 de fevereiro de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está em busca de tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: http://www.abcasafair.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
X