Confira a agenda cultural e de eventos de artigos para casa e decoração de fevereiro de 2019

A ABCasa destaca mensalmente os principais eventos relacionados aos segmentos de artigos para casa e decoração em todo o Brasil. Confira:

2039/20 – SÃO PAULO FORA DO TEMPO

Até 3 de fevereiro
Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
São Paulo (SP)

Vinte personalidades, registradas pelo fotógrafo e curador Jairo Goldflus, projetam, desejam e vislumbram São Paulo possíveis, traçando uma linha evolutiva que parte do hoje ou resgatando “cidades invisíveis” e praticáveis por aqueles que nelas habitam e imaginam.

Saiba mais: http://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/20-anos-depois-exposicao-pensa-sao-paulo-em-2039

SPRING FAIR

De 3 a 7 de fevereiro
NEC Birmingham, B40 1NT
Birmingham (Inglaterra)

A feira abrange 15 setores de exposição, apresentando os melhores produtos na área do mobiliário, decoração, têxtil, entre outros.

Saiba mais: https://www.springfair.com

32º PRÊMIO DESIGN MUSEU DA CASA BRASILEIRA

Até 10 de fevereiro
Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
São Paulo (SP)

Esta é a 32ª edição do prêmio, que ocorre desde 1986 e tem o objetivo de valorizar a atuação dos profissionais de design junto à indústria do país e incentivar o debate acerca da produção nacional no segmento. A exposição conta com 50 peças premiadas e 70 selecionadas pela comissão julgadora em 2018, junto à mostra do Concurso do Cartaz que trará a peça vencedora, além de 10 destaques e 90 trabalhos selecionados.

Saiba mais: http://www.mcb.org.br/pt-BR/premio-mcb/noticias/museu-da-casa-brasileira-inaugura-a-exposicao-32o-premio-design

EXPOSIÇÃO PIONEIROS DO DESIGN BRASILEIRO: PERCIVAL LAFER

Até 10 de fevereiro
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
São Paulo (SP)

A mostra destaca a prolífica carreira do arquiteto Percival Lafer, em um recorte cronológico que permite visualizar a criação de peças que acabaram por integrar a memória da casa de muitos brasileiros, destacando também a diversidade de sua abrangência como designer.

Saiba mais: http://www.mcb.org.br/pt-BR/programacao/exposicoes/painel-pioneiros-do-design-percival-lafer

BANCOS INDÍGENAS DO BRASIL

Até 11 de fevereiro
Av. Água Verde, 1413 – Água Verde
Curitiba (PR)

A mostra revela a potência criativa e o apuro estético dos povos tradicionais do Brasil, trazendo 38 bancos produzidos por povos de várias regiões do alto e baixo Xingu, sul da Amazônia, Centro-Oeste, norte do Pará, Guianas e noroeste amazônico.

Saiba mais: http://www.maimuseu.com.br

INVENÇÃO DE ORIGEM

Até 11 de fevereiro
Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 2 – Luz
São Paulo (SP)

A mostra toma como ponto de partida o filme The Origin of the Night: Amazon Cosmos (1973-77), do artista alemão Lothar Baumgarten, apresentando ao lado de uma seleção de obras de quatro artistas brasileiros – Antonio Dias, Carmela Gross, Solange Pessoa e Tunga. Os trabalhos selecionados aludem a tempos e ações primordiais que teriam contribuído para as narrativas sobre a origem da vida.

Saiba mais: http://pinacoteca.org.br/programacao/invencao-de-origem

LINA BO BARDI NO SUBSOLO

Até 20 de fevereiro
Subsolo – Laboratório de Arte
Rua Proença, 1000
Campinas (SP)

A mostra traz objetos, desenhos e aquarelas criados pela arquiteta Lina Bo Bardi, ressaltando a leveza e a destreza com a que a arquiteta se movimentava dentre diversas modalidades, extrapolando o universo dos projetos arquitetônicos.

Saiba mais: https://www.campinas.com.br/agenda/lina-bo-bardi-no-subsolo-exposicao-comemora-um-ano-do-espaco-cultural-em-campinas/

ABCASA FAIR

De 21 a 25 de fevereiro
Expo Center Norte
R. José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
São Paulo (SP)

Maior feira do setor de artigos para casa e decoração da América Latina, apresenta lançamentos do mundo todo, contando com participação das maiores empresas do Brasil. Ocupando mais de 70 mil metros quadrados, reunirá mais de 450 expositores, com previsão de lançamento de 50 mil produtos. Oferece completa infraestrutura, pontos de transporte gratuito partindo de pontos estratégicos de São Paulo, completa grade de palestras e talks, Espaço do Empreendedor e muito mais.

Saiba mais: https://abcasafair.com.br/

ECOS DE 1968 – 50 ANOS DEPOIS

Até 28 de fevereiro
Centro Universitário Maria Antônia
R. Maria Antônia, 258/294 – Vila Buarque
São Paulo (SP)

O centro receberá uma série de eventos gratuitos, com o intuito de relembrar acontecimentos memoráveis da ditadura por meio de fotografias, documentários, objetos e materiais gráficos por exemplo.

Saiba mais: https://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/exposicao/evento/ecos-de-1968-50-anos-depois-centro-universitario-maria-antonia-02-10-2018

LASAR SEGALL: ENSAIO SOBRE A COR

Até 5 de março
Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109 – República
São Paulo (SP)

A exposição gratuita conta com curadoria da Maria Alice Milliet e reúne 87 obras, entre fotografias, pinturas e documentos, dividas em quatro grupos que têm em comum os esquemas cromáticos. Considerado um dos mais importantes artistas do século XX, Lasar Segall retrata em sua arte, os dramas das populações desterradas, sobretudo da comunidade judaica.

Saiba mais: https://catracalivre.com.br/agenda/lasar-segall-ganha-retrospectiva-inedita-no-sesc-24-de-maio/

PRÊMIO DE DESIGN INSTITUTO TOMIE OHTAKE – LEROY MERLIN

Até 10 de março
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros
São Paulo (SP)

O Prêmio visa a relação do design com outros territórios, como arquitetura, biologia, engenharia e ciências sociais. Voltado a estudantes universitários de todas as áreas, propõe um tema desafiador para instigar soluções inovadoras que possam responder a questões contemporâneas, discutindo nosso cenário social, político, urbano, habitacional, demandas tecnológicas e novos equipamentos, publicações e mídias digitais. Este ano, o mote é “compartilhar”.

Saiba mais: http://premiodesign.institutotomieohtake.org.br/

HOME FUTURES

Até 24 de março
Design Museum
224-238 Kensington High St – Kensington
Londres (Inglaterra)

Esta exposição mostra como arquitetos e designers do passado, entre os anos 1950 e 1980, imaginavam a casa do futuro, com mais de 200 objetos e ambientes englobando diversas visões.

Saiba mais: https://designmuseum.org/exhibitions/home-futures

PORCELANA EUROPEIA NA COLEÇÃO EMA KLABIN

Até 31 de março
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa
São Paulo (SP)

Como tantos colecionadores, Ema Klabin deixou-se seduzir pelo fascínio e sofisticação da porcelana, presente na decoração de todos os ambientes de sua casa. Desse conjunto, a porcelana chinesa de exportação possui o maior destaque, já que muitas peças pertenceram aos serviços trazidos por D. João VI em sua chegada ao Brasil, em 1808. Confira isso e muito mais nesta mostra.

Saiba mais: https://emaklabin.org.br/exposicoes/porcelana-europeia-na-colecao-ema-klabin

EXPOSIÇÃO ARQUITETURAS DA MEMÓRIA

Até 31 de março
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Bela Vista
São Paulo (SP)

A história do imóvel da Casa das Rosas, de sua preservação e utilização, bem como sua inserção no contexto da cidade de São Paulo compõem o eixo temático desta mostra, que contará com imagens e outros elementos ligados à memória do atual museu-casa literário a partir da incorporação, nele, do acervo bibliográfico de Haroldo de Campos.

Saiba mais: http://casadasrosas.org.br/agenda/casa-das-rosas-arquiteturas-da-memria

PASSADO/FUTURO/PRESENTE: ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA NO ACERVO DO MAM

Até 21 de abril
Museu de Arte Moderna de São Paulo – Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3
São Paulo (SP)

Incluindo pintura, escultura, instalação, fotografia, vídeo e performance, esta exposição apresenta um olhar sobre a prática de artistas reconhecidos como pioneiros da sua geração. A mostra traz trabalhos de artistas seminais, bem como várias âncoras históricas da década de 1970 que ilustram continuidades e rupturas conceituais entre passado e presente.

Saiba mais: http://mam.org.br/exposicao/passado-futuro-presente-arte-contemporanea-brasileira-no-museu-de-arte-moderna-de-sao-paulo/

ARCHITECTURE FOR DOGS

Até 7 de abril
Japan House
Avenida Paulista, 52 – Bela Vista
São Paulo (SP)

A mostra apresenta, por meio do trabalho de renomados profissionais das áreas, irreverentes e conceituais casas de cachorros em um pioneiro exercício de escala que leva em conta as atuais relações da sociedade com seus bichos de estimação. Com passagens pelos Estados Unidos, Japão e China, esta é a primeira exibição no Brasil.

Saiba mais: https://www.japanhouse.jp/saopaulo/event/AFD.html

CÂMERA ABERTA, DE MICHAEL WESLEY

Até 28 de abril
Instituto Moreira Salles – Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo (SP)

O projeto foi iniciado em 2014 pelo artista alemão Michael Wesley, a pedido do instituto, com curadoria de Thiago Nogueira. A exposição reúne fotografias que expõem as quatro faces do instituto em fase de construção, captadas por câmeras analógicas, instaladas estrategicamente em edifícios vizinhos ao centro cultural. As câmeras registraram o edifício por quase três anos.

Saiba mais: https://ims.com.br/exposicao/camera-aberta-de-michael-wesely/

LUCIA KOCH, VENTO

Até 1 de junho
Galeria Península
Rua dos Andradas, 351 – Centro Histórico
Porto Alegre (RS)

A Galeria Península apresentará a obra Vento, concebida por Lucia Koch. Trata-se de uma instalação pública que cobrirá a fachada do edifício com cortinas formando um degradê de cores para homenagear a história construída pela edificação, promoção da arte e do centro histórico no qual está instalada. A construção é obra de Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani, arquitetos e urbanistas recém-premiados no SAERGS/2018 e Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ojtake Akzo Nobel de 2016.

Saiba mais: http://dasartes.com/agenda/lucia-koch-peninsula/

Participe da quarta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 21 a 25 de fevereiro de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está em busca de tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: http://www.abcasafair.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
X