Confira a agenda cultural e de eventos de artigos para casa e decoração de março de 2019

A ABCasa destaca mensalmente os principais eventos relacionados aos segmentos de artigos para casa e decoração em todo o Brasil. Confira:

INTERNATIONAL HOME + HOUSEWARES SHOW

Até 5 de março
2301 S. Lake Shore Drive
Chicago, Illinois, EUA

Mais de 2.200 expositores se reúnem nesta feira, que é uma das maiores exposições de utensílios domésticos da América do Norte, localizada em Chicago, nos Estados Unidos.

Saiba mais: https://www.housewares.org/

PRÊMIO DE DESIGN INSTITUTO TOMIE OHTAKE – LEROY MERLIN

Até 10 de março
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros
São Paulo (SP)

O prêmio visa a relação do design com outros territórios, como arquitetura, biologia, engenharia e ciências sociais. Voltado a estudantes universitários de todas as áreas, propõe um tema desafiador para instigar soluções inovadoras, que possam responder a questões contemporâneas, discutindo nosso cenário social, político, urbano, habitacional, demandas tecnológicas e novos equipamentos, publicações e mídias digitais. Este ano, o mote é “compartilhar”.

Saiba mais: http://premiodesign.institutotomieohtake.org.br/

FESTA! – FESTIVAL DE APRENDER

De 15 a 24 de março
Em todas as unidades do SESC no país

Na terceira edição do festival FestA!, o SESC oferecerá ao público, durante 10 dias, mais de 500 atividades no estilo DIY (do it yourself), como cursos, oficinas, experiências e ateliês. O evento conta com mais de 600 artistas de áreas como artesanato, arte visual, marcenaria e mais. A programação é gratuita, contudo algumas atividades requerem inscrição prévia online.

Saiba mais em https://bit.ly/2NNUdMz

BURLE MARX: ARTE, PAISAGEM E BOTÂNICA

Até 17 de março
MuBE – Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia
Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa
São Paulo (SP)

 

A exposição revela a convergência de habilidades de Burle Marx e reúne natureza e arquitetura entre mais de 70 obras curadas por Cauê Alves. Um dos maiores paisagistas do século 20, Marx também somava as competências de arquiteto, escultor, designer, pintor e ativista pelas causas ambientais. A exposição é uma homenagem à trajetória desse artista multifacetado.

Saiba mais: https://www.mube.space/

HOME FUTURES

Até 24 de março
224-238 Kensington High St – Kensington
Londres (Inglaterra)

Esta exposição mostra como arquitetos e designers do passado, entre os anos 50 e 80, imaginavam a casa do futuro, com mais de 200 objetos e ambientes englobando diversas visões.

Saiba mais: https://designmuseum.org/exhibitions/home-futures

ARQUITETURAS DO IMAGINÁRIO

Até 30 de março
Galeria Nara Roesler
Rua Redentor, 241 – Ipanema
Rio de Janeiro (RJ)

A mostra é resultado da seleção e junção de obras de 15 artistas, acompanhadas pelo texto

de Paulo Sergio Duarte. A proposta é o diálogo entre a história da arte contemporânea e a arquitetura, através do olhar de artistas de origens, gerações, tendências e técnicas divergentes, criando possibilidades de conexões entre a obra e o espaço público.

Saiba mais: https://nararoesler.art/

PORCELANA EUROPEIA NA COLEÇÃO EMA KLABIN

Até 31 de março
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa
São Paulo (SP)

Como tantos colecionadores, Ema Klabin deixou-se seduzir pelo fascínio e sofisticação da porcelana, presente na decoração de todos os ambientes de sua casa. Desse conjunto, a porcelana chinesa de exportação possui o maior destaque, já que muitas peças pertenceram aos serviços trazidos por D. João VI em sua chegada ao Brasil em 1808. Confira isso e muito mais nesta mostra.

Saiba mais: https://emaklabin.org.br/exposicoes/porcelana-europeia-na-colecao-ema-klabin

EXPOSIÇÃO ARQUITETURAS DA MEMÓRIA

Até 31 de março
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Bela Vista
São Paulo (SP)

A história do imóvel da Casa das Rosas, de sua preservação e utilização, bem como sua inserção no contexto da cidade de São Paulo compõem o eixo temático desta mostra, que contará com imagens e outros elementos ligados à memória do atual museu-casa literário a partir da incorporação, nele, do acervo bibliográfico de Haroldo de Campos.

Saiba mais: http://casadasrosas.org.br/agenda/casa-das-rosas-arquiteturas-da-memria

ARCHITECTURE FOR DOGS

Até 7 de abril
Japan House
Avenida Paulista, 52 – Bela Vista
São Paulo (SP)

A mostra apresenta, por meio do trabalho de renomados profissionais das áreas, irreverentes e conceituais casas de cachorros em um pioneiro exercício de escala que leva em conta as atuais relações da sociedade com seus bichos de estimação. Com passagens pelos Estados Unidos, Japão e China, esta é a primeira exibição no Brasil.

Saiba mais: https://www.japanhouse.jp/saopaulo/event/AFD.html

CLAUDIA ANDUJAR: A LUTA YANOMAMI

Até 7 de abril
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo (SP)

A retrospectiva da obra de Claudia Andujar dedicada aos Yanomami, indígenas ameaçados de extinção, ocupa dois andares do IMS Paulista, com aproximadamente 300 imagens e uma instalação da fotógrafa e ativista, além de livros e documentos sobre a trajetória do povo em busca de sobrevivência.

Saiba mais: https://ims.com.br/exposicao/claudia-andujar-a-luta-yanomami-ims-paulista/

OCUPAÇÃO MANOEL DE BARROS

Até 7 de abril
Avenida Paulista, 149
São Paulo (SP)

O poeta Manoel de Barros (1916-2014) é tema da 43ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural. Com manuscritos e outros materiais selecionados do acervo pessoal do homenageado, a exposição passeia por toda a trajetória do autor – que brincava com a norma culta da língua e documentava as coisas e seres (o humano, inclusive) desprezados por uma sociedade focada na velocidade, no consumo e no descarte.

Saiba mais: http://www.itaucultural.org.br/a-43a-ocupacao-homenageia-o-poeta-manoel-de-barros

RUY OHTAKE – O DESIGN DA FORMA

Até 14 de abril
Instituto Tomie Ohtake
Rua Coropé, 88 – Pinheiros
São Paulo (SP)

A mostra revela o olhar do arquiteto Ruy Ohtake para o design, revelado em 25 peças entre mobiliários objetos e materiais de acabamento em insumos como porcelanato, madeira, aço e outros. As peças forma selecionadas pelos curadores Fábio Magalhães, Marili Brandão e Priscyla Gomes.

Saiba mais: https://www.institutotomieohtake.org.br/exposicoes/interna/ruy-ohtake-o-design-da-forma

RAIZ – AI WEI WEI

Até 15 de abril
Centro Cultural Banco do Brasil
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Belo Horizonte (MG)

A maior exposição do artista plástico chinês Ai Wei Wei chega a Belo Horizonte e reúne obras inéditas, resultantes de um ano de imersão cultural no Brasil. A convite do curador Marcello Dantas, o artista mergulhou na cultura local e a representou em objetos influenciados pela biodiversidade, paisagem e criatividade brasileira. A exposição também conta com trabalhos icônicos que marcaram a trajetória do artista.

Saiba mais: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/raiz-ai-weiwei/

PASSADO/FUTURO/PRESENTE: ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA NO ACERVO DO MAM

Até 21 de abril
Museu de Arte Moderna de São Paulo – Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3
São Paulo (SP)

Incluindo pintura, escultura, instalação, fotografia, vídeo e performance, esta exposição apresenta um olhar sobre a prática de artistas reconhecidos como pioneiros da sua geração. A mostra traz trabalhos de artistas seminais, bem como várias âncoras históricas da década de 1970 que ilustram continuidades e rupturas conceituais entre passado e presente.

Saiba mais: http://mam.org.br/exposicao/passado-futuro-presente-arte-contemporanea-brasileira-no-museu-de-arte-moderna-de-sao-paulo/

PAULA KLEE – EQUILÍBRIO INSTÁVEL

Até 29 de abril
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
São Paulo (SP)

Ex-professor da Bauhaus, o suíço Paul Klee era um artista plurifacetado, que produziu obras como pinturas, marionetes, gravuras, desenhos e papéis, reunidas pela primeira vez na América Latina no CCBB-SP. A exposição reúne mais de 100 obras de Klee, que passam pelos estilos construtivista, expressionista, surrealista e abstracionista, entre outros.

Saiba mais: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/paul-klee-equilibrio-instavel/

MOSTRA RUY OHTAKE: A PRODUÇÃO DO ESPAÇO

Até 19 de maio
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
São Paulo (SP)

Um panorama da obra de Ruy Ohtake, desde recém-formado até projetos atuais, poderá ser conferido em duas exposições em São Paulo. Enquanto o Museu da Casa Brasileira exibe cerca de 40 projetos construídos ou em construção, com curadoria de Agnaldo Farias, o Instituto Tomie Ohtake traz a sua produção como designer, por meio de aproximadamente 25 peças selecionadas

Saiba mais: http://www.mcb.org.br/pt/programacao/exposicoes/mostra-ruy-ohtake-a-producao-do-espaco/

CURITIBA AÉREA – LÍRICA URBANA

Até 26 de maio
Museu da Fotografia Cidade de Curitiba – Solar do Barão
Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro
Curitiba (PR)

A exposição reúne 25 imagens de Curitiba, tiradas pelo premiado fotógrafo Guilherme Pupo em ângulos surpreendentes com drones. A proposta é apresentar a cidade ao público através de um olhar lúdico, brincando com as composições de cenário.

Saiba mais: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/artes-visuais/noticias/museu-da-fotografia-expoe-trabalhos-de-guilherme-pupo-e-raul-frare

LUCIA KOCH, VENTO

Até 1 de junho
Galeria Península
Rua dos Andradas, 351 – Centro Histórico
Porto Alegre (RS)

A Galeria Península apresentará a obra Vento, concebida por Lucia Koch. Trata-se de uma instalação pública que cobrirá a fachada do edifício com cortinas formando um degradê de cores para homenagear a história construída pela edificação, promoção da arte e do centro histórico no qual está instalada. A construção é obra de Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani, arquitetos e urbanistas recém-premiados no SAERGS/2018 e Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzo Nobel de 2016.

Saiba mais: http://dasartes.com/agenda/lucia-koch-peninsula/

O DESENHO DE LASAR SEGALL

Até 3 de junho
Museu Lasar Segall
Rua Berta, 111 – Vila Mariana
São Paulo (SP)

Com curadoria de Giancarlo Hannud, a mostra reúne, de forma não-hierárquica, obras do pintor Lasar Segall – assinadas ou não, como anotações, exercícios acadêmicos, anotações visuais e desenhos finalizados, que revelam a versatilidade do artista, que dominava diversas técnicas do universo da arte. Consagrado pela notável contribuição à arte brasileira, Lasar produziu obras como pinturas, gravuras e textos.

Saiba mais em http://www.mls.gov.br/exposicoes/longaduracao/o-desenho-de-lasar-segall/

Participe da primeira edição da ABCasa Natal & Festas, promovida pela ABCasa – Associação Brasileira de decoração, artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festa e flores – representante oficial do setor. A feira será realizada de 30 de maio a 2 de junho, no Pavilhão Anhembi. A Natal & Festas te colocará em contato com as maiores empresas do segmento, além de revelar as principais tendências e lançamentos do país e do mundo. A estrutura terá o mesmo padrão de atendimento e serviços da ABCasa Fair. Saia na frente e faça o seu credenciamento agora mesmo pelo site https://abcasanatalefestas.com.br/credenciamento/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
X