Confira a agenda cultural e de eventos de artigos para casa e decoração de maio de 2019

A ABCasa destaca mensalmente os principais eventos relacionados aos segmentos de artigos para casa e decoração em todo o Brasil. Confira:

MERCADO MANUAL

04 e 05 de maio
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
São Paulo (SP)

O Museu da Casa Brasileira homenageia o Dia das Mães com a realização da 10ª edição do Mercado Manual, apresentando a temática “Mãe Terra”, com oficinas gratuitas e intervenções ligadas à sustentabilidade. Moda, design e casa, arte, joias e bijoux, artigos infantis, botânica, beleza e bem-estar são algumas das categorias dos artesãos contemporâneos desta edição, além de praça gastronômica com opções diversificadas de comidas e drinks artesanais.

Saiba mais: http://www.mcb.org.br/pt/programacao/especial/mercado-manual-10a-edicao

PAINEL TARSILA DO AMARAL

Até 5 de maio
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
São Paulo (SP)

Aproveitando o Mês da Mulher, o Centro Cultural São Paulo reinaugura o painel “Procissão”, pintado por Tarsila do Amaral em 1954. A obra monumental possui 2,52m por 7,04m e foi restaurada pela equipe do centro cultural.

Saiba mais: https://catracalivre.com.br/agenda/painel-de-tarsila-do-amaral-e-reinaugurado-no-ccsp

FEIRA NA ROSENBAUM

08 a 11 de maio
Museu A Casa
Av. Pedroso de Morais, 1216/1234, Pinheiros
São Paulo (SP)

A Casa – Museu do Objeto Brasileiro receberá a próxima edição da Feira Rosenbaum, que contará com mais de 40 marcas em exposição. Para a abertura, está programada uma apresentação de coral dos índios Guarani Mbya, da aldeia Tenondé Porã, no extremo sul de São Paulo. Eles também terão uma instalação convidando a todos para conhecer um pouco mais de sua cultura e da luta desses povos pela conquista e manutenção de seus direitos.

Saiba mais: https://feiranarosenbaum.com.br/

CASACOR GOIÁS 2019

10 de maio a 20 de junho
Órion – Business & Health Complex
Rua T-61, ST. Bueno
Goiânia  (GO)

Com duas décadas de sucesso, a CASACOR Goiás chega à sua vigésima primeira edição tendo muitas residências e prédios conhecidos de Goiânia como sede – desde mansões glamorosas dos setores Oeste e Marista à edifícios históricos no centro da cidade. Neste ano, a CASACOR Goiás acontece no mais alto edifício do Brasil, o Órion – Business & Health Complex, um arranha-céu com mais de 190m de altura e 50 andares.

Saiba mais: https://casacor.abril.com.br/mostras/goias

CASACOR PARANÁ 2019

18 de maio a 07 de julho
Edifício Zoller Building Center
Rua Coronel Menna Barreto Monclaro, 423, Centro
Curitiba (PR)

A CASACOR Paraná, liderada por Marina Nessi, chega à sua 26ª edição em 2019 e ocupa neste ano o Edifício Zoller Building Center, no centro de Curitiba. O objetivo da mostra ao ocupar a construção é restaurar e inseri-la novamente no mercado curitibano, para que continue sua história e seja um presente para a cidade.

Saiba mais: https://casacor.abril.com.br/mostras/parana

MOSTRA RUY OHTAKE: A PRODUÇÃO DO ESPAÇO

Até 19 de maio
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
São Paulo (SP)

Um panorama da obra de Ruy Ohtake, desde recém-formado até projetos atuais, poderá ser conferido em duas exposições em São Paulo. Enquanto o Museu da Casa Brasileira exibe cerca de 40 projetos construídos ou em construção, com curadoria de Agnaldo Farias, o Instituto Tomie Ohtake traz a sua produção como designer, por meio de aproximadamente 25 peças selecionadas.

Saiba mais: http://www.mcb.org.br/pt/programacao/exposicoes/mostra-ruy-ohtake-a-producao-do-espaco

OSCAR NIEMEYER – TERRITÓRIOS DA CRIAÇÃO

Até 19 de maio
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros
São Paulo (SP)

Organizada por ocasião dos 110 anos de nascimento do arquiteto, a exposição reúne um conjunto inédito de desenhos, pinturas, esculturas e peças de mobiliário feitos pelo consagrado arquiteto, traz também obras de artistas que trabalharam com ele em seus emblemáticos projetos, como Alfredo Ceschiatti, Alfredo Volpi, Athos Bulcão, Bruno Giorgi, Candido Portinari, Franz Weissmann, Joaquim Tenreiro, Maria Martins, Roberto Burle Marx e Tomie Ohtake.

Saiba mais: https://www.institutotomieohtake.org.br/exposicoes/interna/oscar-niemeyer-a-territasrios-da-criaasapo

OCUPACAÇÃO GREGORI WARCHAVCHIK

Até 23 de maio
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149
São Paulo (SP)

A mostra, que acontece na sede do Instituto e no Museu Lasar Segall, propõe uma imersão na vida e na obra do homenageado, reunindo alguns de seus projetos, parte do mobiliário que ele criou, fotos pessoais e entrevistas em vídeo que trazem a ideia do rompimento que a produção moderna representou para a arquitetura brasileira.

Saiba mais: http://www.itaucultural.org.br/44a-ocupacao-homenageia-o-arquiteto-gregori-warchavchik

CASACOR BOLÍVIA 2019

Até 25 de maio
Casa Equipetrol
Equipetrol calle 9 Oeste No. 15.
Santa Cruz de La Sierra – Bolívia

Com estreia em 2013, a mostra boliviana apresentou 40 ambientes assinados pelos grandes nomes da arquitetura e do design de interiores do país em uma antiga mansão, construída pelo italiano Mario Bonino nos anos 1950. Já em 2019, a mostra aterrissa em uma maravilhosa casa de 3.500 m², localizada no centro de Equipetrol. A construção conta com cinco andares, piscina, jardins e áreas de loft.

Saiba mais: https://casacor.abril.com.br/mostras/bolivia

CURITIBA AÉREA – LÍRICA URBANA

Até 26 de maio
Museu da Fotografia Cidade de Curitiba – Solar do Barão
Rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro
Curitiba (PR)

A exposição reúne 25 imagens de Curitiba, tiradas pelo premiado fotógrafo Guilherme Pupo em ângulos surpreendentes com drones. A proposta é apresentar a cidade ao público através de um olhar lúdico, brincando com as composições de cenário.

Saiba mais: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/artes-visuais/noticias/museu-da-fotografia-expoe-trabalhos-de-guilherme-pupo-e-raul-frare

CASACOR SÃO PAULO 2019

28 de maio a 04 de agosto
Jockey Club de São Paulo
Av. Lineu de Paula Machado, 1075, Cidade Jardim
São Paulo (SP)

Em 2019, a CASACOR São Paulo chega à sua 33ª edição com o tema “Planeta Casa” em ambientes decorados (entre casas, lofts, lounges, salas, banheiros, estúdios e apartamentos) no Jockey Club de São Paulo. Entre 28 de maio e 4 de agosto de 2019, o visitante conferirá o que há de melhor no design de interiores, decoração, arquitetura e arte no Brasil.

Saiba mais: https://casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo

NATAL & FESTAS DA ABCASA

30 de maio a 02 de junho
Pavilhão do Anhembi
Avenida Olavo Fontoura, 1209, Portão 1, Santana
São Paulo (SP)

Feira oficial do segmento de artigos natalinos e festivos, a Natal & Festas da ABCasa reunirá profissionais desses setores apresentando o padrão de serviços e atendimentos da Associação já reconhecidos pelo mercado. Serão mais de 150 expositores em 40 mil metros de feira, com as maiores marcas do Brasil e novidades do mundo inteiro.

Saiba mais: http://www.abcasanatalefestas.com.br

LUCIA KOCH, VENTO

Até 1 de junho
Galeria Península
Rua dos Andradas, 351, Centro Histórico
Porto Alegre (RS)

A Galeria Península apresentará a obra Vento, concebida por Lucia Koch. Trata-se de uma instalação pública que cobrirá a fachada do edifício com cortinas formando um degradê de cores para homenagear a história construída pela edificação, promoção da arte e do centro histórico no qual está instalada. A construção é obra de Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani, arquitetos e urbanistas recém-premiados no SAERGS/2018 e Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzo Nobel de 2016.

Saiba mais: http://dasartes.com/agenda/lucia-koch-peninsula

O DESENHO DE LASAR SEGALL

Até 3 de junho
Museu Lasar Segall
Rua Berta, 111, Vila Mariana
São Paulo (SP)

Com curadoria de Giancarlo Hannud, a mostra reúne, de forma não-hierárquica, obras do pintor Lasar Segall – assinadas ou não, como anotações, exercícios acadêmicos, anotações visuais e desenhos finalizados, que revelam a versatilidade do artista, que dominava diversas técnicas do universo da arte. Consagrado pela notável contribuição à arte brasileira, Lasar produziu obras como pinturas, gravuras e textos.

Saiba mais em http://www.mls.gov.br/exposicoes/longaduracao/o-desenho-de-lasar-segall

THE VALUE OF GOOD DESIGN

Até 15 de junho
11 W 53rd St
Nova York (EUA)

A mostra traz o que há de melhor no segmento de moradia moderna, resgatando criações já expostas pelo museu entre 1930 e 1950.

Saiba mais: https://www.moma.org

CAMPINAS DECOR 2019

Até 16 de junho
Rua Barreto Leme, 1.515, Cambuí
Campinas (SP)

A 24ª edição da Campinas Decor, principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, será realizada em um casarão construído no final do século 19. Além da total recuperação do imóvel centenário, os visitantes poderão conferir tendências em artigos para decoração e construção, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo.

Saiba mais: http://www.campinasdecor.com.br

FIGURA E MODERNIDADE: RODIN NO ACERVO DA PINACOTECA DE SÃO PAULO

Até 29 de junho
Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera
Campinas (SP)

Na mostra, serão apresentadas 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista Auguste Rodin.

Saiba mais: http://www.institutocpfl.org.br

QUATRO ARTISTAS PAULISTAS

Até 23 de junho
IMS Poços
Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados
Poços de Caldas (MG)

Artistas que trabalham com suportes distintos, Ana Calzavara, Celina Yamauchi, Marcia Cymbalista e Marco Buti mostram no IMS Poços suas obras recentes na exposição.

Saiba mais: https://ims.com.br/exposicao/quatro-artistas-paulistas-ims-pocos

APRENDENDO COM MIGUEL BAKUN: SUBTROPICAL

Até 30 de junho
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros
São Paulo (SP)

A exposição-ensaio, realizada pelo Instituto Tomie Ohtake e organizada pelos seus curadores Luise Malmaceda e Paulo Miyada, parte da obra do artista paranaense Miguel Bakun (1909-1963) para refletir sobre a representação da paisagem subtropical brasileira. “Trata-se de uma paisagem tantas vezes desconsiderada pelo imaginário eminentemente litorâneo, quente e praieiro de um país cujos cartões postais concentram-se ao norte do trópico de Capricórnio”, afirmam os curadores.

Saiba mais: https://www.institutotomieohtake.org.br/exposicoes/interna/aprendendo-com-miguel-bakun-subtropical

EXPOSIÇÃO CIDADES ABSTRATAS

Até 14 de julho
Centro Cultural Sesc Glória
Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro
Vitória (ES)

A exposição conta com 79 trabalhos do arquiteto capixaba João César de Melo e um mural feito pelo artista no local, instigando o público a vislumbrar como é o processo de criação do artista.

Saiba mais: https://www.gazetaonline.com.br/entretenimento/cultura/2019/04/arquitetura-pintura-e-arte-na-exposicao-cidades-abstratas-1014175702.html

JAPÃO 47 ARTESÃOS

Até 17 de julho
Japan House
Avenida Paulista, 52 (2º andar)
São Paulo (SP)

Combinando design, artesanato, contemporaneidade e tradição, a Japan House São Paulo apresenta Japão 47 Artesãos, com curadoria do designer japonês Kenmei Nagaoka. A mostra traça um amplo panorama do fazer manual no Japão atual, com itens que revelam histórias e características individuais das províncias e se utilizam de designs típicos, inclusive para subvertê-los.

Saiba mais: https://www.japanhouse.jp/saopaulo/event/artesaos.html

MARC FERREZ: TERRITÓRIO E IMAGEM

Até 21 de julho
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo

A exposição Marc Ferrez: Território e Imagem apresenta a extensa obra do fotógrafo realizada por todo o país ao longo de mais de 50 anos de sua atuação profissional.

Saiba mais: https://ims.com.br/exposicao/marc-ferrez-brasil-territorio-e-imagem-ims-paulista

LINA BO BARD: HABITAT

Até 28 de julho
MASP
Avenida Paulista, 1578
São Paulo (SP)

A abertura de Lina Bo Bardi: Habitat será simultânea à da exposição Tarsila Popular, sobre a artista que foi figura central do modernismo brasileiro em sua primeira fase, a partir dos anos 1920. As mostras integram o ciclo “Histórias das mulheres, histórias feministas”, eixo temático que guiará a programação da instituição ao longo de 2019.

Saiba mais: https://masp.org.br/exposicoes/lina-bo-bardi-habitat

FLUIDEZ

Até 04 de agosto
Japan House
Avenida Paulista, 52 (2º andar)
São Paulo (SP)

A instalação inédita é do estúdio de design visual WOW, que possui extensa atuação no campo do design visual e se apresenta pela primeira vez na América do Sul. O projeto tem como ponto de partida o movimento dos líquidos e de pequenas partículas, que se assemelham à dinâmicas de elementos vivos.

Saiba mais: https://www.japanhouse.jp/saopaulo/event/fluidez.html

EXPERIMENTANDO LE CORBUSIER – INTERPRETAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO MODERNISMO

Até 11 de agosto
Museu Oscar Niemeyer
Rua Mal. Hermes, 999
Curitiba (PR)

O Museu Oscar Niemeyer (MON) conta com a exposição “Experimentando Le Corbusier – Interpretações Contemporâneas do Modernismo”. A mostra apresenta obras de vários profissionais que revivem a experiência do pensamento revolucionário de Le Corbusier, levando-o para além da arquitetura.

Saiba mais: http://www.museuoscarniemeyer.org.br/noticias/2019/04/18/lecorbusier

Participe da primeira edição da Natal & Festas da ABCasa, promovida pela ABCasa. A feira oficial do setor será realizada de 30 de maio a 2 de junho, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo (SP). A Natal & Festas lhe colocará em contato com as maiores empresas do segmento, além de revelar as principais tendências e lançamentos do país e do mundo. A estrutura terá o mesmo padrão de atendimento e serviços da ABCasa Fair. Faça o seu credenciamento agora mesmo pelo site https://abcasanatalefestas.com.br/credenciamento/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
X