2018 foi um ano para ficar marcado na história da ABCasa e do segmento de artigos para casa e decoração

O ano de 2018 ficará marcado para a ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) pelas grandes novidades e o fortalecimento do seu papel como entidade oficial do segmento. Além do sucesso das duas edições da ABCasa Fair, sétima maior feira do segmento no mundo e maior da América Latina, a entidade lançou diversos produtos e serviços voltados para seus associados e para o mercado.

Em pouco mais de dois anos de atividade, a ABCasa alcançou a marca de mais de 500 empresas associadas de todo o Brasil, entre fabricantes, importadores, distribuidores e artesãos. Para receber ainda melhor esse público, mudou-se para uma nova sede, no condomínio Jardim das Perdizes, na Barra Funda, com 400 metros quadros, salas de reuniões e auditório.

Confira todos os destaques da ABCasa em 2018:

O ano começou em grande estilo, com a segunda edição da ABCasa Fair, realizada entre os dias 19 e 23 fevereiro, no Expo Center Norte, na capital paulista, registrando mais de 50 mil visitantes, 400 expositores e 400 mil produtos em mais de 70 mil metros quadrados de pavilhão.

Em agosto, foi realizada mais uma edição, ainda mais consistente, com recorde de público. Realizada entre os dias 17 e 21 daquele mês, a terceira ABCasa Fair contou com mais de 400 expositores e, além das já tradicionais atrações, reuniu 19 nomes de destaque do segmento para realizarem palestras e talks com os visitantes da feira, além de parcerias com Pantone e WGSN.

Prêmio gia

Outra grande novidade de 2018 foi a realização do Prêmio Gia, tradicional premiação mundial do varejo de artigos para casa. A ABCasa passou a ser responsável pela etapa nacional do prêmio, contando com a participação de 106 empresas de todo o Brasil.

Durante a ABCasa Fair de agosto foram apresentados os cinco finalistas, cujo vencedor foi revelado em cerimônia realizada no Museu da Casa Brasileira, em setembro. A grande campeã foi a loja Tania Bulhões, que conquistou o direito de representar o Brasil na etapa mundial, em Chicago, nos Estados Unidos, em março de 2019, concorrendo com estabelecimentos de mais de 50 países.

ABCasa Benefícios

Neste ano também foi feito o lançamento do programa ABCasa Benefícios, plataforma exclusiva para associados, lojistas e profissionais do mercado dos segmentos de atuação da Entidade. Através de um cartão de benefícios gratuito, os usuários têm descontos e convênios exclusivos em diversos estabelecimentos, tantos físicos como virtuais.

Em pouco mais de três meses, o programa já conta com mais de 12 mil titulares e cerca de 150 empresas participantes, que oferecem benefícios em itens de moda, lazer, viagens, cosméticos, educação, hospedagem, ingressos, alimentação e muito mais.

ABCasa Natal & Festas

Pensando na constante expansão do segmento de festas, a Associação lançou a primeira edição da ABCasa Natal & Festas, feira voltada para os lojistas do segmento realizarem suas compras de artigos natalinos e festivos. Lojistas, decoradores, arquitetos, promotores de eventos e demais profissionais do setor terão uma experiência única de compra entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2019, no Anhembi, em São Paulo.

ABCasa Desenvolvimento

O ano de 2018 também assistiu a criação do núcleo ABCasa Desenvolvimento, lançado em outubro. Com o objetivo de qualificar, atualizar e desenvolver as equipes internas das empresas associadas, realiza cursos, palestras, seminários e workshops com temas relacionados às demandas do segmento de artigos para casa e decoração.

De outubro a dezembro foram realizadas 16 palestras com profissionais renomados sobre variados temas. Ao oferecer conteúdo relevante, a Associação pretende contribuir para impulsionar o setor, potencializando negócios e gerando oportunidades por meio do conhecimento e domínio de novas ferramentas de gestão.

Pesquisa setorial inédita

A ABCasa produziu um estudo detalhado do setor sobre o ano de 2017, em parceria com o Instituto IEMI Inteligência de Mercado, um dos principais canais de informações para diversos setores da economia do País. Em 2017, foram movimentados R$ 54,1 bilhões na economia brasileira. A pesquisa inédita revelou que o Brasil tem 173,5 mil pontos de vendas. A mão de obra total empregada pelo varejo corresponde a 2,2 milhões de pessoas.

Para Marcelo Prado, diretor do IEMI, os números impressionaram e superaram as expectativas iniciais. “O que mais nos chamou a atenção, enquanto pesquisadores, foi a diversidade das fontes de suprimento (nacionais e importados, de diferentes regiões do planeta) e a oferta quase ilimitada de produtos e marcas, que garantem ao segmento uma enorme capacidade de competição e uma grande atratividade junto a seus consumidores”.

Embaixadora

A jornalista, escritora e apresentadora Chris Campos foi escolhida, em novembro, para ser a Embaixadora da ABCasa. Há mais de 14 anos atuando no universo de artigos para casa e decoração, a profissional vai contribuir para a difusão dos trabalhos da Associação. “É uma honra, pois entre tantas pessoas fui a escolhida para ser a representante da ABCasa, vai ser uma troca incrível”, conta Chris, ressaltando que espera contribuir com seus conhecimentos. “Estamos com um cardápio de assuntos bem variados. Vamos falar de casa, decoração, festas, flores e também de cultura, dos eventos que vão render assuntos para todos”, completa.

ABCasa Fair – Fevereiro de 2019

Os preparativos para o primeiro grande evento do próximo ano estão a todo vapor. A quarta edição da ABCasaFair será realizada de 21 a 25 de fevereiro, novamente no Expo Center Norte. As maiores empresas do Brasil estarão presentes com grandes lançamentos do mercado mundial. “Vamos oferecer a melhor experiência de compra para os visitantes, com as oportunidades que irão mudar a história de vendas dos lojistas”, destaca Renato Orensztejn.

Com moderna infraestrutura, a feira oferece maior conforto aos visitantes, com restaurantes, lounges, cafés, 21 linhas de transporte gratuito partindo de vários pontos estratégicos da cidade, além de parceria com hotéis, bares e restaurantes e sorteios de prêmios, entre outras atrações, como um show exclusivo da banda Jota Quest, no dia 23 de fevereiro.

O credenciamento para a maior feira do setor da América Latina contou com mais uma novidade: o Passaporte ABCasa 2019. Pensando em otimizar o tempo do visitante, a Associação criou um passaporte anual, que permite ao participante figurar em todos os eventos realizados pela entidade ao longo do ano: feiras, congressos, palestras e workshops.

O último evento do ano foi realizado no dia 6 de dezembro, quando foi celebrado o lançamento da cor do ano de 2019 da Pantone, Living Coral. Foi o primeiro evento mundial relacionado à novidade, quando também foi anunciado que a Pantone fará diversas ativações na ABCasa Fair de fevereiro.

Para fechar 2018 com chave de ouro, a ABCasa conquistou dois troféus no Prêmio Caio 2018, considerado o Oscar dos eventos brasileiros. A Associação foi premiada com o troféu Jacaré de Prata nas categorias Evento de Promoção Comercial e Marketing Estratégico para Eventos. O case vencedor foi a segunda edição da ABCasa Fair.

“Foi um ano de consolidação, tivemos muitos produtos lançados e hoje estamos conseguindo atuar e nos preocupar com 365 dias de atividades e de trabalho das empresas associadas e do mercado como um todo. Voltamos agora nossas expectativas para 2019, que também promete ser um grande ano”, finaliza Renato Orensztejn.

Participe da quarta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 21 a 25 de fevereiro de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está em busca de tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: https://abcasa.org.br/credenciamento

X