Referência tropical, abacaxi se mantém firme e colorido na moda e na decoração

Em 2014, o abacaxi ganhou as passarelas e depois as ruas, estampando peças de roupas, bolsas e acessórios. Não demorou muito até ganhar destaque e se tornar item de decoração, muito utilizado por designers em luminárias, porcelanas, cortinas e estofados.

Para entender a ascensão da fruta, é preciso um breve retorno ao período das navegações, época de descobertas de continentes até então desconhecidos pelos exploradores europeus.

Os primeiros registros relacionados ao termo ‘abacaxi’ datam do século 19. Antes disso, referências à fruta foram documentadas em espanhol e português, como ‘ananás’, na primeira metade do século 16. Raro no continente europeu, era trazido do Brasil e, muitas vezes, saqueado por piratas durante a viagem.

Fruto símbolo de regiões tropicais e subtropicais, o abacaxi está cercado de simbologias, sendo sinônimo de hospitalidade. Ser recebido em um jantar com a fruta era sinal de respeito e carinho.

“Além de estar associado ao bem receber, tradição na Europa e Estados Unidos desde 1700, o abacaxi remete à natureza, forte tendência para as próximas temporadas. Portanto, nada melhor do que usar e abusar da fruta na decoração. Aposte nos metalizados, principalmente dourados“, recomenda a designer de interiores Andrea Lenz.

X