ABCasa celebra o Dia do Arquiteto relembrando grandes nomes do Brasil e do mundo nessa área

Quem faz uma obra espera receber o melhor resultado possível, aliando funcionalidade e conforto à beleza. E é na junção destes fatores que entra o arquiteto. Este profissional, que tem seu dia comemorado em 15 de dezembro, tem grande responsabilidade, buscando aliar todas as características da construção através de uma visão diferenciada, para que a conclusão corresponda ou supere as expectativas.

A palavra arquiteto é derivada do grego, onde “arkhitektôn” significa “o construtor principal” (arqui = principal / tectônica = construção). Assim, o arquiteto é aquele que lidera a construção, supervisionando a equipe e garantindo que todas as funções da obra sejam atingidas.

No Brasil, a profissão de arquiteto é regida pela lei número 12.378, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo, cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAUs).

Em nosso país, temos inúmeros nomes de destaque nesta área. Considerado o maior arquiteto da América Latina, Oscar Niemeyer (1907-2012) deixou sua marca na história, assinando construções emblemáticas em todo o mundo.

Pioneiro da arquitetura modernista, tem em Brasília seu maior portfólio, deixando inúmeras obras na capital federal em parceria com Lúcio Costa. Também foi responsável pela Igreja da Pampulha (Belo Horizonte), pelo Edifício Copan (São Paulo), pelas construções do Parque do Ibirapuera (São Paulo), pelo Museu de Arte Contemporânea (Niterói) e pela sede da ONU (Nova York), entre outras.

Nascida na Itália, Lina Bo Bardi (1914-1992) deixou amplo legado no horizonte da capital paulista, sendo responsável por algumas das obras mais importantes da paisagem da cidade. É dela o projeto do MASP, cuja inauguração completa 50 anos em 2018, além de outros espaços culturais, como os prédios do SESC Pompeia e do Teatro Oficina.

Outro nome que marcou a arquitetura paulistana é o de Paulo Mendes da Rocha (1928). Trazendo como sua marca a incorporação de áreas sociais e ambientais, foi responsável por projetos como a Praça do Patriarca, a Galeria Vermelho e o Museu da Língua Portuguesa.

Consagrado mundialmente por suas linhas retas e detalhadas, apostando no modernismo, mas sem radicalismo, Isay Weinfeld (1952) tem obras em diversos países. No Brasil, podemos destacar os espaços da Livraria da Vila e o Edifício 360°, ambos na capital paulista.

Formada na década de 1950, Rosa Kliass (1932) é considerada uma das primeiras mulheres paisagistas do Brasil. Em sua carreira, foi responsável plano urbanístico e paisagístico da cidade de Curitiba, pela reestruturação do Vale do Anhangabaú e pela remodelação da área do extinto Presídio do Carandiru, que foi transformado no atual Parque da Juventude.

Quando falamos de todo o mundo, podemos citar centenas de grandes nomes, como as obras de Norman Foster (1935; responsável pelo Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra), Renzo Piano (1939; criador do Centre Georges Pompidou, em Paris, na França), Zaha Hadid (1950-2016; projetista do BMW Central Building, em Leipzig, na Alemanha), Frank Lloyd Wright (1867-1959; arquiteto do Museu Guggenheim de Nova York, nos Estados Unidos) e Frank Gehry (1929; criador do Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha).

Também podemos citar I. M. Pei (1917; responsável pelas Pirâmides do Louvre, em Paris), Ludwig Mies Van der Rohe (1886; projetista do Crown Hall, em Chicago, nos Estados Unidos), Antoni Gaudí (1852-1926; responsável pela Igreja Sagrada Família, em Barcelona, na Espanha) e Le Corbusier (1887-1965; conhecido por obras como a Villa Savoye, em Paris).

Como parte importante do público que consome suas iniciativas, especialmente as feiras ABCasa Fair e a ABCasa Natal & Festas, a ABCasa parabeniza todos os arquitetos pelo seu dia.

Participe da quarta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 21 a 25 de fevereiro de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está em busca de tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: https://abcasa.org.br/credenciamento

X