A partir deste mês, a ABCasa passa a destacar mensalmente os principais eventos relacionados aos segmentos de artigos para casa e decoração em todo o Brasil. Confira:

CASA NA TOCA

De 4 de outubro a 11 de novembro
Rua Visconde de Carandaí, 12, Jardim Botânico
Rio de Janeiro (RJ)

Essa mostra de decoração valoriza o estilo lúdico e coloca o décor infantil em destaque, com cômodos planejados para bebês e crianças, como quartos, brinquedotecas, banheiros, salas e mais – isso tudo em um sobrado dos anos 1930.

Saiba mais: www.casanatoca.com.br

OCUPAÇÃO PAULO MENDES DA ROCHA

Paulo Mendes da Rocha (foto: Ana Ottoni)

De 12 de outubro a 4 de novembro
Avenida Paulista, 149, Bela Vista
São Paulo (SP)

Com curadoria do arquiteto Guilherme Wisnik e do Instituto Itaú Cultural, a mostra homenageia Paulo Mendes da Rocha, um dos grandes nomes da arquitetura e urbanismo brasileiro, reunindo croquis, fotografias, maquetes, textos críticos e depoimentos, expondo sua obra e suas perspectivas criativas.

Saiba mais: www.itaucultural.org.br/ocupacao-paulo-mendes-da-rocha

MOSTRA LAR CENTER DE ARQUITETURA E DESIGN UNIVERSAL

Até 14 de outubro
Avenida Otto Baumgart, 500, Vila Guilherme
São Paulo (SP)

A exposição, montada na praça cultural do Shopping Lar Center, promove a inclusão por meio da aplicação de soluções práticas e inovadoras em projetos de arquitetura, design e decoração, tornando os ambientes familiares adequados para o convívio de todos. O projeto conta com a participação de renomados profissionais, entre arquitetos e designers de interiores, responsáveis pela criação dos ambientes expostos.

FÓRUM MUNDIAL NIEMEYER 2018

De 16 a 19 de outubro
Rua do Russel, 804, Glória
Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro
Rio de Janeiro (RJ)

O evento, que tem apoio da ABCasa, é uma parceria entre ONU HABITAT, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RJ), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e Instituto Niemeyer de Políticas Públicas, Culturais e Econômicas. Palestras com diversos temas voltados para  as áreas de arquitetura, urbanismo, meio ambiente e sustentabilidade, que serão apresentados por especialistas nacionais e internacionais, para discutir propostas, projetos e práticas efetivas para um mundo melhor, mais solidário e humano.

Saiba mais: www.institutoniemeyer.org/evento-forum-mundial

FEIRA CASA PRONTA 2018

De 17 a 21 de outubro
Rua Giácomo Sônego Neto, 35, Santa Bárbara
Criciúma (SC)

Maior evento catarinense de construção, mobiliário e decoração, a feira reúne cerca de 200 expositores em uma área de 15 mil metros quadrados, esperando receber mais de 60 mil visitantes. A programação da feira Casa Pronta 2018 traz ainda atrações do Sebrae e o 6ª Salão de Negócios da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção da Região Sul (Acomac Sul).

SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES

De 18 a 21 de outubro
Tiradentes (MG)

 A histórica cidade mineira recebe a segunda edição de sua Semana Criativa, que tem como objetivo discutir os rumos do artesanato, do design e do morar brasileiros, além de incentivar o movimento maker em uma cidade reconhecida pela hospitalidade. Durante quatro dias acontecem palestras, bate-papos, exposições, laboratórios e workshops em diversos pontos da cidade.

Saiba mais: https://semanacriativadetiradentes.com.br/

MOSTRA INDÚSTRIA ARTESANAL ATELIER OÏ

Até 21 de outubro
Avenida Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano
São Paulo (SP)

A mostra do Museu da Casa Brasileira apresenta o trabalho do escritório suíço atelier oï, trazendo um retrato de possibilidades técnicas e uso de materiais na concepção de produtos bem-sucedidos como respostas a demandas de ampla penetração no mercado global e de luxo.

Saiba mais: www.mcb.org.br/pt-BR/programacao/exposicoes/mostra-industria-artesanal-atelier-oi

CASACOR CEARÁ

Até 23 de outubro
Rua Visconde de Mauá, 950, Aldeota
Fortaleza (CE)

Guiados pelo tema A Casa Viva, 73 profissionais projetam 54 espaços que acolhem o público. O foco neste ano foi a valorização da cultura e da arte cearense, do morar, das experiências e também da relação entre ambiente, natureza e pessoas

Saiba mais: https://casacor.abril.com.br/mostras/ceara/

CASACOR BRASÍLIA

Até 30 de outubro
Setor de Indústrias Gráficas (SIG), quadra 1, 975
Brasília (DF)

Neste ano, a mostra resgata novamente a lembrança e a história da região, ocupando a Casa da Manchete, projetada por Oscar Niemeyer, em 1978. Localizada no Setor de Indústrias Gráficas, a construção é organizada em três alas e ressignificada com as inovações de 39 ambientes assinados por cerca de 60 profissionais, em 5 mil m².

Saiba mais: https://casacor.abril.com.br/mostras/brasilia/

CASACOR RIO DE JANEIRO

Até 4 de novembro
Ladeira de Nossa Senhora, 163, Glória
Rio de Janeiro (RJ)

A mostra é composta por 42 ambientes, que trazem como fio condutor o tema A Casa Viva, que destaca a harmonia com a natureza, a convivência e as memórias afetivas. O evento ocupa a antiga sede do grupo Monteiro Aranha, uma propriedade na Ladeira de Nossa Senhora que conta com um prédio de dez andares, uma casa em estilo colonial e área aberta de 2,5 mil m².

Saiba mais: https://casacor.abril.com.br/mostras/rio-de-janeiro/

CASACOR PARAÍBA

Até 4 de novembro
Avenida Almirante Tamandaré, 229, Tambaú
João Pessoa (PB)

A segunda edição do evento reúne 60 profissionais que assinam 32 ambientes. A mostra é pautada pelo tema do ano A Casa Viva, onde os profissionais modificarão os espaços livremente, apresentando suas concepções do morar contemporâneo com muita criatividade.

Saiba mais: https://casacor.abril.com.br/mostras/paraiba/

CASACOR PERNAMBUCO

Até 4 de novembro
Avenida Dezessete de Agosto, 1112, Casa Forte
Recife (PE)

São 40 ambientes projetados por 66 profissionais em uma área de 5 mil m². A mostra ocorre no casarão pertencente à tradicional família Santos, localizado no bairro de Casa Forte, em Recife. A construção de estilo neocolonial é famosa por ter sido a residência do empresário João Santos, fundador de um dos maiores conglomerados do nordeste brasileiro.

Saiba mais: https://casacor.abril.com.br/mostras/pernambuco/

Tags: , , , ,