Brasil é penúltimo país em ranking de simpatia com o cliente; confira títulos que ajudarão a engajar sua equipe de vendas

O país reconhecido pelo carisma, tem deixado a desejar na simpatia com o cliente. Segundo pesquisa, o Brasil é o penúltimo entre 69 países na classificação de atendimentos iniciados com um sorriso no rosto.

Frente ao período econômico instável em que o país esteve inserido nos últimos anos, empreendedores têm que colocar a criatividade em prática para driblar as adversidades do dia a dia e se manter firme no mercado. Porém, nenhuma estratégia é eficiente o bastante se lá no final da cadeia, no atendimento ao cliente, a experiência for negativa.

Na pesquisa da empresa sueca Better Business World Wide, divulgada no final de 2017, o Brasil aparece somente à frente do Japão no quesito simpatia no atendimento.

Estudos da Opinion Box também revelaram que 53% dos brasileiros já se sentiram desrespeitados em lojas em que compraram e 79% deixaram de consumir produtos de alguma marca após serem mal atendidos, gerando a perda de oportunidades de negócio.

Pensando em melhorar o relacionamento entre consumidor e prestadores de serviço, separamos cinco títulos que são grandes inspirações e podem mudar a história de vendas do seu negócio por meio do treinamento de equipes. Confira:

A Experiência Apple (Carmine Gallo)

O livro é resultado do exercício de observação e de entrevistas feitas pelo autor com profissionais de diversos níveis do varejo que também analisaram os mecanismos de vendas e a filosofia da Apple, uma das marcas mais lucrativas no mundo.

A obra é um compilado sobre como inspirar colaboradores, atender com excelência e fidelizar clientes por meio de técnicas altamente eficazes.

O Jeito Disney de Encantar os Clientes (Disney Institute)

A obra revela as ações por trás do “encantamento da Disney” e diferenciais que tornaram a companhia multinacional referência em satisfação dos seus clientes.

Feitas Para o Cliente – As verdadeiras lições das empresas feitas para vencer e durar no Brasil (Roberto Meir e Daniel Domeneghetti)

Produzido com base em entrevistas realizadas com 53 lideranças de grandes empresas brasileiras, o livro busca desmistificar o tema “clientes”, apresentando fundamentos para tomadas de decisão e como alcançar o sucesso focando no consumidor.

O Grande Desafio do Bom atendimento – Face a face com clientes que reclamam (Bogdan Igor Holovko)

O autor apresenta casos práticos baseados em sua longa experiência no setor varejista. Entre os assuntos tratados estão o relacionamento entre clientes e empresas, bom atendimento e como lidar com situações difíceis.

Oportunidades Disfarçadas – Histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades (Carlos Domingos)

Resultado de sete anos de pesquisa, a obra reúne 200 casos de pessoas e empresas que transformaram dificuldades em oportunidades. O objetivo do livro é desmistificar a ideia de que em momentos de crise o melhor é não arriscar, e coloca a criatividade como ferramenta para alcançar o sucesso.

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