Como pintar a emoção no seu projeto através das cores

Você é daqueles que acha melhor ser do time da cor neutra do que ter que pensar e definir uma cor para uma parede? Pois bem, você não está sozinho. Saiba que 80% das vendas de cores no comércio de tintas hoje são de bege, begezinho ou cinza, cinza claro e cinza médio, quando, lógico, não se opta pelo mais fácil, o tudo branco.

Mas eu queria te dizer que cor é vida, alegria! Nós mesmos, quando estamos em contato com a natureza e visualizamos as flores, os verdes das plantas e os azuis da água do mar e do céu, ficamos sem palavras para descrever a beleza dos cenários.

Então vou te convidar para entender como as cores podem não só alegrar um ambiente, mas torná-los estilosos ou com uma personalidade única – a sua!

Exato! A cor que te emociona ou te traz tranquilidade não é a mesma para outra pessoa, então mãos à obra. Qual a cor que você mais gosta ou traz alguma lembrança, ou ainda que representa a tua empresa ou marca?

Você sabia, por exemplo, que as cores em uma loja podem separar os produtos por segmento, por tipo de produto, por gênero e com isso você automaticamente organiza e ambienta o seu espaço e aumenta suas vendas?

Seguem aqui algumas dicas para que você se sinta mais seguro ao decidir uma cor para pintar seu ambiente:

– Qual o propósito do seu negócio e do ambiente;

– Qual o perfil do público que usa esse local e qual a cor que mais combina com ele;

– Em qual horário do dia será mais utilizado;

– Existe alguma característica arquitetônica no local que podemos utilizar como ponto de partida para a escolha dessa cor;

– Tipo de móveis que estão ou estarão presentes no seu estabelecimento;

– Qual a cor da sua marca;

– Que sensação você quer transmitir ao ambiente através da cor.

E, entre todas as opções acima, de fato, qual a cor que você mais gosta e se ela combina com o ambiente como um todo. Dois grandes dilemas, pois é um universo de possibilidades de cores, o que torna complicada a escolha.

Combinar cores é sempre um grande desafio, pois pode resultar em um espaço maravilhoso ou não atender as expectativas e necessidades do cliente/estabelecimento. Por isso, sempre que possível, tenha a orientação de um profissional da área.

Cris Paola

X