De volta às tendências de decoração, flamingo rosa de plástico surgiu por acaso

Antigo ícone de decoração, o flamingo rosa de plástico recentemente voltou para a pauta das tendências, principalmente com o crescimento das pool parties no segmento de festas e eventos.

Criado pelo designer norte-americano Don Featherstone no ano de 1957, inicialmente o item não tinha a pretensão de se tornar um ícone. Naquela época, o artista trabalhava em uma pequena empresa de produtos de plástico, tendo como uma de suas tarefas desenvolver adornos de jardim com o material.

Assim, resolveu esculpir animais para decoração externa. Seu primeiro modelo foi um pato, inspirado em um animal de verdade que foi adquirido por ele para servir de referência.

Então, tentando dar prosseguimento na linha, Featherstone conheceu a exótica ave em uma matéria da revista National Geographic. Na reportagem, os animais eram chamados de “bailarinas trajadas de rosa”, algo que chamou a atenção do designer. Assim, usando as fotos da publicação, esculpiu o produto em argila, em processo que demorou três semanas.

No mesmo ano, o produto foi disponibilizado para o mercado, vendido inicialmente em pares, com cada conjunto tendo o preço de US$ 2. E foi um sucesso instantâneo, com milhões de unidades vendidas, principalmente em residências de classe média.

Com o passar do tempo, o adereço se consagrou como um dos ícones do estilo kitsch, sendo impulsionado pelo movimento Pop Art. Tendo falecido em 2015, Don Featherstone viu sua ave ser replicada no mundo todo, em diversas formas. Em seu velório, foram usados panos estampados com flamingos rosas, como forma de homenagear seu principal trabalho.

Após um período de ostracismo, o flamingo rosa de plástico voltou com tudo nos últimos anos. Em 2014, a ave foi incluída na coleção do estilista norte-americano Marc Jacobs. De lá pra cá, já tendo aparecido em desfiles das passarelas de Milão e em figurinos de famosas, o animal voltou a fazer muito sucesso, tanto em sua forma de plástico como em estampas de vestidos e adereços.

E você já sabe: se está em evidência, a ABCasa está de olho. Diversos associados oferecem produtos baseados no flamingo rosa de plástico e esses itens poderão ser conferidos na ABCasa Fair, de 21 a 25 de fevereiro, no Expo Center Norte, e na primeira edição da ABCasa Natal & Festas, de 30 de maio a 2 de junho, no Anhembi.

Participe da quarta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 21 a 25 de fevereiro de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está em busca de tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: https://abcasa.org.br/credenciamento

X