Derek Miller, vice-presidente da IHA, fala sobre a história e a importância do Prêmio gia

Desde a sua criação, no ano 2000, o IHA Global Innovation Awards (gia), da International Housewares Association, cresceu rapidamente para se tornar uma das honrarias de maior prestígio no varejo de utilidades domésticas.

Até o momento, mais de 400 varejistas, de cerca de 50 países, em seis continentes, experimentaram em primeira mão o que significa ganhar o gia em seu país e viajar para Chicago para competir nas finais globais do International Home + Housewares Show.

Para ajudar os varejistas brasileiros a entender melhor como o gia ganhou estatura para se tornar uma honra tão valiosa, recentemente entrevistamos Derek Miller, vice-presidente de marketing global da International Housewares Association (IHA). Juntamente com o International Home + Housewares Show, o IHA é o patrocinador global do gia.

Por que o IHA criou o gia?

Derek: Sentimos a necessidade de fornecer reconhecimento nacional e mundial pela excelência no varejo de utilidades domésticas. Uma extensa pesquisa no final dos anos de 1990 indicou que não havia nenhum prêmio especialmente criado para homenagear os varejistas por suas realizações em alcançar o consumidor com práticas de negócios inovadoras e exibições criativas de merchandising visual.

Quando o gia foi oficialmente lançado?

Derek: Lançamos oficialmente o gia no International Home + Housewares Show, em 2000, juntamente com 13 parceiros de publicações comerciais de housewares inaugurais de todo o mundo. Os primeiros prêmios foram concedidos a varejistas dos cinco continentes na Feira Internacional de Utilidades Domésticas e Utilidades Domésticas de 2001.

Quantos países temos atualmente no gia?

Derek: Atualmente, temos 29 patrocinadores do gia, publicações sobre comércio de utilidades domésticas, gerenciamento de programas nacionais em seus países e territórios. Juntas, essas revistas alcançam varejistas em mais de 50 países. E a lista de participantes continua crescendo a cada ano.

Qual é o papel da International Home + Housewares Show no programa global da gia?

Derek: Uma vez que cada patrocinador nacional escolheu seu vencedor anual, o processo do gia global começa em Chicago. Ela culmina em nosso Show, em março, onde todos os vencedores são amplamente honrados. Além disso, o Júri de Especialistas Globais seleciona até cinco homenageados globais do gia.

Por que um varejista deve participar do gia?

Participar do gia é um ótimo processo de aprendizado. Muitos vencedores nos disseram que uma das coisas mais benéficas em participar é que trabalhar com as informações e materiais do gia realmente fez com que eles dessem uma olhada em seus negócios – o que eles fazem certo e o que ainda poderiam fazer melhor, tudo nos processos e detalhes.

O que também é visto como muito benéfico são as várias oportunidades educacionais e de benchmarking na International Home + Housewares Show, em Chicago. Networking com os outros varejistas de gia de todo o mundo e as discussões e conselhos dos jurados especializados trazem novas ideias e inspiração – ferramentas para desenvolver ainda mais o negócio.

Além disso, ganhar o Prêmio gia significa que sua loja é globalmente reconhecida e recompensada por inovação e excelência, e que sua empresa pertence ao grupo dos melhores varejistas de utilidades domésticas em todo o mundo. Então, é um grande encorajamento e, muitas vezes, um abridor de portas.

Como um varejista pode melhorar suas chances de ganhar o gia?

O Prêmio gia foi criado com o objetivo de promover a inovação e a excelência no varejo de utilidades domésticas em todo o mundo. Os critérios de avaliação incluem várias categorias de negócios:

  • Missão geral, visão e estratégia
  • Design e layout da loja
  • Visual merchandising, displays e vitrines
  • Marketing, publicidade e promoções
  • Atendimento ao cliente e treinamento de equipe
  • Inovação

Então, na verdade, trata-se de todos os aspectos do varejo, sendo a inovação a palavra-chave: como você está inovando nas práticas de negócios, desde atendimento ao cliente até campanhas de marketing e de acessórios de loja até exibições de produtos. O importante, é claro, é que os varejistas que participam realmente analisem seus negócios e contem sobre as inovações que fazem, incluindo exemplos de campanhas promocionais criativas ou formas especiais de motivar a equipe, por exemplo.

Além disso, é muito importante fornecer boas fotos da loja e as melhores exibições. Além de visual merchandising e displays sendo um elemento importante no julgamento geral da competição, há um prêmio especial global para este componente, o prêmio Martin M. Pegler de Excelência em Visual Merchandising.

Por que é tão prestigioso pertencer ao clube dos vencedores do gia?

Derek: Os vencedores nacionais do gia são verdadeiramente os maiores varejistas de utilidades domésticas em seus respectivos países. Primeiro, eles recebem um amplo reconhecimento nacional por suas realizações. Em seguida, convidamos os vencedores para irem a Chicago, para nosso Show, onde serão homenageados em um palco global. Há uma exclusiva e elegante noite de gala, uma exibição de fotos especiais no piso da exposição e banners grandes mostrando as melhores configurações de visual merchandising de cada vencedor. Além disso, os vencedores se beneficiam da extensa exposição à imprensa global, além da chance de interagir com os melhores entre os varejistas de utilidades domésticas. Os vencedores nos dizem repetidas vezes qual foi o impacto positivo que um vencedor do gia teve em seus negócios.

Quanto tempo é preciso para coordenar o gia?

Derek: É realmente um processo de um ano. Uma vez que os patrocinadores nacionais tenham escolhido seus vencedores, os portfólios dos varejistas são enviados para o júri global, que posteriormente selecionará até cinco gia Global Honorees no International Home + Housewares Show, em março. Ao mesmo tempo, nós da IHA planejamos todas as atividades e eventos do gia em nosso Show e coordenamos os itinerários de viagem dos vencedores.

Por último, que mensagem especial você tem para os varejistas brasileiros?

Derek: Eu quero encorajar os mais inovadores varejistas de artigos para o lar a se apresentarem e participarem do programa gia Brasil para que o melhor dos melhores tenha a oportunidade de competir no programa global do gia. É uma experiência altamente gratificante e estimulante ser um vencedor nacional da gia e desfrutar de todas as honras em Chicago, no International Home + Housewares Show, que acontece entre os dias 2 e 5 de março.

As inscrições para o Prêmio gia podem ser feitas no site www.premiogia.com.br.

X