Design, arte, urbanismo e patrimônio foram abordados no Fórum Mundial Niemeyer, apoiado pela ABCasa

“As pessoas gostam de organizar o seu espaço e o designer de interiores, na sua formação específica, leva em conta a singularidade dos indivíduos”, disse a professora da escola de Belas Artes da UFRJ, Nora Geoffroy, na palestra de abertura do Fórum Mundial Niemeyer, realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 19 de outubro.

O encontro que, ao longo de 4 dias discutiu propostas, projetos e práticas efetivas relacionadas ao design, à arte, urbanismo e patrimônio que possam contribuir para um mundo mais solidário e humano, teve a ABCasa como uma de suas apoiadoras institucionais.

Organizado pelo Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas Científicas e Culturais, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RJ) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), o fórum reuniu 31 especialistas no Teatro Adolpho Bloch, que abordaram temas como a contribuição social do designer, a arte como elemento de inclusão social, gestão do patrimônio cultural e humanização das cidades por meio do tempo.

O designer Hans Donner, que criou a logomarca da Globo, durante palestra no teatro Adolpho Bloch

Esta última, do designer alemão radicado no Rio, Hans Donner, arrebatou a plateia. “A bola é a forma mais perfeita”, declarou Donner, ao falar de sua trajetória de sucesso na TV Globo e da importância da identidade visual para a relevância de marcas e produtos. Ele ainda compartilhou o seu processo criativo no desenvolvimento do Timension, relógio que traz o conceito de design do tempo e que se tornou um cobiçado gadget.

Saiba mais sobre o fórum em: http://www.institutoniemeyer.org/evento-forum-mundial.

X