Os resultados que o marketing de influência pode trazer aos negócios

Vivendo em uma época hiperconectada, empreendedores dos mais diversos segmentos entenderam que ter presença e relevância no ambiente digital não é mais apenas uma opção, mas sim uma necessidade básica para se manter competitivo no mundo dos negócios.

O leque de possibilidades é amplo, entretanto, a alternativa que mais tem se sobressaído em relação aos resultados é o marketing de influência.

O que é e como funciona o marketing de influência?

O princípio é simples! Quantas vezes você indicou a alguém um livro, uma música, um lugar ou qualquer outra coisa que tenha lhe proporcionado uma experiência agradável? Esse é um comportamento natural do ser humano; somos sociais, consequentemente compartilhamos informações o tempo todo.

É com base nesse comportamento que o marketing de influência se desenvolve, reunindo uma série de ações focadas em indivíduos que possuem forte apelo sobre um público de admiradores, e, por meio delas, acabam por criar um desejo coletivo.

Na internet, quem cumpre esse papel da melhor forma são os influenciadores digitais.

Quem são os influenciadores digitais?

A influência, que antes era feita através de grandes celebridades em programas de TV, comerciais, revistas, eventos e mais uma série de formatos que pareciam inalcançáveis ao público comum, agora tem uma nova fórmula: pessoas reais, falando de problemas e soluções reais, com tom informal, personalizado e interativo.

Nesse formato, os influenciadores criaram uma relação mais afetiva e próxima com os internautas e se tornaram referência para o público em estilo de vida, perfil e consumo.  Mas, isso não é algo que acontece exclusivamente de forma natural. Os seguidores são guiados por “gatilhos mentais”, mecanismo conhecido dentro do marketing como estímulos que influenciam diretamente em tomadas de decisão.

Percebendo o poder destas celebridades digitais dentro de seus nichos, as marcas decidiram se aliar aos influenciadores para divulgar seus produtos e serviços.

Como escolher os influenciadores digitais?

Um dos passos mais importantes a se definir na estratégia é saber quem será a personalidade a dar voz, cara e trazer credibilidade ao negócio.

Para escolher de forma correta, antes de tudo é preciso saber exatamente quem é o seu cliente, quais as suas vontades, classe social, desejos, faixa etária e todas as características que compõem o seu público-alvo.

Com a persona definida, é hora de usar algumas ferramentas para facilitar a busca do influenciador ideal. Nas redes sociais, um ótimo meio é rastrear postagens através de hashtags e da localização. Já em buscadores tradicionais, como o Google, é interessante procurar por blogs, vídeos e páginas que tenham relevância dentro do tema.

Mas se você preferir optar por um processo mais rápido, existem diversas agências e plataformas, como a influency.me, que disponibilizam perfis de influenciadores. Lá você pode escolher o influenciador digital que tem a cara da sua marca.

Antes de fechar a parceria, analise o histórico do influenciador, engajamento nas redes sociais, personalidade e, caso esteja dentro das suas expectativas, inicie a negociação.

Números que te farão procurar um influenciador agora mesmo

Segundo artigo divulgado na revista americana Entrepreneur em 2017, cerca de 92% dos consumidores confiam mais em recomendações feitas por indivíduos do que por marcas; 74% usam as redes sociais para decidir compras; e o conteúdo gerado por influenciadores traz 11 vezes mais resultados do que campanhas tradicionais.

Já a pesquisa Digital in 2018 Global Overview, da plataforma Hootsuite, revelou que o Brasil tem uma das populações mais ligadas à internet. Cerca de 76% está conectada e, destes, 85% navega uma média de nove horas por dia. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo de 2018, também somos o segundo país do mundo com mais visualizações de vídeos no YouTube e temos 24 personalidades na lista de canais mais influentes do site no mundo.

Todas essas fontes mostram o que o mundo corporativo já percebeu: o meio digital tem se revelado cada vez mais promissor. Utilize dessas oportunidades para impulsionar os seus negócios.

X