25jun
ABCasa participou de reunião do Ministério do Meio Ambiente para discutir implantação de Sistema de Logística Reversa
ABCasa

No último dia 11 de junho, a ABCasa participou de reunião no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília (DF), para discutir o Acordo Setorial de implantação do Sistema de Logística Reversa de embalagens em geral, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Ministério do Meio Ambiente

Representando a ABCasa, o advogado André Grassiotto se reuniu com membros da Coordenadoria Geral de Resíduos Sólidos, membros do setor empresarial e diversas associações não signatárias do Acordo Setorial, que reúne cerca de 20 associações em aproximadamente 60 municípios, para tratarem da logística reversa.

O Acordo Setorial é um contrato firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, para a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios que viabilizam a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, conceito que ganhou destaque na reunião, definiu que a atribuição de limpeza e de manejo urbano dos resíduos sólidos será feita de maneira individual e de responsabilidade de todas as partes envolvidas, sejam consumidores, empresários, fabricantes, importadores ou comerciantes. Essa responsabilidade está incluída nos dispositivos do acordo referentes à operacionalização, prazos, metas, controles, registros dos sistemas de logística reversa e penalidades.

André Grassiotto lembra que as discussões acerca dos níveis de responsabilidade de cada parte envolvida, assim como a melhor forma de cumprir as novas regras por parte das empresas que não aderiram ao acordo setorial ainda não estão finalizadas. Por isso, novas conversas deverão ocorrer com o Ministério do Meio Ambiente no futuro.

“Estas tratativas deverão seguir os termos de compromisso ou novas adesões ao acordo setorial já assinado, o que também demandará reflexão por parte da ABCasa e das demais Associações não signatárias”, explica Grassiotto.

Resultados alcançados em 2017

O Brasil vem se esforçando para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com relação à produção e consumo sustentáveis. Na agenda, há ações mundiais nas áreas social, econômica, ambiental e institucional. Divididas em 17 objetivos e 169 metas que devem ser alcançados até 2030.

O acordo setorial promove a reciclagem de embalagens através do plano de gestão de resíduos no contexto da logística reversa. Em 2017, a meta era reduzir em 19,8% a quantidade de embalagens pós-consumo destinadas a aterros sanitários. O objetivo foi cumprido, chegando a 29%, e os investimentos do setor chegaram a R$ 2,8 bilhões, no mesmo período.

Já o Sistema de Logística Reversa de Embalagens, implantado por um grupo de entidades representantes de produtores, usuários, importadores e comerciantes de produtos não perigosos, denominada Coalizão, alcançou 63% da população com ações em 732 municípios. Segundo relatório, 802 cooperativas foram apoiadas com cerca de 4 mil ações de estruturação na capacidade produtiva. Nos últimos cinco anos, foram instalados 2.082 pontos de distribuição voluntária (PEV).

Sabe onde encontrar as principais marcas, tendências e lançamentos do mercado de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores? Na ABCasa Fair 2018, de 17 a 21 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Estamos preparando tudo para oferecer o melhor ambiente para lojistas e profissionais fecharem excelentes negócios. O credenciamento é rápido e gratuito! Clique aqui e inscreva-se!

Leia Mais
22jun
Com 400 mil produtos, palestras e eventos especiais, próxima edição da ABCasa Fair será realizada em agosto
ABCasa Fair
Feira se consolida como o maior ponto de encontro do mercado de artigos para casa, decoração, utilidades domésticas, presentes, festas e flores da América Latina

ABCasa Fair

Mais de 50 mil pessoas são esperadas na próxima edição da ABCasa Fair, maior feira de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores da América Latina, que será realizada entre os dias 17 e 21 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Serão mais de 380 expositores, entre fabricantes, importadoras, distribuidoras e artesãos, que levarão aos 33 mil metros quadrados de pavilhão mais de 400 mil produtos, incluindo inúmeros lançamentos.

A feira, exclusiva para lojistas e profissionais do setor, é promovida pela ABCasa – Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores, que comemora o sucesso da segunda edição, realizada em fevereiro, e prepara os últimos detalhes para agosto.

A programação inclui palestras e talks com nomes de destaque no mundo da decoração, do design, do marketing e da economia, que vão compartilhar suas experiências e conhecimentos e dar dicas valiosas.

Entre os confirmados estão o arquiteto e apresentador Maurício Arruda, a jornalista  Miriam Leitão, a blogueira Chris Campos, o designer de móveis Pedro Franco, principal representante brasileiro no Salão do Móvel de Milão, a expert em mesa posta Cláudia Pixu, além dos executivos Claudilena Murro, especialista em automação, Fernando Souza e Maurici Júnior, referências na área de marketing digital.

Além disso, a ABCasa está fechando grandes parcerias para incrementar ainda mais o conteúdo da feira.

Uma delas é com a Pantone, referência mundial em controle e especificação de cores. Duas palestras serão apresentadas por Blanca Lliahnne, CEO da Lexus Groupe, distribuidora autorizada da Pantone no Brasil – a primeira vai falar sobre tendências internacionais de design e a segunda abordará a cor do ano. A Pantone também terá um lounge exclusivo e fará demonstração de produtos.

Outra importante aproximação foi feita com a WGSN Brasil, líder mundial em previsão de tendências. Luiza Loyola, gerente de contas e pesquisadora, e Eva Farah, especialista em comportamento e consumo de moda, ministrarão palestra na feira, sobre tendências para o mercado de interiores.

Prêmio gia

Mais uma importante atração da ABCasa Fair será o lounge do Prêmio gia, maior premiação mundial do varejo de artigos para casa. A etapa brasileira do prêmio, organizada pela ABCasa, será realizada em duas fases: na primeira, os cinco finalistas nacionais serão conhecidos durante a ABCasa Fair; a segunda fase virá em setembro, quando será realizado um jantar de gala para divulgação da loja que será a grande vencedora.

A loja campeã garante uma viagem para a feira International Home + Housewares Show, que acontecerá entre 2 e 5 de março de 2019, em Chicago, nos Estados Unidos, e sediará a etapa mundial do Prêmio gia, onde serão conhecidos os cinco vencedores.

Facilidades para os visitantes

Para auxiliar o público, a ABCasa Fair contará novamente com 17 linhas de transporte gratuito saindo de locais estratégicos de São Paulo, como hotéis, os aeroportos de Guarulhos e Congonhas e estações de metrô. Também existe uma parceria com a SPTuris, oferecendo serviço de concierge que indica atrações e pontos turísticos da capital paulista.

A ABCasa Fair oferece completa infraestrutura, incluindo praça de alimentação, cafés, guarda-volumes, área de descanso, pontos de recarga de celular e estacionamento, entre outras facilidades.

O credenciamento pode ser feito no site www.abcasafair.com.br.

Leia Mais
21jun
Novas regras para as fintechs de crédito podem beneficiar pequenas e médias empresas
Economia

Adquirir um empréstimo ou financiamento pode não ser tarefa fácil para os empreendedores de micros e pequenos negócios. Em muitos casos, os juros são altos ou a lucratividade da empresa não atende às exigências das grandes instituições financeiras. Para a assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), novas formas de oferta de crédito podem beneficiar pequenas e médias empresas. fintechs.

Em abril, o Banco Central (BC) anunciou as resoluções nº 4.656 e n.º 4.657, que alteraram a regulamentação das fintechs de crédito, autorizando-as a conceder financiamentos sem a intermediação de grandes bancos. De acordo com a Federação, as novas regras devem facilitar a aquisição de empréstimos para empresas, uma vez que essas fintechs possuem uma visão diferente com relação às exigências para aprovação.

Mudanças

As fintechs de crédito são startups com alto nível tecnológico que buscam formas de oferecer produtos do setor com mais praticidade. Antes de as resoluções serem divulgadas, essas startups eram obrigadas a ter um banco como parceiro, que eram os donos do dinheiro e responsáveis por ditar as exigências para o empréstimo.

Com a nova regulamentação do BC, elas poderão atuar de duas maneiras: como Sociedade de Crédito Direto (SCD), em que oferecem crédito com recursos próprios por meio da plataforma eletrônica; ou como Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), conhecido como peer-to-peer (P2P), em que a instituição serve como ponte entre credor e devedor. Nesse caso, o empréstimo é limitado ao máximo de R$ 15 mil por CPF ou CNPJ.

Para se enquadrarem, as statups financeiras que atuam com crédito terão que prestar contas e divulgar dados específicos ao BC, o que trará mais segurança ao cliente que buscar seus produtos.

A FecomercioSP ressalta que essa decisão cria um ambiente com mais concorrência, abrindo espaço para que a taxa média de juros de crédito cobrados pelas instituições financeiras (spread), que segundo dados de abril do BC estão em 41% ao ano (a.a.), caiam, combatendo, assim, mais um grande fator impeditivo da aquisição de crédito para grande parte empreendedores de micros e pequenos negócios.

Sabe onde encontrar as principais marcas, tendências e lançamentos do mercado de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores? Na ABCasa Fair 2018, de 17 a 21 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Estamos preparando tudo para oferecer o melhor ambiente para lojistas e profissionais fecharem excelentes negócios. O credenciamento é rápido e gratuito! Clique aqui e inscreva-se!

Leia Mais
21jun
Presidente da ABCasa divulga novidades no programa Radar Television
ABCasa

Otavio Neto, do programa Radar Television, veio até a sede da ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) conversar com o seu presidente, Renato Orensztejn.

Além de fazer um balanço do trabalho realizado em pouco mais de um ano e meio da associação, Renato contou ao programa quais as ações que estão sendo preparadas.

Uma delas é a realização de uma pesquisa com os números e informações completas do setor.

Outra acontecerá na ABCasa Fair, que traz neste ano para o Brasil o internacional Prêmio gia.

Confira o vídeo:

Sabe onde encontrar as principais marcas, tendências e lançamentos do mercado de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores? Na ABCasa Fair 2018, de 17 a 21 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Estamos preparando tudo para oferecer o melhor ambiente para lojistas e profissionais fecharem excelentes negócios. O credenciamento é rápido e gratuito! Clique aqui e inscreva-se!

Leia Mais
20jun
Derek Miller, vice-presidente da IHA, fala sobre a história e a importância do Prêmio gia
ABCasa Fair

Desde a sua criação, no ano 2000, o IHA Global Innovation Awards (gia), da International Housewares Association, cresceu rapidamente para se tornar uma das honrarias de maior prestígio no varejo de utilidades domésticas.

Até o momento, mais de 400 varejistas, de cerca de 50 países, em seis continentes, experimentaram em primeira mão o que significa ganhar o gia em seu país e viajar para Chicago para competir nas finais globais do International Home + Housewares Show.

Para ajudar os varejistas brasileiros a entender melhor como o gia ganhou estatura para se tornar uma honra tão valiosa, recentemente entrevistamos Derek Miller, vice-presidente de marketing global da International Housewares Association (IHA). Juntamente com o International Home + Housewares Show, o IHA é o patrocinador global do gia.

Por que o IHA criou o gia?

Derek: Sentimos a necessidade de fornecer reconhecimento nacional e mundial pela excelência no varejo de utilidades domésticas. Uma extensa pesquisa no final dos anos de 1990 indicou que não havia nenhum prêmio especialmente criado para homenagear os varejistas por suas realizações em alcançar o consumidor com práticas de negócios inovadoras e exibições criativas de merchandising visual.

Quando o gia foi oficialmente lançado?

Derek: Lançamos oficialmente o gia no International Home + Housewares Show, em 2000, juntamente com 13 parceiros de publicações comerciais de housewares inaugurais de todo o mundo. Os primeiros prêmios foram concedidos a varejistas dos cinco continentes na Feira Internacional de Utilidades Domésticas e Utilidades Domésticas de 2001.

Quantos países temos atualmente no gia?

Derek: Atualmente, temos 29 patrocinadores do gia, publicações sobre comércio de utilidades domésticas, gerenciamento de programas nacionais em seus países e territórios. Juntas, essas revistas alcançam varejistas em mais de 50 países. E a lista de participantes continua crescendo a cada ano.

Qual é o papel da International Home + Housewares Show no programa global da gia?

Derek: Uma vez que cada patrocinador nacional escolheu seu vencedor anual, o processo do gia global começa em Chicago. Ela culmina em nosso Show, em março, onde todos os vencedores são amplamente honrados. Além disso, o Júri de Especialistas Globais seleciona até cinco homenageados globais do gia.

Por que um varejista deve participar do gia?

Participar do gia é um ótimo processo de aprendizado. Muitos vencedores nos disseram que uma das coisas mais benéficas em participar é que trabalhar com as informações e materiais do gia realmente fez com que eles dessem uma olhada em seus negócios – o que eles fazem certo e o que ainda poderiam fazer melhor, tudo nos processos e detalhes.

O que também é visto como muito benéfico são as várias oportunidades educacionais e de benchmarking na International Home + Housewares Show, em Chicago. Networking com os outros varejistas de gia de todo o mundo e as discussões e conselhos dos jurados especializados trazem novas ideias e inspiração – ferramentas para desenvolver ainda mais o negócio.

Além disso, ganhar o Prêmio gia significa que sua loja é globalmente reconhecida e recompensada por inovação e excelência, e que sua empresa pertence ao grupo dos melhores varejistas de utilidades domésticas em todo o mundo. Então, é um grande encorajamento e, muitas vezes, um abridor de portas.

Como um varejista pode melhorar suas chances de ganhar o gia?

O Prêmio gia foi criado com o objetivo de promover a inovação e a excelência no varejo de utilidades domésticas em todo o mundo. Os critérios de avaliação incluem várias categorias de negócios:

  • Missão geral, visão e estratégia
  • Design e layout da loja
  • Visual merchandising, displays e vitrines
  • Marketing, publicidade e promoções
  • Atendimento ao cliente e treinamento de equipe
  • Inovação

Então, na verdade, trata-se de todos os aspectos do varejo, sendo a inovação a palavra-chave: como você está inovando nas práticas de negócios, desde atendimento ao cliente até campanhas de marketing e de acessórios de loja até exibições de produtos. O importante, é claro, é que os varejistas que participam realmente analisem seus negócios e contem sobre as inovações que fazem, incluindo exemplos de campanhas promocionais criativas ou formas especiais de motivar a equipe, por exemplo.

Além disso, é muito importante fornecer boas fotos da loja e as melhores exibições. Além de visual merchandising e displays sendo um elemento importante no julgamento geral da competição, há um prêmio especial global para este componente, o prêmio Martin M. Pegler de Excelência em Visual Merchandising.

Por que é tão prestigioso pertencer ao clube dos vencedores do gia?

Derek: Os vencedores nacionais do gia são verdadeiramente os maiores varejistas de utilidades domésticas em seus respectivos países. Primeiro, eles recebem um amplo reconhecimento nacional por suas realizações. Em seguida, convidamos os vencedores para irem a Chicago, para nosso Show, onde serão homenageados em um palco global. Há uma exclusiva e elegante noite de gala, uma exibição de fotos especiais no piso da exposição e banners grandes mostrando as melhores configurações de visual merchandising de cada vencedor. Além disso, os vencedores se beneficiam da extensa exposição à imprensa global, além da chance de interagir com os melhores entre os varejistas de utilidades domésticas. Os vencedores nos dizem repetidas vezes qual foi o impacto positivo que um vencedor do gia teve em seus negócios.

Quanto tempo é preciso para coordenar o gia?

Derek: É realmente um processo de um ano. Uma vez que os patrocinadores nacionais tenham escolhido seus vencedores, os portfólios dos varejistas são enviados para o júri global, que posteriormente selecionará até cinco gia Global Honorees no International Home + Housewares Show, em março. Ao mesmo tempo, nós da IHA planejamos todas as atividades e eventos do gia em nosso Show e coordenamos os itinerários de viagem dos vencedores.

Por último, que mensagem especial você tem para os varejistas brasileiros?

Derek: Eu quero encorajar os mais inovadores varejistas de artigos para o lar a se apresentarem e participarem do programa gia Brasil para que o melhor dos melhores tenha a oportunidade de competir no programa global do gia. É uma experiência altamente gratificante e estimulante ser um vencedor nacional da gia e desfrutar de todas as honras em Chicago, no International Home + Housewares Show, que acontece entre os dias 2 e 5 de março.

As inscrições para o Prêmio gia podem ser feitas no site www.premiogia.com.br.

Leia Mais
19jun
Prêmio gia: Brasil poderá ter a melhor loja de artigos para casa do mundo
ABCasa Fair

ABCasa assume a organização da etapa nacional da tradicional premiação anual realizada pela IHA, dos Estados Unidos

Lojas de todo o Brasil poderão participar da maior premiação mundial do varejo de artigos para casa. Trata-se do Prêmio gia (Global Innovation Awards), cuja etapa nacional estará, a partir da próxima edição, a cargo da ABCasa – Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores.

O Prêmio gia foi criado em 2000 pela IHA (International Housewares Association), sediada nos Estados Unidos. Reunindo cerca de 40 países, a premiação tem como principal objetivo estimular a evolução do setor, analisando características específicas visando, principalmente, a inovação.

Realizado anualmente, o Prêmio gia acontece em duas etapas: nacional e internacional. A etapa nacional é realizada por uma publicação ou associação responsável em cada país – o que, no Brasil, será responsabilidade da ABCasa.

Para a etapa internacional, todas as lojas vencedoras dos países participantes são avaliadas por um júri especializado, onde cinco estabelecimentos são premiados como as melhores lojas de varejo de produtos de artigos para casa do mundo, recebendo o Prêmio gia Global Honorees.

Etapa nacional

A etapa brasileira do Prêmio gia será realizada em duas fases: os cinco finalistas nacionais serão conhecidos durante a próxima edição da ABCasa Fair, maior feira da América Latina de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores, que acontecerá entre 17 e 21 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O evento terá, inclusive, um lounge totalmente dedicado à premiação.

As lojas inscritas serão julgadas por uma comissão formada por profissionais qualificados do segmento, que vão analisar as seguintes categorias: Missão, Visão e Estratégia; Design e Layout da Loja; Visual Merchandising; Vitrines e Displays; Marketing, Publicidade e Promoções; Atendimento ao Cliente e Treinamento de Equipes; e Inovação.

A segunda fase virá em setembro, quando será realizado um jantar de gala para divulgação da loja que será a grande vencedora.

A loja campeã garante uma viagem para a feira International Home + Housewares Show, que acontecerá entre 2 e 5 de março de 2019, em Chicago, e sediará a etapa mundial do Prêmio gia, onde serão conhecidos os cinco vencedores.

“Não medimos esforços para trazer o Prêmio gia ao Brasil. Será uma premiação muito séria, com profissionais de renome no júri e uma grande festa para reconhecer as melhores lojas do Brasil. Os vencedores terão visibilidade internacional, concorrendo com estabelecimentos do mundo inteiro, tornando-se referência do setor”, explica o presidente da ABCasa, Renato Orensztejn.

Mais informações sobre o Prêmio gia poderão ser encontradas no site www.premiogia.com.br.

Leia Mais