Inaugurada no MorumbiShopping, no dia 23 de agosto de 2018, a mega store de 450 m2 da CacauShow é obra da RomeroLab, estúdio de arquitetura e design fundado por Tatiana Romero que, junto da equipe envolvida, utilizou metodologias do Design Thinking e Mindset, Design de Serviços, Design Ops, Journey Design, User Experience (UX) e User Interface desde a ideação até a realização do projeto.

Em 2016, foi na crise econômica e mudança de comportamento do consumidor que a designer de interiores enxergou a necessidade de se preparar para o que chamou de novo mundo, iniciando seus estudos no Instituto Europeo di DesignIED SP – no curso de One Year em Retail Design & Visual Merchandising e na Pós-graduação em Design Estratégico.

“A Tatiana sempre foi muito interessada nas aulas e sempre construtiva com os professores e a turma. Seu projeto final de One Year ganhou menção honrosa pela Retail Design Institute – RDI – com bastante maturidade projetual. Não há preço que pague esta satisfação que tenho diante de trabalhos como este e tantos outros que já vi por aqui”, relata a coordenadora e professora Cintia Lie.

“(…) foi incrível poder ‘colidir’ meus anos de experiência em projetos de varejo com todo esse conhecimento intenso que os dois cursos proporcionaram (…) para construir futuros desejados – e não depender de esperar a chegada de futuros possíveis ou prováveis”, conta Tatiana, “e agora, em agosto de 2018, no mês de entrega do meu trabalho de conclusão de curso, também inauguramos um novo projeto”, no qual diz ter colocado “toda essa explosão de inovação e design que resultou na mega store”.

Sob o conceito “A Floresta Show do Cacau”, o projeto foi desenhado para levar o público a uma experiência multissensorial pela cadeia produtiva do chocolate por meio do foco na experiência do usuário (UX) e interface com o mesmo, a fim de comunicar a potência da marca além de gerar conteúdo e intercâmbio com o consumidor.

Estímulos visuais, olfativos e auditivos atraem o público à loja, que com uma fachada integrada ao Shopping, sem divisão de pisos e com iluminação luz do dia, oferece naturalidade à experiência e traz um ambiente como extensão do outro.

O design interno da loja, guiado pelo Journey Design e aliado à paisagem sonora e à iluminação, sugere sutilmente um trajeto a ser percorrido, enquanto a atenção se volta ao mobiliário, assinado por Paulo Alves, que dialoga com os produtos e com suas histórias.

Junto ao design de produtos e serviços, a experiência do consumidor desempenha papel central no projeto, trazendo as diferentes estações que a arquitetura abarca como pontos de contato com os visitantes, oferecendo programação de cursos e workshops além do espaço comercial tradicional, cuja interação é estendida na comunicação verbal e visual entre produto e consumidor sustentada pelo design gráfico.

A flagship já é um sucesso e ganha cada dia mais destaque no piso térreo do Shopping, provando que o design e suas vertentes como pensamento e estratégia são dispositivos aliados na identificação, desenvolvimento e atendimento das demandas atuais do mercado e do novo consumidor.

Informações técnicas

Área: 450 m2 | Local: Piso térreo, MorumbiShopping | Retail Design: RomeroLab | Cenografia: Pedro Alcântara | Mobiliário: Paulo Alves | Marketing, operações, arquitetura, produto: Cacau Show

Texto: Amanda Obara (IED)

Fotos: Fábio Tashiro

Participe da primeira edição da ABCasa Natal & Festas, promovida pela ABCasa – Associação Brasileira de decoração, artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festa e flores – representante oficial do setor. A feira será realizada de 30 de maio a 2 de junho, no Pavilhão Anhembi. A Natal & Festas te colocará em contato com as maiores empresas do segmento, além de revelar as principais tendências e lançamentos do país e do mundo. A estrutura terá o mesmo padrão de atendimento e serviços da ABCasa Fair. Saia na frente e faça o seu credenciamento agora mesmo pelo site https://abcasanatalefestas.com.br/credenciamento/.

Tags: , , , , ,