Saiba como montar uma linda mesa posta para a Páscoa

Além da reflexão e comemoração cristã da ressurreição de Cristo, a Páscoa é marcada pelos tradicionais ovos de chocolate e pela decoração característica com pegadas de coelhos, toalhas comemorativas, velas, e muitas outras peças.

Pensando em ideias para tornar essa Páscoa ainda mais memorável, a ABCasa convidou a Ana Carla, especialista em mesa posta, que está há mais de cinco anos no mercado e comanda a empresa Põe na Mesa Decor, para dar dicas de como arrasar na decoração.

De acordo com a profissional, o primeiro passo, e mais importante, é usar e abusar da liberdade poética para decorar a sua própria casa. Não é preciso seguir a regra francesa ou a americana à risca, como manda o manual.

“Essas regras de etiqueta referentes ao posicionamento da louça e dos talheres servem como referência, algo apenas para nortear a montagem da mesa”, explica.

Livre para compor o ambiente como quiser, é importante se atentar a posição de alguns objetos, apenas para facilitar o momento da refeição e guiar o convidado sobre o que será servido antes e depois. Por exemplo, a faca deve ficar do lado direito do prato e o garfo do lado esquerdo.

“Nada impede o anfitrião de juntar os talheres em cima do prato, por exemplo, e colocar uma flor em cima para dar um charme todo especial”, sugere a profissional.

Mesa posta de café da tarde

Ana Carla montou uma mesa de café da tarde com elementos da Páscoa, que ficou harmoniosa e bonita sem se tornar alegórica. A especialista deu dicas de como dispor as peças e agradar os convidados.

Para começar a montagem da mesa, Ana Carla sugere a utilização de uma toalha xadrez, com cores leves e posicionada sobre o móvel no sentido contrário. Outra indicação também é utilizar sousplat de crochê, que trazem um ar de aconchego e de conforto caseiro à decoração.

“Comecei colocando na mesa os elementos que eu já tinha: as xícaras florais, que combinam com qualquer ocasião, os pratos em flor, que trazem um detalhe especial ao ambiente, guardanapos em poá, que não saem de moda nunca, e alguns mimos especiais para lembrar a época da Páscoa”, conta a profissional.

Para completar a decoração da mesa, ela utilizou coelhinhos de cerâmica, pequenos ovos que podem ser utilizados para servir iogurtes ou outras sobremesas e uma boleira com um coelho de ponta cabeça.

Mesa posta de jantar de Páscoa

Se investir em um enxoval de mesa completo para a Páscoa não é uma opção, Ana Carla sugere peças neutras que possam ser utilizadas o ano todo, mas ressalta a importância de buscar objetos temáticos para utilizar na mesa de jantar, como um porta-guardanapo em formato de coelho, por exemplo.

Os pratos do dia a dia podem ser utilizados no jantar, desde que se busque um elemento de ligação com os objetos dispostos na mesa. Na composição montada por Ana Carla, os pratos com estampas de flores combinaram com o arranjo de flor elaborado exclusivamente para a comemoração.

“Abuse da criatividade e da imaginação. Aqui os arranjos foram montados dentro e fora de uma gaiola, o que trouxe à mesa um ar de inovação”, explica.

Na mesa posta montada pela profissional, foram utilizados jogos americanos, guardanapos de tecido e pratos para duas refeições – entrada e prato principal. “Em relação aos talheres, existe uma regrinha muito simples para dispô-los na mesa. Tudo que é feminino, como colher, faca e taça, deve ficar do lado direito do prato, enquanto tudo que é masculino, como o garfo, deve ficar do lado esquerdo”, explica.

Ainda pensando nos detalhes, uma peça pequena que leva um charme especial à mesa e que poucas pessoas se lembram de utilizar é o descanso de talher. Na composição da especialista, a peça de porcelana serve para apoiar os talheres cada vez que o convidado for se servir, evitando assim sujar a toalha.

Para finalizar a composição da mesa de jantar, a dica da especialista é utilizar flores, que irão proporcionar leveza à decoração da mesa. “Evite arranjos muito grandes que impeçam os convidados de conversarem entre si e flores que tenham o aroma muito forte, pois podem incomodar na hora da refeição”, finaliza Ana Carla.

Participe da primeira edição da ABCasa Natal & Festas, promovida pela ABCasa – Associação Brasileira de decoração, artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festa e flores – representante oficial do setor. A feira será realizada de 30 de maio a 2 de junho, no Pavilhão Anhembi. A Natal & Festas te colocará em contato com as maiores empresas do segmento, além de revelar as principais tendências e lançamentos do país e do mundo. A estrutura terá o mesmo padrão de atendimento e serviços da ABCasa Fair. Saia na frente e faça o seu credenciamento agora mesmo pelo site https://abcasanatalefestas.com.br/credenciamento/.

X