Consumidor pretende antecipar compras de Natal na Black Friday

De acordo com previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas no período do Natal deverão crescer 2,3% em todo o Brasil. Por isso, muitos consumidores estão de olho na Black Friday para antecipar suas compras de fim de ano.

Segundo revela uma pesquisa divulgada pelo site comparador de preços Zoom, 95% dos consumidores desejam comprar na Black Friday, que neste ano cairá em 23 de novembro, sendo que 62% pretendem antecipar as compras de Natal como estratégia para economizar e 57% disseram que vão gastar mais de R$ 1.000 na promoção anual.

A pesquisa ainda revela que 67% dos entrevistados não desejam comprometer o 13º salário com compras; 58% dizem que fizeram uma reserva para aproveitar as promoções e que para 77% dos consumidores, o preço é o fator determinante para fechar a compra.

As categorias de produtos mais desejadas são: eletrônicos (53%), eletrodomésticos (52%), celulares/smartphones (50%), artigos de informática (38%) e itens de casa e decoração (23%).

Segundo Thiago Flores, CEO do Zoom, a Black Friday já está consolidada no mercado brasileiro. Na pesquisa desse ano, assim como nos anteriores, mais de 90% dos participantes afirmaram que pretendem aproveitar a data. “Isso mostra que os varejistas já estão com operações maduras para apresentar descontos expressivos durante o evento”, explica.

Vale ressaltar que, a partir de 2019, o mercado de Natal e festas ganhará um novo evento. Trata-se da ABCasa Natal & Festas, que terá sua primeira edição promovida entre 30 de maio e 2 de junho, no Anhembi, em São Paulo (SP).

A iniciativa é da ABCasa – Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores, que já realiza, duas vezes por ano, com grande sucesso, a ABCasa Fair, maior feira de artigos para casa e decoração da América Latina.

Com a participação já confirmada das maiores empresas do segmento, a ABCasa Natal & Festas será destinada a lojistas, decoradores, arquitetos, promotores de eventos e todos os profissionais desse setor, que registra excelentes números anuais.

X