Dourado, rosa pastel e jardins internos estão com tudo na CasaCor Rio

Até 30 de novembro, acontece no Rio de Janeiro a 27a edição da CasaCor Rio. A ABCasa foi lá conferir as novidades e tendências. Neste ano, os organizadores optaram por fazer o evento no AQWA Corporate, primeiro prédio idealizado no Brasil pelo arquiteto Norman Foster – criador das lojas da Apple.

A aposta da mostra é a convergência de espaços: morar, trabalhar e se divertir em um mesmo lugar. São aproximadamente 40 equipes de arquitetos, designers de interiores e paisagistas que, em um espaço de 10 mil m², apresentam trabalhos conceituais, demonstrando que é possível a utilização de um ambiente de várias formas.

A CasaCor, pela primeira vez realizada no centro do Rio, conta com projetos de lofts, estúdios e ambientes de convivência, além de lojas. Profissionais renomados estão por lá, entre eles David Bastos, Gisele Taranto, Ivan Rezende, Mauricio Nobrega, Paola Ribeiro, Alessandro Sartore, Mario Santos, Joy Garrido, André Piva e Vanessa Borges, Jorge Delmas, Guto Indio da Costa e muitos outros.

Os ambientes apresentados trazem decoração para espaços pequenos e versáteis, em que a quantidade de paredes é reduzida e a iluminação natural, valorizada. Os itens de inspiração do momento são tijolos, tubulações aparentes, madeira, metal e bastante concreto.

Objetos de um de nossos associados, Lilian Design, em um dos ambientes da CasaCor Rio

Objetos de um de nossos associados, Lilian Design, em um dos ambientes da CasaCor Rio.

Natalia Ribeiro, da ABCasa TV, esteve na inauguração da mostra e nos contou o que é destaque por lá. “O dourado é uma grande novidade, veio bem marcante, principalmente nos detalhes dos mobiliários, que também mudaram, com linhas orgânicas cada vez mais presentes”, afirma. Ela notou ainda que o rosa pastel e o coral são cores predominantes nos projetos.

Vidros também se destacam, revisitando o passado. “A Florence fez uma releitura inusitada dos vidros das décadas de 70 e 80, o que tem dado muito charme e personalidade aos projetos”, diz Natalia. “A Deca trouxe metais foscos e muito design nas cubas, o que permite usá-las em espaços gourmet e ambientes integrados, além dos banheiros”, completa.

A pegada ecológica é outra tendência marcante. E a dica para imprimir mais verde nos ambientes são os jardins verticais, feitos com plantas permanentes. “Notei uma preocupação geral de tentar trazer a natureza para dentro do lar, de forma a adaptá-la à vida moderna”, finaliza Natalia.

Confira a entrevista que fizemos com Patrícia Mayer, sócia-diretora da CasaCor:

Casa Cor Rio

  • De 24/10 a 30/11/17
  • De terça-feira a domingo, e feriados, das 12h às 21h
  • Aqwa Corporate: Via Binário do Porto, 299 – Santo Cristo, Rio de Janeiro – RJ
  • abril.com.br/mostras/rio-de-janeiro/
X