O catálogo de cores que antecedeu a Pantone

A organização e harmonização das cores parece habitar o imaginário criativo humano há anos.

Mesmo antes do sistema de cores organizado pela empresa de Lawrence Herbert – a Pantone Inc., fundada em 1962 -, um maravilhoso livro, datado de 1692 (271 anos!!!), já trazia um guia de cores.

Escrita em holandês, a obra, com edição única, apresenta diferentes tonalidades de cores aquareladas, todas feitas à mão por “A. Boogert”, e foi nomeado como “Tratado de cores para pintura aquarela”.

De cunho educativo, a obra foi digitalizada pela Biblioteca Méjanes, na França, e chama atenção pelo seu cuidadoso apelo estético.

Era de ouro

O século XVII, período de concepção do catálogo de Boogert, é conhecido como a Era de Ouro da Pintura Holandesa. Em 2014, Erik Kwakkel, historiador e pesquisador da Universidade de Leiden, contextualizou em seu blog a época de criação do tratado.

Ele comentou que o autor conseguiu demonstrar, na prática, diferentes tonalidades de cor, conseguidas com a adição de água. Ao fazer isso, ele teria criado uma apresentação visual que se assemelha às escalas de cores que temos atualmente.

Pioneiro

Boogert se demonstrou tão pioneiro, que um sistema de cores mais preciso e replicável surgiu em 1905 – pelo menos o que se tem registro.

“A Color Notation”, do pintor e professor de arte Albert Munsell, foi referência para a maioria dos sistemas e teorias sobre cor modernos, incluindo o da Pantone.

*Com informações do Nexo Jornal

X