Das passarelas para a sua casa, o xadrez Vichy nunca sai de moda

O xadrez sempre esteve entre as estampas preferidas de fashionistas de todos os estilos. E, de novo, a bola da vez é o xadrez Vichy. Só que, desta vez, a tendência das passarelas chegou com tudo em artigos de decoração, trazendo o charme retrô aos ambientes.

Xadrez Vichy

O ‘Vichy’ é aquele xadrez estilo piquenique. A diferença para outros xadrezes é que ele possui desenhos mais simplificados, com espaçamentos bem definidos, o que torna a divisão entre as cores ainda mais clara.

Origem

A padronagem teve origem na cidade francesa de Vichy, local conhecido pela fabricação de tecidos de algodão para aventais e camisetas. A sobreposição de xadrezes em tamanho médio é composta por duas cores, geralmente preto e branco, azul e branco ou vermelho e branco.

O ar da graça Vichy

A estampa, conhecida nos Estados Unidos, entrou para a moda entre os anos 1940 e 1950 em vestidos, saias rodadas, blusas de babados, roupas de banho e camisas. Podendo, inclusive, ser visto no estilo pin-up.

O principal destaque do xadrez Vichy é a atriz francesa Brigitte Bardot. Que escolheu a padronagem para confeccionar o seu vestido de noiva de seu segundo casamento, com o ator Jacques Charrier.

Decór

Para usar em ambientes, a dica é optar por itens como poltronas, estofados para cadeiras, almofadas, sofás, aparelhos de jantar, porcelanas e relógios de parede. Basta abusar da criatividade, que não tem erro. Afinal, um clássico nunca sai de moda!

X