Consumidor leva 90 segundos para decidir a entrada em uma loja

A arquiteta e designer de interiores Cris Paola, especialista em projetos para ambientes comerciais, trouxe dados estratégicos para lojistas, em sua palestra “Princípios para turbinar seu negócio”, realizada na ABCasa Fair.

Segundo ela, as pessoas levam 90 segundos para decidir se entram ou não dentro de uma loja após a visualização inicial, daí a importância da primeira impressão. “A vitrine é o convite para o cliente e uma boa vitrine pode aumentar em até 40% os resultados comerciais”, disse Cris para uma plateia concentrada em assimilar os seus ensinamentos.

Outro dado importante compartilhado por ela é que 80% das vendas são definidas dentro da loja, por isso a ambientação adequada do espaço é fundamental. “A iluminação tem que ser convidativa, assim como a temperatura, o aroma, o som ambiente e, claro, o atendimento.”

A distribuição dos produtos também não pode ser aleatória, para não causar certa confusão mental nos clientes. “Fuja da poluição visual, mas destaque os artigos em promoção”, frisou a arquiteta.

Quanto ao caixa, ela sugere que seja posicionado do lado esquerdo do espaço comercial. Isso porque há estudos que comprovam que 92% das pessoas são destras e, portanto, entram pelo lado direito e saem pelo lado esquerdo, o que permite planejar o trajeto do cliente e expor o mix de produtos de acordo com o foco das vendas.

“Mas procurem conhecer seu público alvo: quem tenta agradar a todos, não agrada a ninguém”, frisou Cris, destacando a importância de se ter um site na internet, nem que seja apenas para informar o endereço. “Hoje não existe mais loja física sem loja virtual”, finalizou.

Durante a ABCasa Fair, Cris Paola também participou do Espaço do Empreendedor prestando consultoria e convidando os visitantes a percorrerem o espaço sensorial, local onde puderam estar no lugar do cliente para compreender a importância da montagem de uma loja.

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