Decoração transforma um simples espaço em um local de aconchego, harmonia e felicidade

Sem ela, uma casa pode não significar um lar, um escritório pode ser um ambiente pesado e uma loja apenas um apanhado de mercadorias aleatórias. A decoração pode ser considerada a alma de um ambiente, é o que transforma um simples espaço em um local de aconchego, harmonia e felicidade.

Neste dia 30 de outubro é celebrado o Dia da Decoração e esta arte nunca esteve tão próxima das pessoas como agora. Já é coisa do passado acreditar que a decoração é um artigo de luxo. Sua importância vem crescendo e representa novos significados, como qualidade de vida e ganho de espaço.

Decorar um ambiente – seja dentro de casa, em jardins e varandas ou, até mesmo, em escritórios e lojas – é imprimir o “seu eu” no espaço. É reunir tudo que você precisa e julga importante – móveis, objetos, cores, luzes, entre outros – em harmonia para se sentir bem, aconchegado ou mais produtivo.

A decoração de um ambiente está nos detalhes. A cor das paredes e dos objetos, por exemplo, influenciam o humor e o comportamento da pessoa em certo nível. O azul tem um efeito de calma, enquanto o amarelo inspira confiança e o verde passa uma mensagem de equilíbrio.

Outro fator que interfere diretamente no ambiente é a iluminação, seja ela natural ou artificial. Uma iluminação bem planejada pode valorizar ainda mais os espaços.

Espelhos bem dispostos podem fazer com que o cômodo pareça maior do que é, por exemplo. Dependendo da luz selecionada, também é possível criar a sensação de calor ou frio, aconchego ou concentração no espaço.

A decoração se popularizou e é cada vez mais fácil encontrar ideias na internet. São inúmeras fotos e dicas criativas para quem quer transformar o seu mundo. Mas, mesmo com a decoração tão em evidência, por assim dizer, nem todo cidadão comum se sente preparado para decorar o seu espaço sozinho. Nesse caso, há profissionais que podem auxiliar, como o designer de interiores ou um arquiteto especializado em decoração.

Em sintonia com o proprietário do imóvel, os profissionais captam a necessidade e o jeito de ser do contratante e converte na escolha de peças ideais para o ambiente. É preciso entender elementos como tamanho, proporção, formas e revestimentos, além de cores, tecidos, fibras, texturas e iluminação… Tudo confluindo para que o design aproveite o melhor do espaço e resulte no ambiente perfeito, com conforto e praticidade.

Seja como for construída a decoração do seu “canto”, o importante é o resultado: proporcionar bem-estar.

Como dizia a lendária designer de interiores norte-americana Dorothy Draper, o importante é existir felicidade: “li em algum lugar que há uma regra de decoração que merece ser obedecida: para onde quer que se olhe, deve haver algo que nos faça feliz”.

Participe da quarta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 21 a 25 de fevereiro de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está em busca de tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: https://abcasa.org.br/credenciamento


Entre em contato

shares
X