Visual Merchandising: a estratégia visual que deixa sua loja atrativa para os clientes

Assim como a maioria das ações iniciadas dentro de um negócio, a forma como se expõem os produtos em um ponto de venda também deve ser pensada estrategicamente para gerar encanto e elevar os lucros do negócio. Essa prática se chama Visual Merchandising. Você conhece ou sabe como aplicá-la na sua loja?

Dentre os nossos sentidos, um dos mais utilizados é a visão, já que cerca de 80% dos apelos que absorvemos são visuais. Entendido isso, as grandes marcas têm se dedicado cada vez mais a aplicar técnicas de Visual Merchandising nos negócios. A técnica utiliza ensinamentos da arquitetura e da decoração para preparar toda a estrutura das lojas, levando em consideração aspectos comerciais que atraiam a atenção a garantam o conforto do cliente.

Mas antes que o VM traga resultados, é preciso definir qual o conceito da loja, qual a mensagem e imagem que a sua marca quer passar e quais os valores que ela defende.

Algumas perguntas podem te ajudar nesse momento: o desejo é por um ambiente moderno ou clássico? Com quais referências de decoração? Quer deixar claro algum valor, como a sustentabilidade, por exemplo? Estas são algumas questões que podem te ajudar a dar andamento ao projeto.

A máxima de que a primeira impressão é a que vale é muito pertinente no VM, que pensa com riqueza de detalhes em cada cenário a ser composto, da vitrine ao ambiente interno. Tudo deve ser estruturado com muita cautela para despertar o interesse do cliente já no primeiro contato.

Confira o que levar em consideração para desenvolver um bom projeto de VM para sua loja:

Decoração

A decoração precisa conversar com os produtos vendidos e com o público. Tenha em mente que é ela que conta a história da loja e cria uma atmosfera que o cliente vai guardar na memória. Ela pode ser sazonal ou permanente, e deve manter sempre a identidade da loja.

Utilize bem os espaços e agregue objetos que complementem a narrativa, como móveis, arranjos, aplicações e o que julgar pertinente.

Iluminação

A iluminação deve ser usada para atrair e facilitar a decisão de compra do cliente. Use-a como aliada ao destacar produtos que merecem visibilidade, criar cenários e para garantir um clima agradável que faça o cliente se sentir “em casa”.

Acessibilidade

É importante que o ambiente seja de fácil circulação, para que o cliente fique confortável para andar pela loja. Por isso, pense bem nos acessórios que vão compor a decoração da loja e se eles estão adequados ao espaço que você tem disponível.

Organização

Os produtos precisam estar expostos de modo que sejam facilmente encontrados. Siga uma lógica, separe-os por temas, segmentos ou até cores, e deixe objetos que se relacionem próximos uns dos outros.

Para você vender mais, uma dica imperdível: programe-se para a sexta edição da ABCasa Fair, de 11 a 15 de fevereiro de 2020, no Expo Center Norte. O credenciamento será aberto em breve!

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