Como manter sua equipe de vendas motivada

Um colaborador satisfeito e bem motivado pode ter uma produtividade 50% maior do que outros funcionários da sua loja. Valorizar sua equipe não serve apenas para gerar um bom clima organizacional, mas é uma das principais ferramentas para a saúde do seu negócio e, consequentemente, sua sobrevivência no mercado.

O capital humano de uma corporação pode sofrer muitas adversidades que atrapalham o seu rendimento, como um ambiente de trabalho pesado e uma política de incentivo financeiro desestimulante. Mas, de maneira geral, a insatisfação dos colaboradores é fruto de uma liderança mal exercida.

Lidar com processos, resultados e números é muito mais simples do que liderar pessoas. Cada indivíduo tem suas particularidades, anseios e motivações diferentes, então, recompensa financeira não é a “resposta de ouro” para a motivação de um colaborador.

Se você não quer correr o risco de ver o seu negócio afundar por ter uma equipe desmotivada, trabalhando “por trabalhar”, sem nenhuma vontade de estar na loja e atendendo aos clientes de qualquer maneira, confira algumas dicas de ações imediatas que separamos para você.

Primeiramente, faça com que cada um de seus colaboradores se sinta como parte da empresa, uma peça fundamental para o bom andamento do negócio. Aja diretamente com os funcionários ou tenha uma pessoa de confiança para fazer uma boa gestão dos recursos humanos, estimulando-os a atingir o melhor nível de desempenho.

Confira 10 dicas valiosas sobre o tema:

1. ESTEJA SEMPRE PRESENTE

O líder de uma corporação precisa estar sempre presente. Uma equipe que não vê sua referência máxima com regularidade pode acabar se desmotivando. Você não quer que seu colaborador tenha pensamentos como: “se ele não está se importando, por que eu vou me importar?”.

Mais do que cobrar resultados, estar junto à equipe permite inspirar os colaboradores e direcioná-los para os objetivos que você espera. Um líder presente – e preparado para lidar com questões do mundo empresarial – vai resolver conflitos, dificuldades comportamentais, desmotivação e outros problemas comuns.

2. PROPORCIONE UM AMBIENTE DE TRABALHO AMISTOSO

Além de condições básicas, como limpeza, boa iluminação e conforto, que vão proporcionar um clima de aconchego ao colaborador, o ambiente de trabalho precisa ser amistoso. Estimule os funcionários a colaborarem entre si e a compartilhar as mesmas ambições e objetivos dentro da empresa.

3. RECONHEÇA OS COLABORADORES PELO BOM TRABALHO DESEMPENHO

Motivar é, em síntese, reconhecer o desempenho de um profissional. Mesmo estimulando o trabalhando em equipe para que o ambiente seja mais leve, é possível sugerir competições saudáveis entre os colaboradores. O vencedor pode receber um prêmio ou incentivo que irá refletir na sua produtividade, impulsionando, dessa forma, a sua própria atuação e também as dos demais membros da equipe.

Algumas sugestões de recompensas: livro com temática voltada para o desenvolvimento profissional; bolsa para curso ou treinamento; viagem de férias; ou um jantar em algum restaurante da cidade.

4. ESTABELEÇA DESAFIOS

Desafiar seus funcionários fará com que toda a equipe se mantenha em movimento. No entanto, lembre-se de estabelecer desafios a curto prazo, pois assim a conquista de um objetivo irá motivar o colaborador a se manter em busca da superação de novos obstáculos.

Muitas pessoas respondem melhor ao trabalho se motivadas por desafios. Planeje metas alcançáveis e que levem, logicamente, à conquista de um objetivo maior da sua empresa.

5. CONHEÇA SUA EQUIPE

Um líder de respeito se preocupa em conhecer todos os membros de sua equipe, especialmente suas motivações e assuntos de interesse. Desta forma, é possível planejar ações de motivação personalizadas que tenham eficácia, considerando as diferentes aspirações de cada colaborador.

6. SEJA INSPIRADOR

Coloque as mãos na massa e esteja na linha de frente com os seus vendedores. Dê bons exemplos, mostre como o trabalho deve ser realizado e reforce periodicamente o conceito e a missão da sua empresa. Mostre para a sua equipe que você está ali para o que for preciso, unindo esforços em torno de um mesmo ideal.

7. OUÇA SUA EQUIPE E DÊ FEEDBACKS

Ter sugestões e queixas ouvidas pelo chefe é muito importante para o colaborador. Estimule-o sempre a dar opiniões, sugerir melhorias e dar ideias para a empresa. Contudo, preste atenção e realmente escute o que seu funcionário tem a dizer. Ao não demonstrar interesse, você poderá desestimulá-lo a se manifestar. Além disso, os feedbacks são fundamentais para o desenvolvimento do profissional. Portanto, faça questão de que ele saiba se está no caminho certo. Caso não esteja, aponte com cuidado o que deve ser aprimorado. O feedback deve ser periódico e construtivo: priorize mostrar caminhos para que melhorias possam ocorrer.

8. OFEREÇA BENEFÍCIOS DIVERSOS

Benefícios não são apenas recompensas em dinheiro, como um aumento salarial. Parcerias com empresas para oferecer vale-descontos ou vale-brindes aos seus funcionários são alternativas interessantes. Um bom exemplo é participar do programa ABCasa Benefícios, plataforma exclusiva da ABCasa para os profissionais do segmento de artigos para casa e decoração, que oferece descontos em centenas de estabelecimentos dos mais variados setores.

Seus funcionários passam muito tempo sentados ou vivem em situações que geram estresse? Já pensou em contratar um massagista para ir até a sua empresa cuidar de toda a equipe? Para o colaborador, é estimulante constatar que a empresa onde trabalha não se preocupa apenas com dinheiro, mas também com seu bem-estar e saúde.

9. CELEBRE AS VITÓRIAS

A equipe precisa saber que você valoriza todos os esforços realizados. Celebre cada conquista, ainda que esta seja considerada pequena. Elogios públicos são válidos, mas você pode motivar os colaboradores de outras formas. Que tal um café da manhã na empresa em algum dia da semana ou um almoço pago pela empresa quando alguma meta for atingida?

10. INVISTA EM CAPACITAÇÃO

Os treinamentos também são impor para manter uma equipe motivada. Além de municiar seus colaboradores com uma gama de conhecimentos úteis para
eles se desenvolvem nos campos profissional e pessoal. Entretanto, tome cuidado para que o processo de capacitação não seja algo chato e cansativo. Faça com que cada treinamento tenha um objetivo real e visível.

Para você vender mais, uma dica imperdível: programe-se para a sexta edição da ABCasa Fair, de 11 a 15 de fevereiro de 2020, no Expo Center Norte. O credenciamento será aberto em breve!

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