Confira dicas de conteúdo e planejamento para redes sociais com Jéssica Blanco, da Meg & Meg

Para além dos likes, as marcas com presença nas redes sociais têm a meta de se destacar produzindo conteúdos que criem um relacionamento com o seu público-alvo e, consequentemente, tragam resultados positivos para os seus negócios.

Essa tarefa requer observação, análise e MUITO trabalho. Você imagina por onde deveria começar para obter a conquista desse objetivo?

Para te ajudar nessa árdua missão, convidamos alguém que possui conhecimento de sobra na área e oferece dicas valiosas sobre o assunto.

Apresentadora de um talk na última ABCasa Fair, a designer Jéssica Blanco, o nome à frente da Meg & Meg, definida por ela como uma “papelaria fofa” (e acreditem, é mesmo!), bateu um papo com a gente e contou quais são as práticas valiosas para um upgrade nas redes sociais da sua marca.

Quer saber quais são as dicas? Confira abaixo a entrevista que fizemos com Jéssica Blanco, da Meg & Meg!

O Instagram da Meg & Meg é do tipo que, se você decide olhar apenas uma foto, se apaixona instantaneamente. E, quando se dá conta, já passou um bom tempo rolando as postagens.

Por isso, perguntamos para a Jéssica:

Quais os conselhos para que os empreendedores recém-chegados ao universo das redes sociais consigam se destacar?

“Eu daria muitos conselhos, mas acredito que o mais importante seja entender como funciona cada rede social e qual delas é a mais adequada para o seu negócio. O tipo de postagem que funciona em cada uma é diferente e conhecer todas essas particularidades te ajudará a criar o conteúdo adequado”, explica Jéssica.

De acordo com a especialista, é importante tentar sempre ser original, além de manter uma frequência de postagens e interagir com os seguidores o máximo possível. “Com essa aproximação, aos poucos as pessoas vão conhecendo o seu trabalho e se identificando com ele”, exemplifica.

Ao que tudo indica, a produção de conteúdo digital é a “bola da vez” para atrair e criar um relacionamento com o seu público-alvo.

E qual a linguagem que melhor funciona com o seu público?

É preciso lembrar que as pessoas são diversas. Sendo assim, um estilo de narrativa não vai funcionar para todos os públicos. Por isso, é tão importante que você saiba exatamente com quem você quer que a sua marca se comunique para só depois desenvolver um plano de comunicação.

“Para saber o que o seu público gosta e consome, pesquise quais influenciadores essas pessoas acompanham, além do que curtem e compartilham nas redes, por exemplo”, diz Jéssica, que faz ainda uma recomendação. “Tente encontrar, dentro do seu ciclo social, cerca de dez pessoas que você considera terem o perfil ideal para o seu negócio e veja quais são os hábitos delas. Caso tenha intimidade, converse sobre o assunto e colha informações sobre como utilizam cada rede social. Assim, você conseguirá entender que tipo de conteúdo vai agradar ao seu público-alvo”, afirma.

Após essa investigação, é provável que a sua cabeça comece a fervilhar com várias ideias, mas você precisará filtrar o que realmente funciona e o que seria interessante desenvolver, em quais datas, redes etc.

Para tirar tudo isso do campo das ideias, o ideal é criar um cronograma. Se você não sabe por onde começar, fique ligado em outra dica que a Jéssica compartilhou com a gente!

Como não ficar sem ideias de posts e não deixar nenhuma data ou assunto importante passar em branco?

Em sua rotina na Meg & Meg, Jéssica anota todos os pensamentos e depois constrói um calendário de postagens, onde ela e sua equipe realizam dois processos complementares.

“De início, fazemos um calendário anual de postagens e definimos mês a mês qual conteúdo será criado. Essa programação acaba sendo um complemento do nosso cronograma de lançamentos e nos ajuda muito a lembrar de datas comemorativas”, explica a especialista.

O calendário serve como um norte, mas Jéssica e sua equipe têm ideias todos os dias e, para não deixar nada de lado, deixam tudo marcado em um calendário virtual.

“Quando queremos falar sobre algo, normalmente o fazemos na mesma semana. Porém, caso isso demande mais tempo de criação, deixamos a ideia anotada e a encaixamos na agenda no momento ideal”, conta Jéssica.

Tendências!

Por fim, nossa equipe foi tomada pela ansiedade e fizemos uma última pergunta sobre tendências do segmento em que Jéssica atua!

A resposta foi: a utilidade do objeto. Cada vez mais os consumidores estão conscientes de suas compras. Então, quando adquirem algo, é necessário que seja um item muito especial ou que tenha uma funcionalidade importante.

“Tenho visto muitas marcas preocupadas em criar produtos de papelaria que contribuam com a rotina das pessoas e acho que os consumidores estão gostando bastante disso”, finalizou Jéssica.

Para conferir mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog ABCasa e nossas redes sociais.

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