Como manter um sistema de home office mais produtivo

Saiba como trabalhar em casa de forma a ser tão ou mais produtivo do que se estivesse no escritório:

• Comece planejando seus horários

Sim, é bom colocar o despertador para se lembrar dos horários de entrada, almoço e saída do trabalho. É necessário levar o profissionalismo e a rotina comuns do trabalho no escritório para casa, visando manter o foco e a qualidade.

• Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, diversas ferramentas de organização, vídeo-chamada e aplicativos (apps) estão disponíveis para ajudar no dia-a-dia. Está na hora de usá-las a seu favor. Confira algumas das principais:

  • Trello: ferramenta de organização excelente para compartilhar com sua equipe e, assim, viabilizar o trabalho em conjunto de forma simultânea (e a distância, claro).
  • Hangouts Meet: esta é uma das muitas ferramentas de chamada de vídeo que você pode usar para fazer suas reuniões. O WhatsApp, por exemplo, já conta com “salas de vídeo-chamada” para incluir a todos os membros de uma equipe na conversa.
  • Zoom Meetings: uma outra opção para videoconferência, mas com o diferencial de possibilitar a realização de webinários com até 10 mil pessoas conectadas.
  • WeTransfer: uma plataforma de uploads e downloads de arquivos em geral. A versão gratuita tem limite de 2GB por envio e limite de 7 dias para baixar o arquivo antes de expirar.
  • Clicksign: ao utilizar essa ferramenta, você pode enviar documentos assinados eletronicamente, com a devida validade jurídica.

• Aproveite melhor o seu tempo

Com o home office, você ganha o tempo que, até então, era necessário para realizar o deslocamento até a sede da empresa. Use isso a seu favor para traçar metas e desenvolver projetos. Também é possível aproveitar essa disponibilidade para analisar e entender as necessidades do seu mercado, estudando novos caminhos para se atingir os objetivos estabelecidos no planejamento. A reclusão deve servir como um tempo de aprendizado que pode servir, por exemplo, para buscar alternativas de cursos de aprimoramento à distância. Que tal?

• As vantagens também são financeiras

Pense na economia gerada pelo sistema de home office, evitando custos de deslocamento e alimentação, além dos gastos básicos para a manutenção de um escritório, como as contas de energia elétrica e água. Afinal, toda forma de reduzir despesas neste momento é bem-vinda.

• O conforto é motivacional

Você pode trabalhar de forma confortável, em ambiente leve, ameno e familiar. Como a atual situação impõe riscos à saúde, o home office tende a proporcionar até mesmo uma sensação de segurança, o que, em termos motivacionais, pode elevar sua produtividade.

• Segurança em primeiro lugar

Mesmo que você não pertença ao grupo de risco de contrair a COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus), deve ter pessoas próximas que se enquadram e, por isso, necessitam de cuidados especiais. Além disso, sabemos que muitas pessoas não têm a possibilidade de se isolar e precisam sair para continuar trabalhando. Evitar aglomerações é uma forma de prevenção também para essas pessoas. Por ser uma medida de precaução, o home office possibilita a todos que podem adotá-lo mais segurança.

Devemos nos empenhar ao máximo para proteger a saúde pública e passar por essa crise global da melhor forma possível. Compartilhe esse conteúdo para ajudar outras pessoas a continuar produzindo mesmo em situação de isolamento.

shares
X