Ferramentas virtuais ajudam a promover encontros com familiares e amigos

Em tempos de isolamento social por conta da epidemia causada pelo coronavírus (COVID-19), famílias que residem no mesmo lar agora estão mais próximas, o que tem melhorado a maioria dos relacionamentos, tanto entre maridos e esposas, quanto entre pais e filhos e até entre irmãos.

No entanto, o período de quarentena afastou os amigos e parentes dos encontros de finais de semana, almoços aos domingos, churrascos etc. O medo e os cuidados para evitar a disseminação do vírus também obrigaram muitas pessoas a cancelar eventos sociais, como festas de aniversário, happy hours, reuniões, casamentos, apresentações, entre outros.

Porém, como o brasileiro é criativo e não gosta de viver sozinho ou isolado, o mundo virtual vem se mostrando uma excelente alternativa para manter-se “próximo” de amigos e parentes. Os encontros e celebrações agora acontecem no ambiente virtual, por meio de recursos tecnológicos que conectam as pessoas.

Através das principais redes sociais que oferecem o recurso de videochat, grupos de até 50 pessoas podem se “reunir” para conversar, brincar, celebrar algum evento, ministrar palestras, entre outros de uma série de eventos que podem ser promovidos para a interação de pessoas em todo o planeta.

Listamos abaixo as principais plataformas gratuitas para chamadas de vídeo em computadores, notebooks, tablets e smartphones.

WhatsApp – O aplicativo mais utilizado em todo o mundo permite conversar com até quatro pessoas através de chamada de vídeo. Todas as pessoas envolvidas aparecem na tela dividida. Para iniciar uma reunião, abra o grupo que deseja, depois toque em “Chamada em grupo” e busque ou selecione os contatos que deseja adicionar à chamada. Por fim, toque em “Chamada de vídeo”.

Facebook Messenger – Uma das ferramentas que suporta o maior número de pessoas por videochamada. Com o aplicativo, até 50 pessoas podem participar da conversa. No entanto, a tela fica dividida em seis partes e só mostra quem estiver falando na hora. Para usar, basta clicar no ícone do Messenger ou na própria página do Facebook, no canto superior direito. Em seguida, selecione as pessoas ou o grupo e clique em “Câmera”. 

Skype – Lançado em 2003, é um dos primeiros aplicativos de conversa em vídeo on-line. Assim como o Facebook Messenger, o app da Microsoft permite conversas de vídeo com até 50 pessoas. Além das chamadas em áudio e vídeo, permite o compartilhamento da tela do computador. Para usar, é simples. Crie uma conta Microsoft (@outlook.com ou @msn.com), abra o aplicativo e faça o login. Busque seus amigos pelo nome de perfil no Skype ou pelo endereço de e-mail.

Zoom – A plataforma permite chamada de vídeo grátis para até 100 pessoas por até 40 minutos.  Muito utilizado por empresas, o programa permite reuniões de áudio e vídeo no computador e o compartilhamento de tela. Baixe o aplicativo no celular ou PC. Você receberá um convite para a reunião. Basta incluir o ID da reunião e participar. Para criar uma reunião e enviar convites, é necessário criar uma conta no aplicativo (são requeridos apenas um e-mail e uma senha) ou usar a conta do Google ou do Facebook.

Instagram – Permite até seis pessoas para chamada de vídeo. Toque no ícone da mensagem direta (seta), no canto superior direito da tela inicial. Depois, toque no ícone da câmera também no canto superior direito, selecione até cinco pessoas e comece a chamada.

Google Hangouts – Funciona de forma similar ao WhatsApp. Na versão gratuita, até 10 pessoas podem participar de videochamadas. Usuários do Gmail já possuem conta automática na ferramenta. Para iniciar, clique em “Videochamada” ou crie um grupo, como no WhatsApp, para não precisar mandar um convite de cada vez.

Como você pode ver, ferramentas para se comunicar e se “reunir” não faltam. Por isso, não deixe a quarentena te afastar de sua família e amigos.


Entre em contato

shares
X