Dicas para manter a postura e o foco no home office

Diante da pandemia que já tomou conta de todo o mundo e da preocupação das empresas em manter em segurança os colaboradores e, por consequência, a saúde de toda a população brasileira, a mestre em fisiologia do exercício pela UNIFESP e palestrante, Bianca Vilela, de São Paulo, que atua há quase 20 anos em ergonomia, reabilitação, prevenção e saúde corporativa, dá dicas de atenção e cuidados para manter a saúde e a produtividade trabalhando em home office.28

Bianca ressalta que mais um problema de saúde pode aparecer se os trabalhadores não se acomodarem corretamente fora da mesa de trabalho.

“Dentro de um ambiente mais favorável para o conforto, que é a sala de casa, é comum que a maioria das pessoas se sente desalinhada no sofá com o computador no colo, não sentem se apoiando nos glúteos, e sim no quadril, e por aí vai. Com isso, é natural que todos acabem projetando o pescoço e os ombros para frente, por não conseguirem também ajustar o computador na mesa. Isso prejudica a ergonomia corporal, desalinha as vértebras da coluna e força o pescoço. Isso tudo sem falar nos movimentos repetitivos do teclado e do mouse, que, muitas vezes, são impossíveis de serem deixados de lado”, enfatiza.

Para a especialista, basicamente tudo isso se resume à falta de consciência corporal, um dos grandes inimigos da produtividade e da saúde. Mesmo que a maioria dos trabalhadores fique por um curto período do tempo em home office, a especialista fala que as dores e a indisposição começam a aparecer. A médio, aparecem o desenvolvimento do desvio postural e, a longo prazo, os problemas mais sérios, como hérnias de disco e o desalinhamento das vértebras da coluna se instalam.

Como ajustar a postura e evitar problemas:

– Escolha uma cadeira confortável e sente-se com as pernas paralelas às pernas da cadeira, joelhos flexionados em 90 graus, canelas paralelas às pernas da cadeira e com os pés plantados no chão;

– Ombros e o pescoço devem se manter relaxados;

– O teclado precisa ficar diretamente à frente do corpo, sem que qualquer parte do corpo gire ou flexione qualquer parte para encostar nas teclas;

– O monitor do computador deve ser ajustado para que ele fique alinhado na direção dos olhos e, para isso, colocar alguns livros embaixo do laptop pode ajudar a elevar o olhar sem ter que se esticar, distorcer ou mexer o pescoço.

Depois de um tempo na frente do computador, o corpo começa a apresentar mais do que sinais de cansaço. Começa a incomodar ou doer. Neste momento, é importante parar por um período de 10 a 20 minutos e fazer exercícios de alongamento para aliviar a fadiga muscular e, até mesmo, o mental.

“Para aliviar o estresse extra que está sendo provocado pelo momento vivido pelo mundo todo, duas técnicas simples de respiração ajudam a manter a consciência corporal e a produtividade em alta, mesmo fora do escritório”, explica a profissional.

Para se manter mais tranquilo e equilibrado: a respiração profunda consiste em puxar o ar por cinco segundos e expirá-lo também por cinco segundos, repetindo a ação 10 vezes;

Para aumentar o foco para voltar a atenção ao trabalho: a técnica de respiração acelerada é aquela que inspira e expira o ar no menor tempo possível, conhecida como a respiração ‘cachorrinho’.


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