Artigo IBREI: Dependência ou Independência Internacional

Passamos por uma crise histórica, ainda não sabemos os resultados que sofreremos, porém, uma única certeza é que seu planejamento empresarial será alterado absolutamente, o que nos leva a um assunto pouco explorado, o mercado internacional. Por mais audaciosa que possa parecer, devemos colocá-lo em pauta neste momento e, acima de tudo, entendermos as oportunidades desse mercado. Façamos uma breve reflexão: por que devemos pensar em algo de tão longo prazo e ainda mais, fora do nosso país?

Por um instante pensemos no futuro, em especial nas oportunidades que temos de alinhar nossas estratégias e galgar novos países (leia-se novos parceiros). Não é otimismo, são as simples movimentações que estão sendo apresentadas para o mercado. Podemos começar com a declaração por parte do Governo dos Estados Unidos da América, onde o fármaco Hidroxicloroquina fora aprovado para o combate ao COVID-19. Este simples feito colocou uma luz de esperança em muitos pelo mundo. Em paralelo, o governo da Rússia já buscava seus resultados com o fármaco Mefloquina, que fora alcançado quatro dias após a declaração por parte do governo norte-americano. Estes dois exemplos são essenciais para aclararmos a importância do planejamento pós epidemia, lembrando que ambas as descobertas são para pacientes que estão com a doença. Até o momento a prevenção da mesma ainda não foi descoberta, mas acredito que virá em curto período de tempo, principalmente com relação ao fato de que a corrida internacional pela vacina tenha se tornado ainda mais acirrada, e representará ao seu detentor frutos incontáveis, o que é essencial neste momento de anormalidade e fragilidade econômica mundial. Vale ressaltar que em reunião do Partido Comunista da China realizada no último dia 27 de março, a preocupação com o mercado doméstico ficou evidente. Desta forma, a reabertura gradual para o estado de normalidade, em especial no setor de serviços, passou a ser uma realidade.

Estas notícias foram animadoras para todo o mundo, principalmente para os setores que possuem uma interação com a China e passam pela insegurança e, acima de tudo, podemos falar de uma dependência comercial para com este país. A dificuldade de sairmos da zona de conforto é um tabu em nosso país, principalmente pelo mercado internacional ser pouco explorado em sua amplitude, seja por desconhecimento ou até mesmo medo. Grande parte dos empresários visualizam a área internacional como uma entrada somente para as empresas “grandes”, o que é um engano. A democratização existe sim, para tal, é necessário coragem e entendimento capacitado para não cometer erros, que podem significar sérios problemas para a sua empresa, em especial por ser um mercado muito volátil e suscetível a fatores externos. Saber aproveitar as oportunidades que o momento nos apresenta é essencial para não cairmos em uma dependência de mercados já explorados, e nos tornarmos vulneráveis a qualquer imprevisibilidade, como por exemplo a que estamos vivendo neste momento. Confiança existe, passaremos este momento e conseguiremos juntos aproveitar todas as oportunidades que serão apresentadas para nós, inclusive a do mercado internacional.

Arthur Martinho – vice-presidente internacional do IBREI


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