WhatsApp Business ajuda empresas a otimizarem suas vendas

Há tempos, o WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo para troca de mensagens para se tornar a principal ferramenta de trabalho diário, superando, na maioria dos casos, o próprio e-mail, já que oferece todas as suas funcionalidades, sendo muito mais rápido e acessível.

Com uma base de dois bilhões de usuários em 160 países e cerca de 120 milhões no Brasil, a ferramentas é uma das mais promissoras para conquistar clientes e melhorar o relacionamento com eles, já que, além do grande número de usuários, permite às empresas manterem um relacionamento mais humano e pessoal com os consumidores.

Atento a essa demanda, em janeiro de 2018, o Facebook, proprietário do aplicativo, lançou o WhatsApp Business, versão focada no atendimento de pequenas empresas. Com a boa aceitação, poucos meses depois, em agosto, apresentou o WhatsApp Business API, ou WhatsApp Business Solution, um serviço que ajuda pequenas, médias e grandes empresas a escalarem o atendimento pelo mensageiro.

Em tempos de quarentena e isolamento social por causa do coronavírus (covid-19), as duas versões do WhatsApp estão sendo utilizadas mais do que nunca. Empresas que tiveram suas portas fechadas em decorrência dos decretos de prefeitos e governadores encontraram no aplicativo a ferramenta ideal para se comunicarem com os consumidores.

Totalmente gratuito, o WhatsApp Business foi desenvolvido com o objetivo de ajudar as empresas, em especial, as de pequeno e médio porte, a aprimorar a comunicação com clientes. A versão, que pode ser instalada em um número fixo, conta com a ferramenta de respostas automáticas, o que torna o contato entre profissionais e clientes mais ágil e eficiente, além de ser identificada como conta comercial, o que facilita o reconhecimento do usuário.

O WhatsApp Business permite a criação de um perfil empresarial, onde a empresa coloca informações relevantes como a descrição do seu negócio, e-mail para contato, endereço e website. Com a ferramenta de respostas instantâneas, é possível criar mensagens para dúvidas mais comuns, que são disparadas automaticamente depois do primeiro contato.

Outro recurso oferecido é a notificação de ausência, que informa a impossibilidade de atendimento naquele momento e ainda pode indicar o horário de retorno do profissional encarregado de responder aquela mensagem.

Também é possível acompanhar quantas mensagens foram entregues, lidas e recebidas, através da função de estatísticas. As análises ajudam o cliente a monitorar os resultados obtidos com o aplicativo. Mais um recurso interessante são as etiquetas para classificar mensagens, que ajudam a empresa a priorizar as mais importantes e nomear cada uma de acordo com as necessidades. Além disso, pode-se criar um catálogo de produtos e enviar para os clientes.

A versão WhatsApp Business API, indicada para empresas de médio e grande porte, tem o objetivo de potencializar a comunicação das empresas com clientes de todo o mundo, oferecendo a eles a possibilidade de conexão de maneira simples, segura e confiável.

Através de uma plataforma de integração, como Infobip, Zendesk, Take, Zenvia e 360 Dialog, entre outras, que são especialistas em mensagens de negócios corporativos, é possível utilizar o aplicativo para realizar atendimento de usuários com diversos operadores e atendentes no mesmo número; usar inteligência artificial para atendimento automático; criar serviços inteligentes como chatbots; gerar relatórios de uso, de estatísticas e de logs, entre outros.

Empresa e clientes também podem trocar mensagens multimídia (fotos, vídeos, documentos ou mensagens de voz). Além disso, o WhatsApp, o SMS e as comunicações por e-mail podem ser usados ​​para comunicação unidirecional, contando com a ajuda do próprio WhatsApp para transformar a comunicação em uma conversa.

Para utilizar os recursos do WhatsApp Business API, a empresa precisa ser aprovada oficialmente pelo WhatsApp e utilizar alguma plataforma de integração. Para maiores informações acesse https://www.whatsapp.com/business/api.

Para acessar a relação de empresas fornecedoras de soluções, como plataformas de integração, acesse https://tinyurl.com/yzwdoul3.

Fique de olho em nosso blog, porque amanhã divulgaremos dicas para vendas mais utilizando o WhatsApp Business!


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