Cores de fundo de lojas virtuais podem ser decisivas no processo de compra

Muitas pessoas não percebem, mas as cores exercem uma influência relevante sobre as decisões de compra. O ser humano processa muito mais rapidamente imagens do que textos simples ou conteúdos de áudio. Cerca de 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais e podem ser processadas 60 mil vezes mais rápido do que as de qualquer outro tipo.

A psicologia das cores gera um impacto real no comportamento humano em situações diversas, incluindo no ato de comprar. Ao criar um site, o empresário deve compreender que as cores precisam refletir a identidade de marca, o logotipo e as motivações da empresa. As cores escolhidas para a loja virtual atingirão diretamente os visitantes e compradores no aspecto emocional.

Estatísticas comprovam que as cores compõem o principal fator de influência nas compras para aproximadamente 93% das pessoas, sendo que 40% delas responderão melhor às informações visuais do que a um texto sem formatação.

De acordo com um artigo publicado no Journal of Interactive Marketing, as cores exercem uma influência direta na decisão de compras on-line. O estudo revela que, em muitos casos, a cor de fundo de um produto pode ser mais determinante na hora da compra do que o preço da mercadoria.

Fundo azul

Em geral, o consumidor tem a tendência de não se importar muito com o aumento de preços se o fundo do site da loja é azul ou mais escuro, já que normalmente relacionam preços altos com qualidade em páginas com essas cores.

Quando um comprador entra em um site predominantemente azul e vê um produto com valor mais alto, provavelmente irá pensar que se trata de um item de qualidade superior. Então, se a política da empresa é trabalhar com preços mais altos do que os da concorrência, o ideal é utilizar fundo azul ou então outras cores mais escuras.

Fundo vermelho

Por outro lado, diante das lojas que utilizam o fundo vermelho (ou cores mais claras), os consumidores são mais sensíveis aos preços, uma vez que associam altos valores a um maior sacrifício financeiro necessário para a aquisição.

Ao entrar em um site com fundo vermelho para procurar o mesmo produto que viu na página com fundo azul, descobrindo que em ambos o preço é igual, a tendência do consumidor é, em vez de analisar a qualidade, acreditar que o produto é muito caro, não considerando que a compra vale a pena.

Portanto, é possível concluir que, enquanto as lojas com fundo azul ou escuro criam uma percepção de qualidade, as de fundo claro ou vermelho são mais associadas a preços baixos.

Entretanto, utilizar um fundo azul com preços mais baixos não irá gerar aumento nas vendas. Por isso, é importante que cada tipo de empresa tenha como foco apresentar um posicionamento claro, seja este como um negócio que oferece produtos de alta qualidade ou como uma loja que vende itens a preços baixos, evitando assim uma mistura incoerente que não seria compreendida pelo consumidor.

Quer melhorar as vendas? Repense o seu posicionamento e suas estratégias de negócio no mundo on-line. Para isso, se precisar, mude a cor de fundo do site de sua loja virtual.


Entre em contato

shares
X