Aproveite o Dia do Cliente para impulsionar as vendas

Confira as dicas que preparamos para explorar a data e fidelizar seus clientes

Os hábitos de consumo podem mudar, a economia pode balançar e uma infinidade de variáveis pode surgir no mercado, mas uma coisa é sempre certa: seus clientes são o patrimônio mais valioso do seu negócio e merecem ser valorizados como tal.

Uma boa oportunidade para conquistar o cliente de vez, engajá-lo com a marca e reconhecer a sua importância é o Dia do Cliente, que será celebrado 15 de setembro. A data é considerada uma das mais importantes do ano para quem trabalha com produtos e serviços no varejo.

Criada em 2003 no estado do Rio Grande do Sul pelo empresário João Carlos Rego, a data foi oficializada no mês de setembro por este ser considerado um período fraco para vendas no varejo físico do estado, que conta com dois feriados.

Surgiu assim o Dia do Cliente, com o objetivo de homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores através de brindes, promoções especiais e descontos. Atualmente, a data é celebrada em 14 estados e em 167 municípios do país.

Se a importância da data por si só já é motivo para trabalhar companhas especiais, o cenário é ainda melhor porque, segundo pesquisa do Google, o Dia do Cliente vem crescendo em demanda de buscas ano após ano, o que indica uma boa oportunidade para varejistas converterem esse interesse em vendas.

Aproveitando a proximidade da data, destacamos algumas dicas valiosas para aplicar em sua loja e otimizar as suas vendas. Confira!

E-MAIL MARKETING

O bom e-mail marketing é sempre bem-vindo, afinal, as pessoas gostam de se sentir especiais, principalmente em datas comemorativas. Quem nunca sentiu aquela alegria toda quando recebeu um e-mail de uma marca lhe dando felicitações pelo seu aniversário, por exemplo?

A estratégia permite aproveitar a base de dados de e-mails que a empresa já tem para se comunicar com os clientes que já conhecem a marca de forma mais direta. Agradeça pela preferência de sempre e demonstre desejo em ter o cliente por perto.

A possibilidade de gerar vendas trabalhando com esse público já ativo é grande, pois além de desejarem se sentir especiais nas datas comemorativas, as pessoas esperam algum tipo de benefício.

Mas, lembre-se: primeiro agradeça e demonstre sinceramente sua satisfação em tê-los como clientes, para depois oferecer um presente. O cliente nota quando a empresa não quer apenas vender, mas manter um relacionamento sólido com ele.

DESCONTOS REAIS

Imagine que um cliente está “namorando” um de seus produtos há tempos e esperando ansiosamente por uma data especial para comprá-lo com desconto. Seria muito chato que ele encontrasse o produto tão esperado pelo mesmo preço, quando um desconto na marca houvesse sido anunciado com antecedência.

A prática de vender tudo “pela metade do dobro” é um mau hábito do varejo repudiado pelos consumidores. É importante não dar um passo maior do que a perna. Ofereça descontos reais, dentro das possibilidades da loja! Mais vale um desconto baixo ou um frete grátis, por exemplo, do que um anúncio de um desconto grandioso fake.

Lembre-se também que, diferentemente do Dia das Mães ou do Dia dos Pais, é importante promover um desconto em toda a sua linha de produtos, haja vista que o Dia do Cliente atinge todo tipo de cliente, não apenas um nicho específico.

REDES SOCIAIS

O Dia do Cliente é uma oportunidade única para utilizar conteúdo de forma que os consumidores se sintam estimados pela empresa. Ressalte a importância dele, comunique-se com proximidade usando uma linguagem mais informal e direta e crie posts que promovam a interação com o público.

As pessoas gostam de ver o lado humano das empresas, então estimule que sua equipe que cuida das redes sociais fique antenada com os memes e os principais assuntos da atualidade. Assim, será possível engajar seu público com GIFs interativos, enquetes e quizzes para conhecê-lo melhor e fazer com que as campanhas sejam mais assertivas.

Em suas publicações específicas do Dia do Cliente, os posts de agradecimento podem carregar também cupons de desconto ou frete grátis. As redes sociais são ambientes favoráveis e essenciais para que novas oportunidades de vendas sejam criadas, afinal, estamos todos conectados na maior parte do tempo.

PÓS-VENDA

Assim como a primeira venda, o pós-venda é muito importante e decisivo para conquistar um consumidor definitivamente. Colete os dados do cliente (com autorização, claro!) e envie um e-mail de agradecimento por ele fazer parte do seu negócio.

Ofereça um desconto especial para uma segunda compra ou um cupom para o mês de aniversário e verá que eles vão fidelizar com a sua marca.

Avaliações e reviews, além de importantes para o seu negócio, pois assim outros clientes vão ter avaliações reais para saber mais sobre o produto, é um canal ativo de ouvidoria direta com o seu cliente, o que demonstra que o que ele pensa é importante para você.

PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA

Quando for criar uma campanha e uma promoção é preciso preparar o seu estoque. Analise quais peças serão destacadas e se programe para ter os produtos no armazém. E lembre-se que a entrega também faz toda a diferença, quanto mais ágil, melhor. Ah, e não dê prazos irreais ao consumidor.

Para o cliente, a experiência de compra não termina quando ele finaliza o pagamento e sim quando ele recebe o produto. Portanto, é preciso prestar atenção nos detalhes.

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