Instagram: confira dicas para alavancar sua presença digital na rede

O Instagram, que era apenas uma mídia de compartilhamento de fotos, passou a ser a rede social mais influente e, por consequência, um grande aliado das marcas, que o utilizam como ferramenta de marketing e potencializador de vendas.

Segundo levantamento feito pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD), da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em parceria com a Socialbackers, o número de seguidores de marcas brasileiras em perfis do Instagram cresceu pouco mais que 33% em 2018.

Mas não basta ter um número alto de seguidores no aplicativo para ter sucesso. Para conquistar mais visibilidade e, consequentemente, consumidores, é necessário usar a rede de forma estratégica.

A Quintly – ferramenta de análise de redes sociais – acompanhou entre janeiro e setembro de 2018 mais de 44 mil perfis e quase 9 milhões de postagens, e compilou as táticas que mais geram resultados na rede.

Confira abaixo algumas ações que vão alavancar a sua presença digital e trazer mais tráfego para o perfil comercial:

Dias para publicar

É necessário manter uma frequência de postagem. Ficar muito tempo sem postar gera desinteresse dos seguidores e, consequentemente, diminui o engajamento no seu perfil. Aproveite o final de semana para movimentar mais a sua conta. Segundo o estudo da Quintly, postagens realizadas entre sexta e domingo geram cerca de 22% mais influências, por isso este período é conhecido como “período de ouro”.

Fotos

Apresentar os seus produtos através de fotos de qualidade é o básico. Para se destacar, invista na produção e na identidade visual. O cliente precisa criar uma familiaridade e reconhecer facilmente o seu conteúdo enquanto passeia pelo feed. Transforme o seu perfil em uma vitrine!

Vídeos

As imagens ainda são predominantes e têm maior alcance no Instagram, mas os vídeos, seja na linha no tempo, no IGTV, ou no stories para conteúdos curtos, geram cerca de 21% mais interação. Se aproxime do seu público através deles! Faça enquetes, perguntas, use filtros divertidos… Inove!

Legendas e Hashtags

Nas redes é imprescindível que a linguagem seja direta e objetiva. Crie legendas que comuniquem com clareza e vá direto ao assunto. Segundo a Quintly, legendas com até 50 caracteres geram mais engajamento.

O próximo passo são as hashtags. Elas devem ter conexão com a temática da imagem. Não adianta colocar hashtag aleatória, isso pode até gerar likes e tráfego, mas não te leva até o seu público alvo. Não exagere, utilize de uma a três.

Horário e local

Crie uma rotina, um planejamento de conteúdo. Manter uma frequência nas redes sociais é importante para “fidelizar” o seu público, traga sempre conteúdo relevante.

Marcar o local em que a postagem foi feita também é importante! É uma estratégia simples que pode fazer você conquistar a clientela local.

Sorteios e parcerias

Perfis que fazem sorteio têm um rápido aumento no número de seguidores e de audiência. Utilize esse recurso para ter mais possibilidades e variedades de produtos. Feche parcerias com influenciadores ou outros perfis que sejam relacionados ao segmento. Os dois têm a ganhar.

Mas lembre-se, para a validade dos sorteios, eles devem seguir às regras instituídas pela Caixa Econômica Federal.

IG Shopping

No início do ano passado, a rede criou o recurso para contas comerciais, de adicionar tags com preços e links que direcionam os seguidores para o site da marca. Uma oportunidade e tanto de trazer mais clientes para o e-commerce e converter vendas.

Já para 2019, a novidade divulgada na segunda quinzena de março foi o “Checkout on Instragram”, botão que traz aos internautas a facilidade de finalizar e acompanhar compras dentro do aplicativo. Assim, o Instagram se torna também um marketplace.

Essa funcionalidade por enquanto está disponível apenas para algumas marcas dos Estados Unidos. Assista neste link um vídeo que explica passo a passo como a ferramenta funciona.

Sem precisão de chegada em outros países, Mark Zuckerberg apenas prometeu “novidades em breve”.

Continue acompanhando o blog e fique por dentro de dicas que farão a diferença no seu negócio!

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