O que considerar para escolher os melhores fornecedores para o seu negócio

Se você quer ou está iniciando um negócio, já deve ter ficado em dúvida sobre como encontrar fornecedores bons e confiáveis. 

Essa tarefa é realmente um desafio e um tema que sempre vai merecer a sua atenção, visto que saber fazer boas escolhas é crucial para o sucesso dos negócios. 

Os fornecedores serão os principais parceiros da sua empresa e caso você realize más escolhas poderá enfrentar problemas como falta de estoque, reclamação de clientes, perda de vendas e outros. 

Mas não se preocupe, esses são problemas que podem ser evitados com uma boa análise. Quer saber como? Avance na leitura e entenda o que considerar na hora na hora de escolher. 

Qualidade  

Qualidade é um conceito relativo e para avaliar se um produto é bom para ser comercializado na sua empresa você precisa entender se ele está de acordo com o posicionamento da marca e o público-alvo. 

Crie um padrão de qualidade e avalie cada produto antes de fazer aquisição. Pergunte-se: esse item atende as necessidades do meu público? Está de acordo com os valores da minha marca? Qual a durabilidade? Qual o custo-benefício? Quais as chances de saída? 

Essas são perguntas que vão te ajudar escolher de forma assertiva. 

Valor competitivo 

O preço que você vai investir comprando, vai se refletir no valor que você cobrará do seu cliente. Lembre-se que esse valor deve ser competitivo em relação aos concorrentes com o mesmo posicionamento de mercado que sua empresa. Deste modo, antes de escolher pesquise muito no on-line e no off-line. 

Vá a campo e descubra onde é o polo de vendas dos itens que deseja comercializar e vá pessoalmente, quando possível, conferir novidades, tendências, qualidade, variedade e preços. 

Faça isso on-line também. Procure ao máximo no Google, em vídeos com indicações no YouTube, perfis nas redes sociais, indicações em grupos de Facebook e outros. 

Localização 

Esse é um fator que impacta na logística do seu negócio. Tem que prefira trabalhar apenas com fornecedores localizados próximos à empresa e quem não tenha essa exigência. 

Mas para escolher você precisa entender se isso vai te ajudar ou prejudicar. O primordial é entender que tipo de suporte cada um deles poderá oferecer e que custo isso irá gerar. 

Supondo que você opte por ter um fornecedor de outro estado ou cidade, alguns pontos a serem avaliados são: esses produtos vão trazer algum diferencial? O fornecedor tem um bom volume de estoque para reposição? Prazos razoáveis? Serviço de entrega confiável e ágil? Atendimento pós-venda? 

Tudo isso deve ser colocado na balança. Avalie também se esses tópicos irão gerar custos desnecessários. 

Prazos 

Entenda quais são os prazos da empresa, tanto de pagamento quanto de entrega. Alguns trabalham apenas com pagamento à vista, outros com pagamentos para 30, 60, 90 dias ou mais. 

Analise o que é possível com base no que você tem em caixa e se é possível tente negociar. Não tenha medo de ter uma conversa sincera e tentar condições que ajudem ambos os lados. 

Atente-se também aos prazos de produção e reposição de produtos caso esteja lidando diretamente com fabricantes ou importadores respectivamente. Esses prazos vão impactar no abastecimento do seu estoque. 

Entre em contato com fabricantes 

Se você encontrou produtos de qualidade, mas fornecedores que não te passaram confiança, uma boa dica é entrar em contato com o fabricante dos produtos para solicitar indicação e contato de empresas ou representantes confiáveis. Esses dados podem estar disponíveis em sites. 

Dica bônus: Vá a feiras de negócios 

Independente da área é comum que existam feiras profissionais dedicadas a cada nicho de mercado. Faça uma rápida pesquisa on-line e descubra quais são referência no seu setor. 

Quando se trata de casa e decoração, a ABCasa Fair é mais indicada para quem deseja encontrar fornecedores de confiança, além de fazer networking e conferir uma programação rica em conteúdo. 

A ABCasa Fair está com credenciamento aberto. Se você é um profissional do setor, acesse o site e se credencie para participar. Caso deseje uma alternativa on-line, veja os produtos de importadores e fabricantes do setor no site Vitrine ABCasa.

Mostrar Aviso
X