Companhias oferecem suporte a pequenas e médias empresas durante a crise provocada pelo coronavírus

Em um cenário onde empresas dos mais diversos segmentos estão com as atividades paralisadas, em função das determinações de autoridades governamentais para conter a pandemia do coronavírus, muitos pequenos e médios negócios sofrem com a queda de faturamento, especialmente as lojas físicas, que estão com as portas fechadas há mais de um mês em algumas cidades.

Para manterem seus movimentos, as empresas buscam alternativas para a geração de faturamento, a exemplo das vendas via internet. Muitos empreendedores criaram lojas virtuais ou têm participado de marketplaces – sites que vendem produtos de vendedores parceiros e ficam com uma parte da receita gerada.

Contudo, para quem ainda está começando no mundo do e-commerce, as coisas não são tão fáceis. Diante dessa realidade, grandes companhias instaladas no Brasil decidiram prestar auxílio a fornecedores, clientes e varejistas, visando garantir que todos consigam passar pela crise econômica desencadeada pela pandemia mantendo seus negócios e, em especial, evitando demissões.

Um exemplo é a petroleira Braskem que, para viabilizar a compra de matéria-prima de seus clientes, como indústrias plásticas, criou uma linha de crédito de R$ 1 bilhão. O objetivo é fazer com que ao menos mil pequenas e médias empresas sejam alcançadas com o incentivo. O limite dos empréstimos será de R$ 600 mil, com base no faturamento de cada cliente. A linha de crédito tem custo competitivo e vai ajudar quem não consegue ter acesso a bancos com a mesma rapidez. Os juros ficarão no patamar da taxa básica de juros (Selic), atualmente estabelecida em 3,75% ao ano. Saiba mais em https://www.braskem.com.br/.

A operadora Vivo, com mais de 1.600 pontos de venda instalados no Brasil, irá prorrogar o vencimento de contas dos aparelhos comprados pelos franqueados que ficaram nos estoques em razão do fechamento de lojas e shoppings. Temendo uma possível ruptura, a empresa também oferecerá uma espécie de financiamento, adiantando as comissões de vendas futuras a lojistas e aos cerca de três mil vendedores porta-a-porta da marca. Saiba mais em www.vivo.com.br.

O YouTube acaba de lançar um novo conjunto de ferramentas para ajudar pequenos negócios a criar anúncios baratos e simples, a serem exibidos em espaços publicitários antes reservados a vídeos da plataforma: trata-se do YouTube Video Builder, recurso que possibilita a qualquer pessoa com uma conta no Google salvar e publicar os vídeos criados em seu próprio canal na plataforma. É oferecida uma grande variedade de layouts, que podem ser customizados em uma paleta de seis cores para atender o formato de anúncios com duração de 6 ou 15 segundos. Saiba mais em www.youtube.com.br.

Dono das marcas Lojas Americanas, Shoptime e Submarino, o grupo de comércio eletrônico B2W ampliou o acesso à sua plataforma de marketplace para pequenos comerciantes. A ideia é cadastrar, de forma rápida, os empresários que, até então, estavam restritos às lojas físicas e não utilizavam a internet em suas vendas. Saiba mais em https://www.b2wmarketplace.com.br/v3/home.

A varejista Magazine Luiza também lançou uma plataforma digital de vendas para auxiliar micro e pequenos varejistas, além de profissionais autônomos, a manterem seus negócios durante o período da crise. A iniciativa conta com um sistema de atendimento às empresas de menor porte e outro direcionado a pessoas físicas. Os pequenos empreendimentos já podem oferecer estoques de produtos no site e no aplicativo, o que poderá ocorrer futuramente também nas lojas físicas da rede Magalu. A entrega é feita por meio dos Correios, sem custos para o lojista, que pagará somente uma taxa de 3,99% de comissão à empresa até o fim de julho. Saiba mais em https://www.parceiromagalu.com.br/.

A startup catarinense Hiper, recentemente adquirida pela Linx, disponibilizou uma solução para auxiliar seus clientes na diminuição de eventuais prejuízos causados pelo fechamento momentâneo de vários segmentos do varejo. Desde o dia 23 de março e por um período de 90 dias, os mais de 17 mil lojistas que utilizam o Hiper terão acesso à integração com o Mercado Livre de forma gratuita, oferecendo assim a possibilidade de impactar positivamente os seus negócios, já que o ML é o maior marketplace do Brasil. Saiba mais em https://hiper.com.br/.

A fintech de pagamentos Ebanx, com sede em Curitiba (PR), também se mobilizou para ajudar os empreendedores, oferecendo um sistema simplificado para que os comerciantes de balcão possam estruturar o seu primeiro e-commerce. A ideia é oferecer um jeito fácil e rápido para o pequeno empresário vender produtos digitalmente. A plataforma, chamada de Ebanx Beep, permite expor os produtos e processar as vendas de forma 100% digital. A empresa não cobra pela criação da loja, mas fica com uma taxa de 4,9% sobre cada transação confirmada. Saiba mais em https://lps.ebanxbeep.com/?.

Outra fintech, a Nexoos oferece ajuda a pequenos e médios negócios para a realização de vendas pela internet durante a crise do coronavírus. A startup de serviços financeiros anunciou que irá disponibilizar estrutura financeira e um site para empresas que não têm acesso a crédito, operação digital e suporte para pagamento on-line, cobrando uma porcentagem de 15% sobre o que for vendido. A ideia é que os preços sejam convidativos, a fim de que o público possa comprar os “vouchers” para utilizar quando for possível a entrega por parte do vendedor. Saiba mais em https://www.nexoos.com.br/.

Desenvolvido no Paraná, o ecossistema de criação de software Vendizap foi criado para unir comerciantes e consumidores de forma simples e intuitiva, facilitando o sistema de entrega (delivery). Trata-se de uma solução para vendas on-line voltada para a montagem de vitrines virtuais fáceis e intuitivas. O empresário de loja física cadastra os seus produtos, escolhe um endereço personalizado para a sua vitrine virtual e compartilha o link nas redes sociais, divulgando a todos os seus clientes on-line. O interessado clica no link, abre a vitrine e escolhe o que deseja, sem precisar de um cadastro. Com o pedido completo, ele manda uma mensagem diretamente para o canal da empresa, com gravação direta na plataforma. O processo torna a venda muito mais fácil e rápida e, ao mesmo tempo, possibilita uma interação personalizada com o cliente. Saiba mais em https://www.vendizap.com/.

Com o intuito de minimizar o impacto da pandemia para os comércios físicos durante a quarentena, a plataforma digital Azulis lançou o projeto “Salve os Pequenos”, cujo objetivo é conectar pequenos e microempreendedores, instalados em cidades com mais de 100 mil habitantes, aos seus clientes. Por meio da iniciativa, os empresários podem disponibilizar os seus produtos em serviços de entrega. Cada empreendedor é responsável tanto pela entrega dos produtos quanto pela negociação das formas de pagamento. O cliente pode entrar em contato e negociar diretamente via telefone, aplicativo de troca de mensagens ou rede social. Saiba mais em https://www.salveospequenos.com.br/.

X