Conheça o requinte e o charme do estilo boudoir na decoração

Requinte, charme e elegância são três características marcantes do estilo boudoir na decoração de interiores. Aplicado nos mais diversos ambientes, ele leva aos espaços uma atmosfera de romantismo e relaxamento.

Boudoir, como você já pode ter deduzido, é uma palavra de origem francesa e significa quarto de vestir utilizado pela corte da França. Separado do quarto de dormir e do banheiro, o espaço era utilizado por mulheres da alta sociedade para conversar, se maquiar e se vestir.

O estilo está em alta no mundo da decoração e é reconhecido por mesclar a tendência romântica e sensual na dose certa. Por isso, é comum encontrar nos ambientes decorados no estilo boudoir muitas rendas, cetim e tecidos de toque suave, além de cores neutras e acessórios delicados.

Pela sua origem e características o estilo boudoir tem sido amplamente utilizado em quartos e salas de estar de todo o mundo. Confira abaixo o que mais se destaca!

 

Paleta de Cores

Antes de compor um ambiente utilizando as influências do estilo boudoir é preciso definir uma paleta de cores pensando detalhadamente em cada componente do espaço que será decorado.

O recomendado é utilizar cores mais neutras como bege e cinza, por exemplo, na parte principal do ambiente e investir em tonalidades com maior destaque, como o vermelho, no restante do cômodo.

Um exemplo: um quarto boudoir pode levar combinações de cores como branco e rosa, vermelho e dourado ou preto e branco.

 

Mobiliário

Os móveis de estilo vitoriano são os que casam melhor com o estilo boudoir. Suas peças carregadas de enfeites e detalhes proporcionam elegância e beleza ao ambiente decorado.

Se você não sabe a origem dos móveis vitorianos, a gente explica! Na Inglaterra havia uma rainha, logicamente chamada Vitória. Seu governo vigorou de 1837 a 1901, o “período vitoriano”, que foi o momento em que o país viveu o seu máximo de esplendor.

A rainha era uma grande entusiasta de peças raras e ornamentos em geral. Por isso, os móveis que marcaram sua época e influenciaram o mundo são carregados de enfeites e detalhes minuciosos, proporcionando elegância e beleza ao ambiente.

Uma ideia é utilizar móveis com o maior número de ornamentos possíveis, levando para dentro da sua casa o rebuscamento dos palácios reais. Destacam-se peças com muitos entalhos de madeira, cabeceiras almofadadas, quadros, papéis de parede e lustres exuberantes.

 

Iluminação

Na iluminação dos ambientes, o boudoir é caracterizado pela utilização de luz natural, mas também pelo uso de focos artificiais. É comum encontrar nos ambientes mini lustres, candelabros ou luminárias de parede – que podem ser combinadas com espelhos grandes e ornamentados -, além da exploração de estátuas.

Lembre-se que o estilo boudoir é marcado por características intimistas, portanto os ambientes precisam ter uma iluminação aconchegante. Uma dica para tornar o ambiente mais acolhedor é colocar uma toalhinha ou uma peça em cima de abajures, dando um toque especial na iluminação!

 

Se você adora decoração e quer saber mais sobre os estilos e tendências em alta, fique ligado aqui no Blog da ABCasa. Até a próxima!

X