Vencedor do Pritzker, Eduardo Souto de Moura virá ao Brasil para o Congresso Mundial de Arquitetos
Um dos maiores expoentes da arquitetura de Portugal, vencedor do prêmio Pritzker, Eduardo Souto de Moura acaba de confirmar sua participação no 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2020 Rio – que se realizará de 19 a 23 de julho do próximo ano, no Rio de Janeiro, e terá apoio da ABCasa.
Graduado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, Souto de Moura iniciou sua carreira trabalhando com o conceituado arquiteto português Álvaro Siza Vieira. Em 1981, recém-formado, venceu o concurso para o projeto do Centro Cultural do Porto, o que revelou seu talento internacionalmente. Depois dessa conquista, foi reconhecido em diversas outras ocasiões tornando-se um dos mais premiados arquitetos portugueses.
Em 2011, venceu o Pritzker, prêmio internacional considerado o “Nobel da Arquitetura”.
Além de assinar projetos consagrados como o do Mercado Municipal de Braga e o pavilhão de 2005 para a Serpentine Gallery, nos Jardins de Kensington, na Inglaterra, Souto de Moura também passou a lecionar em universidades como as de Lausanne, Zurique, Dublin, Paris e Harvard.
Ao lado de Álvaro Siza, tornou-se um dos representantes máximos da chamada Escola do Porto, destacada corrente da arquitetura contemporânea em Portugal. Suas obras são consideradas modernistas, concisas e de grande simplicidade.
Arte social
Souto de Moura define a arquitetura como uma “arte social” e garante que “não é só o lado subjetivo do arquiteto que decide a obra”. “Não podemos ser sozinhos – temos uma responsabilidade com a permanência da obra”, explica.
Em entrevista ao ArchDaily, Souto Moura diz que a arquitetura deve funcionar como resposta a problemas sociais. “Quando os problemas não são emergenciais ou quando os arquitetos não são capazes de responder a eles, então desviam para outras narrativas, partindo de seus sentimentos individuais”.
Em maio deste ano, Souto de Moura entregou à Casa da Arquitectura, em Portugal, o seu acervo de 40 anos de trabalho – um total de 8.500 peças que se somarão a 604 maquetes cedidas à instituição em 2009. As obras agora compõem a exposição Souto de Moura – Memória, Projetos, Obras, inaugurada este mês na Casa da Arquitectura.
Na 27ª edição do Congresso Mundial de Arquitetos, no Rio de Janeiro, além da participação de Souto de Moura como palestrante, haverá o lançamento do catálogo da exposição, uma bela publicação, editada pela Casa da Arquitectura junto à Yale University Press.
Quer vender mais? Participe da sexta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 11 a 15 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está busca tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: http://www.abcasafair.com.br