Instagram de sucesso: entenda o que não fazer no perfil comercial da sua empresa

Já reparou no quanto o assunto empreendedorismo digital está em alta? Se você é uma pessoa que costuma usar as redes sociais e acompanhar tendências, provavelmente sim. 

O tema se tornou pauta recorrente e isso encorajou muitos a aproveitarem a quarentena para tirar ideias do papel e começar a empreender online nos mais diversos segmentos do mercado. 

E quando o assunto é criar empresas digitais, o Instagram é uma das redes sociais mais indicadas devido a seu público crescente e funcionalidades que impulsionam as vendas. 

É sobre isso que vamos falar a seguir, sobre como usar essas funcionalidades da forma correta e ter bons resultados. 

Vamos lá? 

Por que usar o Instagram?

O Instagram nasceu como uma rede social de compartilhamento de fotos, mas com o passar do anos foi ganhando novas funções que beneficiam e muito os negócios. 

A rede funciona como uma vitrine digital, um canal para criar relações significativas com os consumidores e fortalecer o relacionamento, criar senso de comunidade, aumentar o alcance de mensagens, campanhas,  etc. Hoje, se uma marca não tem perfil no Instagram é como se ela não existisse para uma grande parcela do público. 

Essa é uma afirmação que parece radical, mas não é. Os movimentos do mercado estão cada vez mais dependentes das redes sociais e são elas que estão ditando  em grande parte os principais desejos de compra e até alterando a maneira de consumir. E esse é um comportamento que promete se intensificar. 

Segundo pesquisa realizada pelo Instagram, 90% dos usuários seguem ao menos uma empresa, 70% dos compradores usam a rede para buscar a próxima compra; 50% deles ficam mais interessados em uma marca quando veem anúncios; e duas em cada três pessoas disseram que o Instagram ajuda nas interações e comunicação com as marcas. 

Com esses dados fica ainda mais fácil perceber porque é importante que a sua marca tenha um perfil profissional por lá.  Mas vale lembrar que ter um perfil e postar não é o suficiente, é preciso saber usar as ferramentas disponíveis de forma correta e é isso o que você vai descobrir a seguir. 

O que não fazer no Instagram da sua empresa

O Instagram é uma ferramenta que entrega diversas possibilidades às empresas e através delas você pode atrair pessoas e transformá-las em clientes de forma orgânica. 

Saiba o que você deve evitar para que sua presença no Instagram seja mais relevante.

  • Perfil pessoal junto com o comercial 

Já ouviu falar que pessoas compram de pessoas? Isso é uma verdade, mas ela não pode ser seguida de forma literal. O perfil da sua empresa precisa mostrar, informar e comunicar sobre coisas que dizem respeito a ela. 

Uma marca é um organismo vivo, coordenado por pessoas e isso pode e deve ser mostrado. É muito positivo que os consumidores saibam quem está por trás dos processos, como funcionam os bastidores, como as decisões são tomadas e etc., mas é necessário separar a comunicação da sua empresa e a sua comunicação pessoal.

Mostrar quem compõem o seu negócio faz parte da humanização de marca, uma estratégia diferente de misturar o pessoal com o profissional. 

  • Bio irrelevante 

Bio ou Biografia é aquela área do perfil onde você pode contar um pouco mais sobre a empresa. 

Esse espaço deve ser usado de forma inteligente e objetiva e deixar claro para o consumidor o que a sua empresa faz, como, onde, quais os diferenciais e de que forma ela soluciona um problema.

  • Fotos de má qualidade 

O instagram mudou muito, mas ainda é uma rede social visual e as pessoas esperam se deparar com lindas imagens enquanto rolam o feed, por isso poste fotos de alta qualidade. 

Elas precisam ser usadas como um meio de valorizar o produto e não o contrário. Faça produções, inclua elementos que reforcem o universo da marca, tire fotos de produtos ambientados e mais. Use a criatividade!

  • Publicação com artes muito carregadas 

Mesmo que se trate de uma conta comercial, o ideal é que você não poste somente fotos de produtos. Você precisa comunicar outras coisas que envolvem os valores, o propósito, os processos da marca e outros aspectos. 

Para essa comunicação, você pode usar artes gráficas. Caso você não entenda muito bem de design, aposte no estilo minimalista. Publicações carregadas não tendem a prender a atenção dos usuários. 

Essas duas ferramentas são gratuitas e podem te ajudar nessa tarefa. Conheça o Canva e o Figma

  • Identidade visual indefinida 

Falando em design, essa é uma parte importante para se atentar. Todos os dias milhares de contas fazem publicações e lotam o feed. Sabendo disso, você precisa ter algum meio de se diferenciar nessa multidão. Ter uma identidade visual bem definida é a melhor maneira de fazer isso. 

Defina uma paleta de cores, tipografia, elementos e demais itens que vão fazer com que as suas postagens sejam identificadas facilmente. 

Saiba como combinar cores aqui. 

  • Legendas irrelevantes 

Se você acha que as legendas não recebem atenção, você se enganou. Elas recebem sim, desde que sejam relevantes.

Elas devem ser usadas como uma continuação do tema do post e é um espaço para se aprofundar. Não existe um limite ou tamanho ideal, o importante é focar na qualidade da mensagem. 

  • Excesso de hashtags 

Elas são uma ótima forma de incluir as suas postagens em um nicho e fazer com que as pessoas interessadas encontre-as com maior facilidade, porém existe um limite. 

Elas devem ser usadas com moderação ou o Instagram poderá considerar que o perfil é um spam e deixar de entregar as publicações aos seguidores. Nossa dica é que você use de 3 a 5 e dê preferência para as que sejam específicas do seu mercado ou nicho. 

  • Comprar seguidores 

É verdade que os números são muito valorizados nas redes sociais, no entanto eles precisam ser reais ou não trarão qualquer resultado. 

Muitos empreendedores começam um negócio online e ficam ansiosos para atingir certa quantidade de seguidores por achar que isso trará mais clientes e credibilidade, o que não é verdade. 

Ao comprar seguidores, o engajamento das marcas automaticamente cai, isso porque os seguidores comprados não têm interesse no seu produto ou serviço.

  • Preço inbox 

Nas lojas físicas é proibido expor produtos sem preço na vitrine e nas redes sociais a regra também é válida. Passar preço via mensagem privada é uma prática considerada ilegal pelo Procon. 

Outro ponto é que isso também pode ser percebido com desconfiança pelo consumidor e gerar uma barreira de consumo. 

DICA BÔNUS: Instagram comercial 

Para aproveitar todas as vantagens que o Instagram pode trazer aos negócios, o ideal é ter uma conta comercial. Você tem? Caso não, clique aqui  e veja como transformá-la em uma. 

Feito isso, você perceberá algumas mudanças. Esse tipo de conta tem informações sobre o seu público e engajamento, dá a possibilidade de ativar o Instagram shopping, ter arraste e muito mais.

Essas foram as nossas dicas sobre o que não fazer para ter um Instagram de sucesso. Coloque-as em prática e você  começará a perceber os resultados.

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