Marketing de comunidade: a estratégia que transforma seus clientes em fãs da sua marca

Se você é dono(a) de uma empresa, com certeza um dos seus objetivos é encantar o seu cliente para que ele indique o seu produto ou serviço a outras pessoas e se torne um verdadeiro promotor da sua marca. 

Esses são indícios inegáveis de sucesso de uma empresa e para alcançá-los você pode e deve apostar em estratégias de marketing de comunidade, que é basicamente uma série de ações que aproximam a sua marca dos clientes, criam conexões e geram discussão positivas entre os clientes. 

Quer entender melhor do que se trata? Então esse texto é para você. A seguir você vai aprender o que é marketing de comunidade, como criar a sua e como medir os resultados. 

O novo conceito de marketing de comunidade

O que vem à sua cabeça quando pensa em comunidade? 

Existem algumas definições e as mais tradicionais remetem ao agrupamento de indivíduos que convivem geograficamente próximos, o que está correto, mas comunidade não é apenas isso. 

Quando se trata do universo digital ela está muito mais relacionada a grupos de pessoas com interesses em comum e que criam espaços virtuais de diálogos, debates e trocas de informações. 

Se você se atentar, vai perceber que existem muitas comunidades digitais que se organizam em grupos de redes sociais específicas, fóruns, salas on-line e outros. 

É nesses espaços que você encontra os usuários mais engajados. Eles criam um universo com linguagem, hábitos, rotinas próprias e demais atitudes que geram um senso de pertencimento. É assim que uma comunidade aos moldes de hoje funciona. 

As comunidades podem se formar de forma espontânea ou a partir de ações estratégicas das marcas. Quer alguns exemplos? 

A Apple é uma empresa que criou diversas comunidades fortes ao redor do mundo, não à toa seus lançamentos são tão comentados, noticiados e levam milhões de fãs da marca às lojas. São pessoas que querem conferir as novidades em primeira mão e discuti-las com outros apaixonados pela marca. 

Os exemplos não param por aí, também podemos citar empresas de outros segmentos como Nubank, Nike, Adidas, Fenty Beauty, Westwing e outras que criaram uma legião de consumidores engajados, que estão dispostos a comprar lançamentos, defender a marca e incentivar amigos e familiares a conhecerem.

Esses exemplos servem para te provar que você pode criar a sua comunidade de marca independente da área de atuação, desde que coloque em prática ações estratégicas.

Primeiros passos para uma comunidade de marca forte

Criar uma comunidade exige estratégia, e ela tem uma série de etapas até resultar na conversão de membros.

O primeiro passo é entender qual o principal objetivo da comunidade da sua marca. O objetivo é receber feedbacks mais profundos? Tornar-se referência no segmento? Incluir os clientes em processos de criação? Fortalecer laços? 

Essa é uma pergunta que você vai conseguir responder ao analisar as necessidades que sua empresa apresenta no momento. Ao definir isso, é hora de pensar em outros pontos. 

Para criar uma rede forte, você também vai precisar estudar seu público-alvo, definir uma persona, entender seus gostos, preferências e dificuldades, para só então criar conteúdos estratégicos de atração.  

Logo após, é hora de começar a pensar nas estratégias de criação dessa comunidade. 

Atração do público

Para que qualquer estratégia de marketing alcance os resultados esperados é necessário conhecer a fundo o público-alvo. 

É  imprescindível saber dados como gênero, idade, localização, interesses, profissão, hábitos e canais onde estão presentes. Quanto mais informações conseguir coletar, melhor. As ações serão muito mais assertivas. 

Canal e conteúdo

Com a pesquisa de público-alvo você vai conseguir definir o canal e qual tipo de conteúdo será produzido com maior facilidade. 

Para escolher o canal leve em consideração onde o seu público está presente em maior quantidade. Em relação ao conteúdo, tente identificar dificuldades e paixões relacionadas a seu produto ou serviço. 

Por exemplo, se você tem uma loja de decoração, uma das dificuldades dos seus clientes pode ser misturar estilos de forma harmônica, ou até de definir a paleta de cores da decór. 

Em relação a paixões, ele pode gostar de decoração com materiais naturais, em estilos específicos, ter preferência por personalizados, etc.. Sabendo disso, desenvolva conteúdos com esse foco. 

Uma boa dica é explorar os diferentes formatos de conteúdo, aposte em conteúdos escritos, imagens, vídeos e entenda qual retém mais a atenção. 

Conversão e manutenção

Depois de toda a estratégia de atração, você vai conseguir identificar os usuários mais ativos e engajados com os conteúdos, estes são os perfis com maior chance de integrar a comunidade da sua marca. 

A comunidade deve ser um espaço que reforça o senso de exclusividade e colaboração. 

Esse espaço pode ser construído em um site específico, grupos em redes sociais, fóruns de discussão, salas virtuais ou qualquer outro ambiente que favoreça a interação entre os membros. 

Além de criá-lo, você também será responsável por mantê-lo ativo. Crie conteúdos exclusivos, proponha discussões, compartilhe dicas de valor, ofereça benefícios e mais.

Ao realizar essas ações você também cria uma relação de troca, o que soa como uma retribuição à admiração dos membros da comunidade. 

Que tal começar a colocar tudo em prática? Com certeza sua marca terá ótimos resultados trabalhando com o marketing de comunidade.

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