Mesa Posta e seus benefícios

Não é incomum ouvir relatos de seguidoras dizendo o quanto gostariam de fazer da mesa um local frequentado pela família de forma mais assídua e voluntária. Tantas outras contam que, quando arrumam a mesa de forma mais detalhada, percebem um desconforto da família ou dos convidados… isso acontece mais do que você imagina!

Tornar a mesa posta um ponto de encontro, partilha e união pode ser mais fácil se você seguir alguns passos básicos.

Devemos pensar nisso com seriedade porque hoje muitos fatores ameaçam a refeição feita em família: o ritmo acelerado da vida, os diferentes horários de cada um, fast food, a presença quase que total da televisão em casa, o uso constante de telefones celulares (cada vez mais cedo nas mãos das crianças) …

Mas, mesmo que exija um pouco de esforço, é um hábito que vale a pena manter. De certa forma, instintivamente, todos sabemos: está presente desde sempre e vai persistir ao longo da História. No entanto, o fato é que nem todos nós sabemos exatamente o quão importante esse costume é, pois não nos conscientizamos sobre como a sua influência se estende para muito além das refeições e das mesas lindas em si.

Estudos científicos confirmam: comer em família tem consequências diretas para as crianças e traz benefícios surpreendentes.

Ao redor da mesa, você pode transmitir experiências, contar histórias, expressar opiniões, compartilhar suas vitórias e derrotas, além de fazer planos. Abuse da mesa: anuncie, confesse, pose, discuta os mais variados assuntos e comemore. A mesa te proporciona oportunidades de educar e aprender. Aprenda muito mais do que boas maneiras e padrões de comportamento. É um momento de comunhão que, em certas famílias, ainda é precedido de bênçãos e agradecimentos. Nesses casos, fica mais claro que se trata de uma cerimônia ou de um ritual.

Comer em família tem um poder que une!

Por outro lado, as crianças que geralmente não comem em família são mais propensas a dizer que há muita tensão em suas casas e a serem mais inseguras. A frequência faz a diferença: uma pesquisa realizada na Universidade de Columbia, que acumulou dados durante cerca de 10 anos, mostra que o jantar em família é algo que melhora com a prática: quanto menos você come com a sua família, maior a probabilidade de crescer com experiência alimentar negativa, se acostumando a comidas não saudáveis e desenvolvendo uma conversa ruim. Sim! Sua mesa posta e os minutos que você reserva para essa experiência podem influenciar nas habilidades de comunicação dos seus filhos e nos hábitos alimentares.

Por Ana Carla – @poenamesadecor

Clique aqui e confira 3 passos para criar o hábito da mesa posta no cotidiano da família.

 

Credencie-se para a próxima ABCasa Fair
shares
X