Organização de casamentos: 5 pontos para se atentar
O casamento é um momento especial, não só para os noivos, mas para todos os convidados e também para as pessoas que trabalham para deixar esse momento perfeito.
Organizar um casamento demanda atenção, já que são muitas etapas, detalhes e prazos para serem cumpridos. Muitas vezes, os noivos não conseguem realizar todo esse planejamento sozinhos e é aí que entra a importância e a experiência dos organizadores de casamento.
O organizador de casamento é o profissional responsável para que o evento ocorra sem defeitos e fique do jeito que os noivos sonharam.
Conversamos com a Silvana Queiróz, cerimonialista e organizadora de eventos que atua no segmento há mais de 12 anos, e trouxemos 5 pontos que um profissional deve se atentar ao organizar um casamento.
1 – Planejamento

Organizar um casamento demanda experiência e habilidade. São muitas etapas, passos e detalhes que devem ser planejados. Clique aqui e entenda cada etapa de uma cerimônia.
Cada pequeno detalhe deve ser definido previamente – como por onde a noiva deve entrar, como é abertura da porta da entrada do local ou quais serão os fornecedores – para evitar qualquer eventualidade.
Mesmo em grandes celebrações ou até em eventos intimistas, como o Elopement Wedding, é necessário ter um planejamento prévio para diminuir a possibilidade de imprevistos.
2 – Alinhamento de expectativa do cliente

Ouvir os noivos com atenção é essencial para entender quais são os perfis, qual orçamento, qual expectativa e também qual a necessidade de cada casal. Faça as perguntas certas para que você consiga visualizar o que eles imaginaram para a data. “É necessário ter cuidado e respeito por todos os sonhos que foram confiados a você”, conclui Queiróz.
3 – Execução

No dia do evento, o organizador de casamentos e sua equipe precisam seguir um checklist para entender se tudo está sendo entregue conforme o planejado, desde os fornecedores, decoração e até os profissionais. Ele deve garantir a perfeita execução de tudo.
O profissional também irá coordenar o andamento da cerimônia, recepção dos convidados, entrada e saída dos noivos, valsa, entre outras funções.
4 – Calma na resolução de problemas

De acordo com Silvana, uma das responsabilidades do organizador de casamentos é se antecipar a possíveis problemas. Mesmo com planejamento, problemas podem surgir no dia do matrimônio, mas é necessário ter tranquilidade e jogo de cintura. Uma boa dica é sempre ter um plano B na manga e, previamente pensar quais são os pontos mais frágeis da cerimônia para já deixar uma possível solução preparada.
5 – Atenção em todos os detalhes

Um casamento possui inúmeros detalhes e é dever do organizador de casamentos estar atento a todos, como verificar se um objeto contratado está em um determinado lugar, conferir a documentação necessária para montar uma cobertura, verificar a estrutura do local do evento, entre outros.
“O assessor de evento jamais deve esquecer qualquer coisa, pois pode colocar tudo o que foi planejado e realizado em risco” enfatiza Silvana.
Carreira do Organizador de casamentos

O mercado de casamentos é cheio de emoções e leva muito esforço em cada etapa. “Ser responsável pelas celebrações mais importantes das vidas das pessoas é um grande privilégio em nossa profissão. Temos muitos e sérios desafios, mas nenhuma outra carreira é tão satisfatória como lidar com o dia mais lindo e feliz das famílias envolvidas” conclui a organizadora.
Comece agora sua atuação no segmento! Baixe já a cartilha gratuita com um checklist para efetuar na organização de casamentos.