Safetytelling: sua narrativa no eSocial

Como construímos a imagem de nossas empresas? Como queremos que elas sejam lembradas?

Todo empreendimento tem duas características básicas: uma visão única aliada a uma ideia inovadora sobre determinado segmento de negócio e a expectativa de sucesso. Para levar ao mercado essa “ideia”, é preciso que haja uma conexão entre o seu produto e os futuros clientes. E há uma melhor maneira de fazer isso do que contando uma história?

Storytelling é o termo em inglês para se referir ao ato de contar histórias, passando conteúdos de forma autêntica e criativa a fim de estabelecer uma conexão emocional e pessoal, inspirar ações e conduzir a uma jornada de mudanças e transformações.

Nossos artigos anteriores [1 e 2] trouxeram uma necessidade de adaptação e uma visão sobre essa jornada, tendo como protagonistas você (empresário/gestor) e o eSocial. Agora, vamos nos aprofundar melhor no que este SPED pode contribuir para sua empresa, ajudando a contar a história, evento a evento, da saúde e segurança do trabalho (SST) na sua empresa.

Antes de começar qualquer narrativa, é preciso que seja feita uma ambientação, incluindo a identificação das características e perigos que possam existir no cenário em que essa história será contada. Estes são os eventos S-1060 (Ambientes de Trabalho) e S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco).

Vale lembrar que nosso escopo é SST. Portanto, não detalharemos outros grupos de eventos do eSocial (“Grupo Preliminar”, “Grupo Rotinas”, “Grupo Desligamento”, “Grupo Especial”), devido ao tempo e foco da mensagem. No entanto, outros eventos podem ser citados no intuito de reforçar essa construção.

A identificação do ambiente (S-1060) tem como pré-requisitos os eventos que identificam o estabelecimento, seja o próprio (S-1005) ou de terceiros (S-1020). Isto tem a ver com a criação do cenário, ou seja, cada espaço da sua empresa por onde o enredo se desenvolverá. Imagine seu ambiente de trabalho como um tabuleiro de xadrez, sendo que cada espaço corresponde a uma “casa” do tabuleiro, a qual deverá receber um código de identificação.

A seguir, na construção de sua história, devem ser identificados perigos e riscos existentes no seu cenário. Estes são alguns dos vilões de sua narrativa, que deverão ser combatidos. Para tanto, o evento “Condições Ambientais do Trabalho” (S-2240) lhe auxiliará a classificar e tabular cada um deles, considerando suas respectivas interações com os trabalhadores (heróis) expostos a cada um deles. Vamos a um exemplo:

Para análises de risco que resultarão nessa classificação, codificada na Tabela 23 do eSocial, há eventos que são pré-requisitos: além do S-1060, também deve constar o S-2200 (Admissão do Trabalhador) ou o S-2300 (Trabalhador sem Vínculo Empregatício). É necessário também relacionar as atividades laborais, conforme a Tabela 28, para fins de informações e condições especiais de trabalho visando aposentadoria especial (quando for o caso).

Assim, tendo sido contextualizada a sua empresa, identificado seu cenário, posicionados seus colaboradores e classificados os seus riscos, conseguiremos dar continuidade à criação da sua história de saúde e segurança do trabalho, desenvolvendo ações que serão transmitidas pelos próximos eventos, a serem abordados nos próximos artigos. Até lá!

Por Thiago Moreno – consultor QSMS-R, MAINP Solutions

LinkedIn – https://www.linkedin.com/in/thiagomoreno/

Site MAINP – https://mainp.com.br/

Participe da quinta edição da ABCasa Fair, sétima maior feira do mundo e maior da América Latina de artigos para casa e decoração. A feira será realizada de 16 a 20 de agosto de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Se você está em busca de tendências e lançamentos do mundo todo reunidos em um só lugar, com a presença das maiores empresas do Brasil, faça seu credenciamento agora mesmo. Você evita filas e garante a melhor experiência de compra do setor, que vai mudar a história de vendas da sua loja. Marque na agenda e acesse o link para o credenciamento: http://www.abcasafair.com.br/

X