Saiba como decorar a mesa de jantar no fim de ano

Talvez nunca antes na história tenha sido tão necessário o “espírito natalino” como neste fim de ano de 2020. A reta final do ano precisa de uma dose extra de amor ao próximo, otimismo e esperança!

Só mesmo o Natal e o Réveillon para trazer a união tão esperada. Suas decorações peculiares, enfeites e luzes brilhantes irão proporcionar um ambiente de alegria e muita fé!

Neste ano, provavelmente, as celebrações serão com um número reduzido de participantes. Todos vão querer por perto as pessoas mais importantes, sem dúvida! Mas, isso não significa que a atenção aos detalhes no Natal e Réveillon possa passar despercebida.

Pensando em te ajudar a tornar o clima de Natal ainda mais especial e a festa de Réveillon inesquecível, preparamos algumas dicas para os momentos mais aguardados das datas: as ceias!

É isso mesmo! Preparar a mesa para receber amigos e familiares é uma arte, a arte da mesa posta, e vamos ajudá-lo nessa tarefa de fazer com que suas visitas se sintam queridas e à vontade em sua casa!

Preparado para arrasar? Pegue o papel e a caneta e confira!

Comece escolhendo um estilo

Sem dúvida, o ponto alto da noite de Natal e do Réveillon será a ceia! Por isso, capriche na hora de decorar a mesa para receber os convidados. Louças, guardanapos, talheres, flores e acessórios são importantíssimos na hora de montar a composição!

Primeiramente, escolha a cor que vai utilizar na decoração. Pense, pesquise e defina uma paleta de cores com predominância de dois a três tons, no máximo.

No Natal, verde, vermelho e dourado são as cores mais utilizadas. Já para o Réveillon, a preferência é pelos tons prata, dourado e branco (sempre brilhantes, claro!).

Tradicionalmente, as cores utilizadas na virada de ano são relacionadas a desejos para o futuro. Amarelo para atrair dinheiro, rosa para encontrar o amor, verde de esperança, vermelho para paixão e por aí vai…

O segundo passo é definir, de fato, o seu estilo: jovial, cerimonioso, rústico, romântico, humorado, entre outros. Leve em conta o tipo de convidado que você está à espera e o tipo de jantar que está preparando.

Após definir o estilo, é preciso escolher materiais condizentes: madeira, palha, sintéticos, entre outros.

Calma, que ainda não acabou!

Se a sua ceia for mais formal, é recomendado utilizar toalha de tecido. Caso ela seja lisa, destaque louças estampadas; se for estampada, opte por utilizar peças lisas.

A hora da refeição também deve ser levada em consideração. Se a sua confraternização for durante o dia, opte por materiais de linho ou algodão. Se for à noite, utilize livremente rendas, cetim ou bordados, por exemplo.

Se o seu jantar (ou almoço) for mais descolado e descontraído, pode utilizar sem culpa jogos americanos na decoração da mesa posta.

Louças

Tenha em mente que quanto mais trabalhadas forem as louças utilizadas, mais cuidado deverá ter na hora de compor a mesa.

Uma boa opção é escolher as peças em cores lisas ou neutras, pois elas combinam com tudo. O branco é uma opção bastante versátil se as peças forem de cerâmica ou porcelana.

Objetos

Se você já tem tudo resolvido até aqui, o próximo passo pode ser escolher porta-guardanapos, apoiadores de talheres, velas, taças, entre outros adornos. Faça associações diretas: por exemplo, talheres com cabos em bambu harmonizam bem com jogos americanos de palha. Já porta-talheres florais podem ajudar a reforçar a paleta de cores da mesa.

Utilizar os próprios móveis da casa na decoração também é uma dica e tanto, assim como utilizar rolhas, pallets, esmalte para decorar taças e mais… Imagine e faça!

Use e abuse da criatividade. Utilize peças de artesanato comemorativas, bolas de natal, sinos, flores e balões metalizados, por exemplo.

Por falar em flores…

Os arranjos florais são fundamentais na hora de montar a mesa para a ceia. Além de tornar o ambiente mais aconchegante e convidativo, os arranjos proporcionam um charme especial à mesa.

Se você pensou logo em rosas, outras plantas possuem um significado mais profundo para o momento. Arruda é utilizada para afastar energias negativas, alecrim representa saúde, enquanto begônia atrai amor e fartura. Já orégano e manjericão são utilizados para dinheiro e trabalho!

Cuidado: assim como as velas aromatizadas, utilizar flores com fragrância muito forte pode comprometer a harmonia dos pratos.

Cuidados finais

Ufa! Você já tem dicas de ouro para começar a pensar nos dias 25 e 31 de dezembro! Mas, atenção aos cuidados finais para não ser incomodado por um “detalhe” chato.

A mobilidade dos convidados é muito importante, então não insira itens sem função na mesa.

Os arranjos florais não podem ser altos demais, caso contrário você perderá o contato visual com as outras pessoas.

Cuidado com o hábito de deixar tudo para a última hora! Faça testes e experimente diversas opções de composição com antecedência

X