5 estratégias criativas para lojistas de presentes venderem fora das datas comemorativas
Se tem um costume que é característico dos brasileiros é o carinho na hora de presentear alguém, nem que seja com a famosa “lembrancinha”, não é mesmo? O setor de presentes é periodicamente impulsionado por datas comemorativas como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e por aí vai.
Mas como manter as vendas constantes para além destes períodos sazonais? Para muitos lojistas, vender presentes fora das datas comemorativas é um verdadeiro desafio, tornando essencial a adoção de estratégias eficazes para atrair clientes ao longo do ano.
Pensando nisso, o Blog da ABCasa traz cinco estratégias para driblar a sazonalidade e impulsionar a venda de presentes ao longo do ano.
1ª estratégia: campanhas temáticas
Uma maneira mais eficaz de manter o interesse dos clientes é criar campanhas temáticas nos meses sem datas comemorativas com grandes apelos. Escolha um tema diferente para cada mês e alinhe seus produtos, promoções e marketing em torno desse tema. Por exemplo, lançamento de coleção nova no site ou loja física, que na compra de determinado valor o cliente recebe um brinde ou participa de sorteio.
2ª estratégia: atualização de mailing e CRM
Se a sua loja ainda não possuir um cadastro com data de nascimento dos seus clientes, este é um ótimo pretexto para iniciar um. Com o cadastro atualizado de seus clientes, é possível enviar promoções personalizadas de aniversário, sendo uma excelente forma de manter as vendas constantes. Todo mundo gosta de se sentir especial no seu aniversário, então que tal a um desconto especial ou um presente exclusivo para aqueles que estão celebrando mais um ano de vida? Essa abordagem não só impulsiona as vendas, mas também fortalece o relacionamento com seus clientes, aumentando a fidelidade à marca.
3ª estratégia: programas de fidelidade
Você já ouviu falar em programa de fidelidade? Esta é uma forma, como o próprio nome já sugere, de aproximar a relação com os clientes e fidelizá-los, de fato. Implementar um programa de fidelidade pode ser uma boa estratégia para incentivar compras regulares. A sua loja pode oferecer pontos a cada compra que podem ser acumulados e trocados por descontos ou produtos gratuitos. Divulgue este programa através de todos os canais de contato com o cliente da sua loja (redes sociais, e-mail, WhatsApp), garantindo que seus clientes estejam cientes e motivados a participar.
4ª estratégia: modernize sua plataforma de vendas
Todo mundo sabe que ter uma forte presença digital é essencial na atualidade, não é mesmo? Por isso, ter uma loja virtual pode ser um grande aliado no impulsionamento de vendas fora das datas comemorativas. Cuide do seu negócio online para que esteja sempre atualizado, além de garantir a fácil navegação. Ter sessões especiais com descontos, além de campanhas como “frete grátis” ou cupons de desconto são sempre bem vistas! Uma estratégia eficaz de e-commerce pode compensar a queda nas vendas presenciais durante os períodos de baixa sazonalidade.
5ª estratégia: aposte em marketing de conteúdo
Utilize as redes sociais e o marketing de conteúdo para manter sua marca presente na mente dos consumidores. Crie publicações regulares com ideias de presentes, dicas de uso dos produtos, histórias de clientes satisfeitos e vídeos de unboxing. É sempre bom incentivar os clientes a compartilharem suas próprias experiências com sua loja nas redes sociais, além de contar com digitais influencers produzindo conteúdo sobre a loja e opções de presentes.
Todas as estratégias acima devem ser somadas com um bom atendimento, entrega do produto e pós-venda. Assim, os clientes se tornarão fãs da marca, colaborando na divulgação de ações e produtos de forma espontânea.
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