6 dicas para fidelizar clientes até no Natal
Está se aproximando a data mais importante para o varejo brasileiro, o Natal. E, mesmo as expectativas sendo de menor movimentação no mercado em relação ao ano anterior, a data é uma excelente oportunidade para fidelizar clientes.
De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, em 2020 o Natal vai movimentar cerca de R$ 38 bilhões na economia brasileira, 22% a menos que em 2019.
A data representa uma oportunidade de ouro para as empresas equilibrarem suas finanças em um ano tão complicado. E, com certeza, o caminho para o sucesso passa pelo cliente, bem mais valioso de um negócio.
Considerando também que manter um cliente existente é mais barato do que conquistar um novo consumidor, preparamos um checklist para você fidelizar o seu público de uma vez por todas.
1 – Crie uma buyer persona
Saber qual o perfil do seu público facilita na hora de criar ações de fidelização, certo? Pois bem! Ir além e traçar um perfil de cliente ideal, criando assim um personagem detalho com necessidades e características específicas é ainda mais certeiro.
É aí que entra uma buyer persona (ou avatar). Ela nada mais é do que um cliente fictício que reúne todas as características do seu público-alvo: convicções, temperamento, hábitos de consumo, endereço, classe social, entre outras.
Desta forma, é possível entender as necessidades dos seus clientes com mais precisão. E, vai por nós, vender para um cliente específico é muito mais fácil do que vender para um grupo de pessoas com características bastantes diversas.
Faça o teste e verá que as suas ações de marketing, bem como a comunicação com o seu público-alvo, vão funcionar muito melhor!
2 – Colete dados detalhados
Sabemos que a cada dia que passa os dados de um cliente são extremamente valiosos para uma empresa. Coletados de maneira legal, eles são uma mina de ouro a ser lapidada e podem render muitos frutos.
Lembre-se: quanto mais você souber, melhor!
Utilize um sistema de cadastro eficiente no qual conste telefone, e-mail, endereço, CPF, últimas compras realizadas, ticket médio de compra, entre outras informações.
Assim, além de conhecer melhor o perfil dos seus clientes, você vai poder identificar as necessidades e criar ações mais assertivas de fidelização.
Com dados válidos, você pode enviar ofertas e criar campanhas de marketing específicas de acordo com a preferência do seu público.
3 – Crie programas de fidelidade
Se existe algo que funciona muito bem para empresas de todos os portes e segmentos são os programas de fidelidade.
Sabe aquela promoção de restaurante onde você compra dez refeições e a 11ª é grátis? É um exemplo de fidelização que dá certo.
Os programas de fidelidade são ideais para fidelizar clientes a um baixo custo.
Imagine que em sua loja você tenha um produto que está encalhado ou, ainda, que tenha recebido dezenas de itens de um fornecedor gratuitamente. Pois bem! Que tal oferecer esse produto como brinde após o cliente realizar dez compras? Ou, então, se ele atingir um valor X na aquisição de mercadorias?
Outro conceito que está na moda é o cashback, estratégia das empresas que desejam ampliar a sua presença no mercado e fidelizar seus clientes. Trata-se de um programa de recompensas que devolve ao consumidor uma parte do valor gasto nas compras.
Seja para utilizar na própria loja, em empresas parceiras ou para receber em sua conta corrente, a estratégia enche os olhos e o bolso do consumidor. Resultado: cliente satisfeito, feliz e fiel.
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4 – Converse com os seus clientes
Mais do que falar a língua do seu público alvo, é preciso conversar com ele. Crie canais de comunicação e esteja presente em várias frentes: WhatsApp, Facebook, Messenger, telefone, e-mail e, claro, seu próprio site.
Estar ativo nesses canais e dar voz aos clientes é importante para ter um termômetro de satisfação. Assim, eles podem falar sobre suas experiências com a marca, dar sugestões, fazer eventuais reclamações, etc.
Saber o que os clientes pensam vai te ajudar a traçar novas estratégias!
5 – Tenha vendedores modernos em sua equipe
Sabe aquela cultura de empurrar produtos para os clientes e aumentar a venda a qualquer custo? Já está fora de moda há algum tempo.
Hoje em dia a estratégia que mais surte efeito é a chamada venda consultiva. A ideia é que o vendedor atenda o cliente fazendo um serviço de consultoria. Assim, ele entende as necessidades do consumidor e oferece os melhores produtos para satisfazê-las, de maneira natural e espontânea.
Acredite, o seu cliente percebe claramente quando algum vendedor está apenas tentando vender mais e quando ele está realmente comprometido em atender as suas necessidades com atenção e personalização.
6 – Dica de Natal: invista em embalagens
Aproveitando que a semana do Natal está bem próxima, invista em embalagens criativas e de alta qualidade, principalmente se a sua loja for de itens para se presentar.
Saiba que o que transforma um simples produto em um presente é a embalagem ou o papel que o embrulha.
Receber um presente é algo muito especial e, se os detalhes forem de encher os olhos, o momento vai ficar na memória do presentado por muito tempo. É aí que a sua marca será lembrada!
E aí, pronto para por em prática nossas dicas e fidelizar seus clientes? Fique ligado aqui no Blog da ABCasa e até a próxima!