Referências históricas e brasilidade são a marca da 6F Decorações
Com mais de 20 anos de história, a 6F Decorações tem se mantido em uma posição privilegiada no setor, sendo referência nacional em móveis de alto padrão. Também pudera.
Com sede em São Paulo, a empresa é uma das mais importantes importadoras nacionais de marcas exclusivas de móveis e objetos decorativos de luxo. Segundo o seu idealizador, Marcelo Felmanas, a 6F foi criada com foco em produtos diferenciados.
“Mantemos isso como nossa filosofia. Antes de abrir a empresa eu já trabalhava com antiguidades e obras de arte. Estudei muito esse mercado e tenho um bom conhecimento, trazendo sempre referências históricas internacionais para a decoração, pautados por algo que tenha equilíbrio, peças que se destacam em qualquer ambiente”, conta.
Os artigos comercializados pela 6F vêm de países como China, Tailândia e Índia, e encontram-se inseridos em um mercado globalizado. No entanto, o diferencial da marca é o toque personalizado com foco na brasilidade. Durante o processo de customização das peças brutas, a equipe coordenada por Felmanas se pauta por referências locais. “Mesmo um produto que possa ser usado em qualquer projeto e que estampe revistas internacionais terá uma pitada brasileira”, explica.
Pioneirismo
Por sua carreira e expertise no setor de obras de arte e artigos de luxo, muitas das coleções trazem temáticas clássicas, como, por exemplo, da Cia. das Índias. “Nós fomos os primeiros a trazer uma releitura dessas peças para o Brasil, depois trouxemos uma linha de brasonados inspirados nas porcelanas da família imperial portuguesa, tivemos uma linha inspirada nos pintores viajantes, como Jean-Baptiste Debrett – tudo isso há 15 anos”, ressalta o designer.
“Fizemos também uma exposição de porcelana acompanhando a exposição do Brasil 500 anos que houve no Museu Guggenheim, em Nova York. Nós identificamos que essas coleções fazem sucesso e têm a originalidade reconhecida, inclusive para serem vendidas fora do Brasil”, completa.
Processo criativo
O grupo de criação coordenado por Felmanas trabalha ainda com outros decoradores e arquitetos importantes que assinam algumas coleções da marca, como Sig Bergamin, Fabrizio Rollo, Jayme Bernardo e Marina Linhares.
Felmanas explica que cada profissional desenvolve a sua linha, depois passa por comitê, para acertar as cores e formatos. Além disso, a marca também está atenta à necessidade do mercado. “Sempre ouvimos o que eles estão precisando no momento. Além do nosso cliente, que é o lojista, também ouvimos os decoradores. Recentemente, o Dado Castello Branco comentou que sente falta de vasos pequenos para a produção em estantes, por isso trouxemos vasos menores. Então, o processo de criação acaba sendo uma troca grande e somos muito abertos a isso, que funciona super bem”, revela o empresário.
Referências mundiais
Marcelo Felmanas destaca a participação em feiras como uma boa oportunidade para ter contato com o maior número possível de clientes. “Como eu viajo muitas vezes por ano para outros países, acabo não viajando muito pelo Brasil, por isso as feiras são uma ótima oportunidade para estar em contato com eles”, diz.
Há pouco tempo, Felmanas esteve na França, Marrocos, Alemanha, e viajará ainda para Itália e depois Ásia e Reino Unido em busca de novidades.
“Nos pautamos por coleções ambiciosas, trabalhamos para ser uma referência no mercado, na busca por objetos de desejo, sempre oferecendo um equilíbrio entre qualidade, preço e produto. Somos muito parceiros dos nossos clientes, que são os lojistas. Temos essa parceria de muitos anos e prezamos manter essa sinergia, trabalhando juntos para fazer por merecer essa confiança dos nossos clientes”, finaliza.