Prêmio Design MCB prorroga inscrições do Concurso do Cartaz e propõe avaliação digital

O Prêmio Design MCB, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, prorroga as inscrições do Concurso do Cartaz 2020 para até 17 de abril. Excepcionalmente para esta edição, os participantes não precisarão fazer a entrega dos trabalhos no Museu, a avaliação será feita pela comissão julgadora de forma digital.

Neste ano, o Concurso do Cartaz propõe pela primeira vez um tema para a elaboração dos trabalhos: ‘A função social do design’. Com a prorrogação da data de inscrição, os interessados terão mais tempo para a elaboração das peças.

Com a entrega do cartaz impresso cancelada, os participantes deverão submeter a arte em formato estático (JPG) no próprio sistema de inscrição. A data de divulgação do resultado, que também sofreu alteração, está programada para 18 de maio. O Concurso do Cartaz 2020 está implementando essas e outras modificações por medidas de segurança e contenção à propagação da Covid-19.

Os cartazes concorrentes serão analisados de forma digital a partir dos mesmos critérios das demais edições do concurso: conceito; clareza de comunicação; impacto visual; originalidade; viabilidade técnica e facilidade de produção.

A participação no Concurso do Cartaz é aberta a todas as pessoas físicas interessadas: brasileiros ou estrangeiros residentes no país há mais de dois anos, profissionais ou estudantes. A taxa de inscrição é de R$ 54,00, e quem se filiar ao programa ‘Amigos do MCB’ recebe desconto de 50%, o mesmo benefício oferecido aos estudantes. Vale ressaltar que os descontos não são cumulativos.

O autor do cartaz vencedor de 2020 receberá uma premiação no valor bruto de R$ 3.000,00 (três mil reais); poderá haver também peças escolhidas em segundo ou terceiro lugar, assim como menções honrosas, a critério do júri, sem que haja, entretanto, premiação financeira para estas categorias.

As inscrições podem ser realizadas através do site http://premiodesign.mcb.org.br/login.

X