Antecipação é o nome do jogo: os perdedores reagem e os vencedores se antecipam

 

Cris Paola

Que uma grande crise nos pegou em cheio, não podemos negar.  Porém, agora vamos apenas acompanhar os resultados e deixar tudo desmoronar? Não. Vamos nos antecipar!

O meu convite é para que você – pequeno, médio ou grande empresário – se antecipe e veja o que, de fato, pode fazer para salvar seu negócio. Trace sua nova meta e seja realista de acordo com o cenário que estamos passando.

Construa e execute um novo plano de ação, nem que seja apenas para manter a sua empresa viva até o final do ano, mesmo sabendo que os tempos mais difíceis (ao menos, em minha opinião) deverão se estender somente pelos próximos três meses.

Mantenha seus clientes informados sobre o que está fazendo para a sua própria sobrevivência e como você pode ajudá-los a seguir juntos por esse árduo caminho que vem pela frente. Além disso, informe-se a respeito da pandemia e de seus impactos para não colocar em risco tanto a sua saúde quanto a de seus colaboradores.

Antecipe suas estratégias e ajuste o planejamento

Uma mudança de comportamento é necessária, mas também é preciso elaborar novos tipos de serviço que podem ser oferecidos nesse momento. Postergar parte de seus recebimentos e pensar em formas de contribuir para a comodidade do cliente on-line, como disponibilizar a opção de entrega para que ele não saia de casa, serão vistas como demonstrações claras de que você e a sua empresa entendem a situação e estão no mesmo barco.

Outras ações que podem fazer a diferença são: enxugar os custos desnecessários, organizar novos processos e, finalmente, acreditar no seu potencial e no que a sua empresa pode fazer agora. É hora de se antecipar! Vamos juntos, ainda que, neste momento, separados e em casa.

X